30 de nov. de 2021

Exercício CORE 21: Tropas do Exército dos Estados Unidos chegam ao Brasil

Guilherme Wiltgen - Chegaram hoje (30) ao Brasil, trazidos por um C-17 Globemaster III do 105th Airlift Wing (105 AW) baseado na Stewart Air National Guard, os militares da 101st Airborne Division, do Exército dos Estados Unidos (US Army), que vão participar do Exercício Southern Vanguard 22/CORE21.

A programação prevê atividades que vão acontecer nas cidades de Lorena/SP, Cachoeira Paulista/SP e Resende/RJ (AMAN):

06 DEZ 21 – Solenidade de abertura no 5º Batalhão de Infantaria Leve – Lorena/SP

07 DEZ 21 – Briefing e embarque da tropa para o Assalto Aeromóvel – Cachoeira Paulista/SP

08 DEZ 21 – Atividades de infiltração e conquista da Cabeça de Ponte Aeromóvel no Campo de Instrução da AMAN – Resende/RJ

09 a 15 DEZ 21 – Atividades do exercício no Campo e Instrução da AMAN – Resende/RJ

16 DEZ 21 – Solenidade de encerramento na AMAN/RJ – Resende/RJ

O CORE 21 (Combined Operations and Rotation Exercises) é um exercício executado por uma força tarefa a nível batalhão da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Amv), comandada pelo 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), e terá participação de uma subunidade da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division) do Exército dos Estados Unidos.

Emprego aumenta no Brasil e taxa de desocupados recua

O número de pessoas em busca de trabalho no país caiu para 13,5 milhões; os ocupados chegaram a 93 milhões no 3º trimestre

O trabalho informal puxou o crescimento da ocupação no país | Foto: Helena Pontes/Agência IBGE

Guilherme Lopes - O emprego aumentou no Brasil. Com isso, a taxa de desempregados recuou para 12,6% no terceiro trimestre deste ano, depois de ter atingido 14,2% no segundo trimestre.

O número de pessoas em busca de trabalho no país caiu para 13,5 milhões, enquanto os ocupados chegaram a 93 milhões.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta terça-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“No terceiro trimestre, houve um processo significativo de crescimento da ocupação, permitindo, inclusive, a redução da população desocupada, que busca trabalho, como também da própria população que estava fora da força de trabalho”, disse a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

O porcentual de pessoas em idade de trabalhar que estão no mercado de trabalho, chegou a 54,1%. No trimestre passado, estava em 52,1%.

Segundo o IBGE, a informalidade responde por 54% do crescimento da ocupação. Entre as categorias de emprego que mais cresceram frente ao trimestre anterior estão os empregados do setor privado sem carteira assinada (10,2%), que somaram 11,7 milhões de pessoas.

O número de trabalhadores domésticos chegou a 5,4 milhões, aumento de 9,2%, o maior desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.

“A categoria dos empregados domésticos foi a mais afetada na ocupação no ano passado e, nos últimos meses, há uma expansão importante”, afirmou a pesquisadora.

Também houve crescimento no contingente de trabalhadores por conta própria (3,3%). São 25,5 milhões de pessoas nessa categoria, o maior número desde o início da série histórica da pesquisa.

Comércio gerou mais emprego

O aumento na ocupação também está relacionado principalmente às atividades de comércio (7,5%), com 1,2 milhão de trabalhadores a mais, indústria (6,3%, ou 721 mil pessoas), construção (7,3%, ou 486 mil pessoas) e serviços domésticos (8,9%, com adição de 444 mil pessoas).

O rendimento real habitual caiu 4% em relação ao segundo trimestre, para R$ 2.459. Ante o mesmo período do ano passado, o recuo foi de 11,1%.

De acordo com Beringuy, esses números indicam que o aumento da ocupação foi puxado por postos de trabalho com salários menores.

“Há um crescimento em ocupações com menores rendimentos e também há perda do poder de compra devido ao avanço da inflação”, explicou.

