A reunião foi realizada pela primeira vez de forma híbrida, a título experimental, no auditório do Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo. Todas as medidas de prevenção à Covid-19 foram adotadas, como número restrito de participantes, distanciamento entre os presentes, uso de máscara e álcool gel disponível.
O Almirante Lucas destacou três assuntos extremamente importantes para as associadas ABIMDE: a Política Nacional da Base Industrial de Defesa (PNBID), a Política de Compensação Tecnológica, Industrial e Comercial de Defesa (PCOmTIC), e a Diretriz de Obtenção Conjunta de PRODE/SD (Produto de Defesa/Sistema de Defesa).
Ele adiantou aos associados da ABIMDE que a PNBID deverá ser instituída ainda este ano por meio de um decreto presidencial, que visa a organização da Indústria da Defesa para que possa ser assegurada ao país a autonomia operacional necessária ao exercício das competências das Forças Armadas. Ela substituirá a PNID (Política Nacional da Indústria de Defesa), documento normativo que está em vigor desde 2005.
“A elaboração dessa nova política nacional da BID teve a participação dos Ministérios da Defesa, da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações. Conseguimos chegar ao ponto que nós queríamos, será um marco interessante para a indústria da defesa”, disse Lucas.
A PNBID abrange políticas que tratam de Regimes Especiais para a BID, aquisições conjuntas, promoção de exportações da BID, obtenção de compensações, mecanismos de financiamento, aumento de conteúdo local, coordenação dos processos de certificação, e prerrogativas da BID para produtos de segurança.
A cooperação com nações que desenvolvem as mais avançadas tecnologias no setor de defesa também foi colocada pelo Almirante Lucas como um caminho importante a percorrer com o objetivo de mitigar eventuais insuficiências e obsolescências de equipamentos das Forças Armadas, assim como a falta de regularidade orçamentária para aquisições.
“Essa cooperação é incentivada porque logicamente isso traz desdobramentos, benefícios como geração de empregos qualificados, absorção de tecnologias avançadas e geração de oportunidades de exportação”, destacou.
Palavra do Presidente
O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, disse que o modelo de plenária híbrida será avaliado pelos participantes e poderá ser adotado pela ABIMDE, caso seja avaliado como positivo pelos associados. Para ele, o modelo parece interessante porque ao mesmo tempo que permite que os associados presentes realizem networking, viabiliza a participação dos associados que ficam sediados longe da capital paulista.
Gallo ressaltou ainda a retomada do mercado de Defesa e Segurança e o crescimento das exportações do setor. O presidente lembrou que as feiras internacionais são uma grande oportunidade para as empresas brasileiras, destacando algumas com participação da ABIMDE já confirmadas, como a Milipol Paris (França), Dubai Air Show (Dubai), Edex (Egito) e Expodefensa (Colômbia).
Ao final da plenária, Gallo reconheceu a importância da PNBID para a base industrial de Defesa, porém fez questão de destacar a tecnologia nacional. “Gosto sempre de lembrar que no Brasil temos áreas onde somos o primeiro do mundo.”
Novas Associadas
Durante a plenária foram apresentadas quatro novas associadas: a 313X Serviços de Segurança e Inteligência Cibernética, a MIB Indústria e Comércio de Carrocerias, Start Tech Solução em Tecnologia, e Sttun Tactical Equipamentos para Defesa Pessoal, Segurança Pública e Privada.
Atualizações
Os associados ainda tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre as ações desenvolvidas pela ABIMDE, como a 6ª Mostra BID Brasil, a ExpoAdesc e os benefícios gerados pela acreditação da ABIMDE como OCP (Organismo de Certificação de Produtos).
O Diretor de Projetos da ABIMDE, Comandante Paulo Albuquerque, falou sobre os preparativos da 6ª Mostra BID, que será realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Além de 65 expositores já confirmados, ele disse que também está garantida a realização da reunião do CNCG (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares) durante a Mostra.
Albuquerque lembrou ainda que em abril acontecerá a feira internacional ExpoAdesc, também em Brasília. As empresas interessadas em apoiar ou participar já podem contatar a ABIMDE.
Os benefícios gerados pela acreditação da ABIMDE como Organismo de Certificação de Produtos (OCP) foram destacados pelo Diretor Técnico da ABIMDE, Coronel Armando Lemos. Desde junho, a Associação está autorizada pelo Inmetro a certificar Produtos Controlados pelo Exército (PCE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.