O Brasil está, afinal, cada vez mais próximo de retomar as vias gloriosas de sua vocação histórica, tornando a ser uma Nação autenticamente cristã e monárquica, verdadeiramente e sempre mais, a Terra de Santa Cruz

 


 

Iniciada a produção em série de mísseis hipersônicos Zircon para a Marinha Russa

O míssil hipersônico multiuso Zircon é projetado para atacar alvos marítimos e terrestres

Moscou /TASS/. A Associação Industrial de Pesquisa e Construção de Máquinas Militares da Rússia (MIC NPO Mashinostroyenia) na cidade de Reutovo, na região de Moscou, iniciou uma produção em série de mísseis hipersônicos Zircon (Tsirkon) para a Marinha do país, disse uma fonte próxima à situação ao TASS.

“Uma produção em série de mísseis Zircon está em andamento na Mashinostroyenia, embora os testes estatais de lançamento de superfície deste produto continuem”, afirmou a fonte.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou em 3 de novembro que os testes do míssil de cruzeiro hipersônico Zircon estavam quase concluídos e eles começariam a chegar para a Marinha Russa a partir do próximo ano. O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, relatou a Putin em 18 de novembro sobre o teste de lançamento bem-sucedido de um míssil hipersônico Zircon no Mar Branco.

Uma fonte da indústria de defesa doméstica disse à TASS no início desta semana que os testes de desenvolvimento de voo do míssil hipersônico Zircon de um submarino submerso, após dois lançamentos de teste bem-sucedidos, seriam retomados do submarino nuclear modificado do Projeto 885M (Yasen-M) Perm em 2024 .

Em 4 de outubro, o submarino Severodvinsk testou os mísseis hipersônicos Zircon da  superfície e submerso no Mar Branco, pela primeira vez.

Uma fonte disse anteriormente à TASS que os testes estatais do míssil hipersônico Zircon começariam em novembro e continuariam em dezembro. No geral, cinco lançamentos-teste contra alvos marítimos e costeiros estão planejados. Em 24 de agosto de 2021, foi assinado um contrato na mostra internacional de armas Army 2021 sobre a entrega de mísseis hipersônicos Zircon aos militares russos.

Um desenho especulativo do Tsirkon 3M22


O míssil hipersônico multiuso Zircon foi projetado para atingir alvos marítimos e terrestres.

O presidente Putin disse anteriormente que os mísseis hipersônicos Zircon, capazes de voar a Mach 9 (nove vezes a velocidade do som) e atingir alvos a mais de 1.000 km, entrariam em alerta de combate em breve.

A Rússia pretende equipar seus submarinos e navios de superfície com sistemas de mísseis hipersônicos Zircon.

Como a TASS relatou anteriormente, o submarino modificado Perm, que é o quinto submarino nuclear do Projeto 885M, será o primeiro do tipo equipado com mísseis hipersônicos Zircon. O submarino deve entrar em serviço com a Marinha Russa em 2025.

O Estaleiro Sevmash (parte da United Shipbuilding Corporation) está construindo atualmente seis submarinos do Projeto 885M. Os submarinos principais do Projeto 885 e do Projeto 885M Severodvinsk e Kazan estão em serviço operacional com a Marinha Russa, enquanto o primeiro submarino de construção em série do Projeto 885M, Novosibirsk, está passando por testes e deve entrar em serviço na Marinha até o final deste ano.


Kazan

FONTE: TASS

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29 de nov. de 2021

Venezuela fechará o ano como o país mais pobre da América Latina

Segundo projeções do FMI, país comandado pelo ditador Nicolás Maduro já tem índices piores do que o Haiti

Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, levou o país ao colapso político, social e econômico | Foto: Reprodução

Fábio Matos - A Venezuela, ditadura comandada por Nicolás Maduro, vai terminar 2021 como o país mais pobre da América Latina. As projeções são do Fundo Monetário Internacional (FMI).

De acordo com as estimativas do órgão, a Venezuela vai encerrar este ano com a mais baixa renda per capita de toda a região: US$ 1,6 mil, atrás até mesmo do Haiti (US$ 1,7 mil). Há dez anos, a renda per capita venezuelana era de US$ 12 mil.

Um outro estudo divulgado recentemente, elaborado por universidades da Venezuela, aponta que quase 77% da população do país sobrevive com menos de US$ 1,2 por dia. Atualmente, há mais de 8 milhões de desempregados.

A Venezuela enfrenta uma hiperinflação há quase 50 meses, em meio ao desastre político, social e econômico da ditadura de Maduro. Trata-se do maior colapso da economia já vivenciado por um país que não esteja em guerra.

Segundo o FMI, no fim de 2022 a Venezuela terá recuado quase 80% em sua economia desde 2013. É mais do que o dobro da contração registrada pelos Estados Unidos no período da Grande Depressão.

Durante o atual governo, o país fez três conversões de sua moeda, eliminando 14 zeros do bolívar nos últimos 13 anos.

Apesar do desastre que leva o país para o abismo, o chavismo conquistou recentemente uma vitória expressiva nas eleições regionais. De acordo com as autoridades eleitorais, 20 dos 23 governadores eleitos apoiavam o regime. A oposição, que voltou a participar de eleições depois de três anos, venceu em apenas três Estados.

A eleição, contestada pelos oposicionistas, foi marcada por episódios de violência protagonizados por milícias que apoiam a ditadura socialista.

Em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, o líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, disse que não há eleições livres em seu país. “Na disputa eleitoral, houve a ratificação do que já sabíamos: Nicolás Maduro é um ditador”, afirmou.

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O que se sabe sobre a Ômicron, variante descoberta na África do Sul

Nova cepa tem mais mutações do que outras classificadas como preocupantes. OMS aponta risco aumentado de reinfecção

Sul-africanos esperam em fila para ser vacinados contra a Covid-19

Carla Canteras - A África do Sul voltou ao centro das atenções e preocupações mundiais no que se refere à evolução da pandemia. Isso porque, há uma semana, cientistas que trabalham no país africano detectaram uma nova variante do Sars-CoV-2, chamada de Ômicron.

Na última sexta-feira, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou a nova cepa de preocupante. A variante apresenta ao menos 36 mutações da proteína spike (parte do vírus responsável pela entrada na célula humana) e dez mutações só no receptor ACE2 (partícula que ajuda a criar esse ponto de entrada). Em comparação, a variante Beta tem três e a Delta, dois.

De acordo com o cientista brasileiro Tulio de Oliveira, diretor do laboratório Krisp, na Faculdade de Medicina Nelson Mandela, da Universidade KwaZulu-Natal, em Durban, na África do Sul, as mutações da Ômicron causam muitas preocupações.

"Esta nova variante, B.1.1.529 [nome científico], parece se espalhar muito rápido. Em menos de duas semanas ela domina todas as novas infecções, após uma onda da Delta devastadora na África do Sul", disse Oliveira. 

Onde a variante já foi detectada?

A Ômicron tem potencial para se tornar predominante no mundo e superar a Delta, que, segundo a OMS, é responsável pela grande maioria de infectados com a Covid-19.

Além das ocorrências na África do Sul, já foram registrados casos em outros 13 países – Botsuana, Canadá, Áustria, Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Portugal, Dinamarca, República Tcheca, Israel e Austrália – e no território de Hong Kong. 

Na África do Sul, os infectados se concentram no centro econômico do país, na província de Gouteng, onde estão as cidades de Joanesburgo e Pretória. Os cientistas acreditam, no entanto, que haja casos em outras regiões.

Ainda não há evidências científicas de que a nova cepa seja mais transmissível. Os números de casos estão em alta, principalmente em algumas regiões da África do Sul, porque os estudos genômicos estão em andamento. 

Para a OMS, não está claro se a infecção com Ômicron leva a um quadro mais grave da doença em comparação com infecções com outras variantes, incluindo a Delta. Dados preliminares sugerem que há taxas crescentes de hospitalização na África do Sul, mas isso pode ser pelo crescimento da doença por lá.  

As únicas evidências apontadas pela Organização sugerem que há um risco aumentado de reinfecção com a variante. Isso que significa que pessoas que já tiveram Covi-19 podem ficar doentes mais facilmente com a nova cepa.

Quais os sintomas da infecção com a nova cepa?

Atualmente, não há informações de que sintomas associados à Ômicron sejam diferentes daqueles de outras variantes, de acordo com a OMS.

Entretanto, a médica Angelique Coetze, presidente da Associação Médica da África do Sul, em entrevista ao jornal The Telegraph, afirmou que os sintomas são mais leves e diferentes. Segundo ela, os pacientes apresentaram cansaço excessivo, dores no corpo e na cabeça, sem aparecimento de tosse nem perda de olfato e paladar. 

Angelique ressaltou que as pessoas atendidas por ela eram jovens e serão necessários mais estudos para confirmar as mudanças. 

“Temos de nos preocupar agora é [com o que vai acontecer] quando as pessoas mais velhas e não vacinadas forem infectadas com a nova variante. Se elas não forem imunizadas, veremos muita gente com a forma mais grave da doença”, disse a médica.

As vacinas são eficazes contra a nova variante?

Ainda não está claro para os pesquisadores se o novo vírus é capaz de superar a proteção das vacinas e qual é o poder dele de reinfectar pessoas que já tiveram Covid-19. 

Vale destacar, porém, que a Ômicron foi mais detectada entre os jovens, a faixa etária que tem a menor taxa de vacinação na África do Sul. Somente um em cada quatro sul-africanos entre 18 e 34 anos está vacinado, conforme afirmações de Joe Phaahla, ministro da Saúde do país.

Segundo Tulio de Oliveira, um dos pesquisadores que descobriram a variante Beta, em dezembro de 2020, a cepa pode ser detectada por meio do exame PCR. Com isso, a descoberta dos casos pode ser mais rápida, o que ajuda no controle e no rastreamento de novas infecções.

A Pfizer anunciou na útlima sexta-feira (26) que já realiza testes com sua vacina e espera ter respostas sobre a eficácia do imunizante em até duas semanas.

Por ora, a OMS afirmou que os imunizantes atuais permanecem eficazes contra doenças graves e morte.

Qual o risco de a variante chegar ao Brasil?

Aqui, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou ontem que o teste de um brasileiro vindo da África do Sul, no sábado, deu positivo para Covid-19. O Instituto Adolfo Lutz está fazendo o sequenciamento genômico da amostra, e o viajante já está em isolamento.

 

A agência recomendou que o governo federal imponha medidas restritivas a voos e viajantes vindos de dez países da África: África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbi, Zimbábue, Angola, Maláui, Moçambique e Zâmbia. 

Para Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), a indicação da Anvisa é válida porque, mesmo com os bons índices de vacinação no país, os números não são homogêneos em todas as cidades e a pandemia ainda não chegou ao fim. 

"Enquanto o mundo não estiver completamente vacinado, qualquer país corre risco, ou seja, todos nós. As pessoas precisam entender que estamos em um bom momento no Brasil, mas não podemos esquecer que a pandemia não acabou. Nós temos coberturas vacinais excelentes no Rio, em São Paulo e em outras cidades. Mas há cidades com coberturas não tão altas", explica Isabella.

E complementa: "Qualquer excesso pode trazer uma nova onda. Se não tivermos um controle da flexibilização e da entrada de estrangeiros no país, obviamente correremos risco".

Quando foi encontrada a nova cepa?

O vírus foi descoberto na última terça-feira (23) em amostras coletadas em pacientes nos dias 14, 15 e 16 de novembro. Na avaliação de outros exames, foram encontrados mais 100 casos em Gauteng, província da qual fazem parte Pretória e Joanesburgo. 

Como a Ômicron surgiu?

Cientistas acreditam que a nova variante tenha surgido em uma pessoa HIV positiva infectada com a Covid-19 que não foi tratada, a mesma hipótese levantada para o aparecimento da Beta no fim do ano passado. A África do Sul tem 8,2 milhões de pessoas infectadas pelo HIV. É o país com mais infectados no mundo.

Nova foto do caça furtivo embarcado J-35 da China


Alexandre Galante - Vazou uma nova foto do caça embarcado furtivo J-35 da China, que voou no final de outubro. Na imagem, o avião ainda estava com o revestimento protetor de cor turquesa de fábrica, sem ter recebido ainda a pintura definitiva.

Baseado no FC-31/J-31, o caça de quinta geração vai operar no novo porta-aviões Type 003 em construção atualmente pela China.

O FC-31 apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.

Desde então, apenas mais um protótipo foi confirmado, este apresentando uma série de melhorias em relação ao original, incluindo refinamentos aerodinâmicos, entre eles estabilizadores verticais menores “cortados” e enflechados, uma aparência geral menos angular e superfícies mais limpas.

Os motores RD-93 fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. O segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.

Embora não confirmado, foi dito que a versão embarcada pode ter recebido motores chineses turbofan WS-19 e possibilitar um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.

A aeronave também é adaptada para o lançamento por catapulta eletromagnética do porta-aviões Type 003, em vez de depender das rampas de “ski jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões chineses.

Seguem abaixo imagens do J-35 feitas por entusiastas.




Governo Bolsonaro já conseguiu R$ 14 BILHÕES de investimentos no setor portuário desde 2019

 

A ferrovia mais sinuosa do Brasil

 

A região de Teixeira Soares, além de linda, tem uma das histórias mais interessantes de todas as ferrovias brasileiras. 

Inaugurado em 1900, fazia parte da Companhia Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande que começava em Itararé-SP, onde entroncava-se com a Sorocabana, e foi estendendo-se até o Sul, até chegar na fronteira com o Uruguai. 
 
Neste trecho, entre 1943 e 1954 houve até a circulação de um trem internacional, cuja viagem começava na capital paulista e terminava em Montevideo, no Uruguai! Na época de sua construção, as empresas que construíam ferrovias eram remuneradas pelo estado, conforme a quantidade de quilômetros construídos e dessa forma, era prática comum colocarem muitas curvas para contornar obstáculos, ao invés de construir túneis e pontes, já que estas além de mais baratas, ficavm prontas mais rápido e aumentavam o tamanho do traçado da ferrovia e consequentemente os valores recebidos como pagamento pela construção. 

No entanto, o trajeto sinuoso, apesar de ficar lindo em fotos e vídeos, tornava as viagens mais demoradas e menos competitivas, numa época em que o transporte rodoviário começava a surgir como concorrente do ferroviário e dessa forma, boa parte das ferrovias construídas dessa forma não duraram muitos anos e foram encampadas pelo estado. 

Com o passar dos anos, boa parte dos trechos originais foram sendo retificados, ou seja, tendo seu traçado sinuoso substiuído por outros mais retos, porém alguns como o de Guaraúna, na região de Teixeira Soares permaneceram inalterados e nele é possível ver os trens serpenteando e cortando a rodovia diversas vezes, num traçado que apesar de ineficiente enche os olhos dos apaixonados por ferrovias.

Rússia lança satélite militar secreto


No dia 25 de novembro, a Rússia colocou em órbita com sucesso um satélite militar que se acredita fazer parte do sistema de alerta antecipado antimísseis do Kremlin.

Um foguete Soyuz com uma carga secreta decolou do cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia, na madrugada da quinta-feira, disse o Ministério da Defesa.

Às 0109 GMT, foi lançado um foguete que colocou “um aparelho espacial em órbita no interesse do Ministério da Defesa”, disse o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias Interfax.

Não forneceu mais detalhes.

De acordo com o site Spaceflightnow, que cobre lançamentos espaciais, o lançamento poderia ser a entrega de um satélite Tundra.

A Rússia já havia lançado satélites Tundra em 2015, 2017 e 2019, de acordo com a Interfax.

O site especializado Russian Space Web disse que o rastro do lançamento de quinta-feira “coincide com as missões anteriores”, entregando satélites para o sistema de alerta de mísseis da Rússia chamado Kupol ou Cúpula.

Inaugurado em 2019, o Kupol foi projetado para detectar lançamentos de mísseis balísticos e rastreá-los até o local de queda, embora sua configuração exata seja desconhecida.

Em 2018, os EUA, que suspeitam que a Rússia esteja tentando desenvolver armas espaciais, disseram estar alarmados com o “comportamento muito anormal” de um satélite russo. Moscou rejeitou o que chamou de “alegações infundadas”.

A Rússia enfrentou recentemente uma reação internacional depois que seus militares destruíram um satélite, criando uma nuvem de detritos espaciais que forçou a tripulação da Estação Espacial Internacional a se abrigar.

FONTE: Phys.org

Pix saque e Pix troco estão disponíveis a partir de hoje

 

28 de nov. de 2021

Terremoto de 7.5 graus a 42 Km de Barranca no Peru foi sentido em Tarauacá

Profundidade foi de 112 km


O site Painel Global destaca um intenso abalo sísmico que atingiu 7.5 magnitudes foi registrado no Peru, 42 km a norte-noroeste de Barranca às 10:52 UTC (28/11). O violento abalo teve seu hipocentro localizado sob as coordenadas 4.48S e 76.84W, a 112 km de profundidade. Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície.

Relatório Sísmico

86 abalos sísmicos foram reportados nas últimas 48 horas. Do total, 79 eventos foram classificados como de leve intensidade enquanto 6 receberam o status de moderados. Apenas um dos tremores foi classificado entre forte e muito forte. Dos 86 eventos, o de maior intensidade ocorreu às 10:52 UTC do dia 28/11 e foi localizado no Peru, 42 km a norte-noroeste de Barranca, a 112 km de profundidade. O abalo foi calculado em 7.5 magnitudes.

Estatísticas do Evento

Desde 1979, foram registrados 3153 tremores em um raio de 700 km ao redor do epicentro. Em torno de 100 km foram observados 97 eventos. O sismo mais próximo foi registrado a 10 km, em 25/03/2017 e atingiu 4.8 magnitudes.

O tremor mais significativo ocorreu em Peru, a 78 km de Lagunas no dia 26/05/2019, a 229 km de distância do evento atual e atingiu 8 magnitudes.

Apesar da hora em Tarauacá, muitos acordaram devido o tremor.

Superintendência de Manutenção de Submarinos S-BR é ativada em Itaguaí

Edifícios 2340 e 2380 do CMS-SUB

Em cumprimento da decisão da Alta Administração Naval, foi ativada em 8 de novembro a Superintendência de Manutenção de Submarinos S-BR (CMS-SUB), em Itaguaí (RJ). Na ocasião, o Diretor do Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha (CMS), Capitão de Mar e Guerra (EN) Marcelo Alves Felzky, empossou o Capitão de Fragata (EN) Rafael Barros Dutra na função de Superintendente, na presença dos Oficiais e Praças deste novo setor do CMS.

 A CMS-SUB tem como principal propósito contribuir para o aprestamento dos submarinos Classe “Riachuelo” (S-BR), por meio da realização de atividades técnicas industriais, tecnológicas e administrativas referentes à manutenção do Sistema de Combate e do Sistema de Gerenciamento da Plataforma, incluindo os Sistemas Digitais Operativos, bem como a operação e manutenção das oficinas e plataformas de referência.

 A Superintendência também será responsável por gerir e preservar os conhecimentos críticos oriundos da transferência de tecnologia, por meio de ações alinhadas ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha

FIOL trabalha na reconstituição da vegetação 🌱com a técnica do Jateamento de Hidrossemeadura

 

26 de nov. de 2021

O Agro hoje - 26/11/2021

 

Trens: São Carlos & Região!

Localizada na Região Central Estado de São Paulo, São Carlos é uma das cidades por onde os trilhos da Malha Paulista atravessa a cidade. 

Por ali passam várias composições na rota dos trens do Mato Grosso e Goiás para o Porto de Santos.
 Neste vídeo vamos explorar novos locais que visitamos na região, como a ampliação do pátio Tutóia em Araraquara, alguns locias em Ibaté, e tambem ver a passagem de um trem seguindo para Pradópolis no Ramal Colômbia passando pela cidade de Américo Brasiliense. 

Estes são os trens em São Carlos e região! No Trilho é um canal railfan com registros da ferrovia no Brasil!

Banco Central regulamenta Pix Saque e Pix Troco

Novas modalidades estarão disponíveis na próxima segunda-feira

O Banco Central (BC) alterou o regulamento do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, para incluir as modalidades de saque e de troco. A resolução foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

As modalidades estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (29). Segundo o BC, a oferta dos dois novos produtos aos usuários da ferramenta é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de autoatendimento e às instituições financeiras.

Pix Saque

O Pix Saque permitirá que os clientes de qualquer instituição participante do sistema realizem saque em um dos pontos que ofertar o serviço.

Estabelecimentos comerciais, redes de caixas eletrônicos compartilhados e participantes do Pix, por meio de seus serviços de autoatendimento próprios, poderão ofertar o serviço. Para ter acesso aos recursos em espécie, o cliente fará um Pix para o agente de saque, em dinâmica similar à de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.

Pix Troco

No Pix Troco, a dinâmica é praticamente idêntica. A diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o Pix é feito pelo valor total, ou seja, da compra mais o saque. No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e à compra.

Limite

O limite máximo das transações do Pix Saque e do Pix Troco será de R$ 500,00 durante o dia, e de R$ 100,00 no período noturno (das 20h às 6h). De acordo com o BC, haverá, no entanto, liberdade para que os ofertantes dos novos produtos do Pix trabalhem com limites inferiores a esses valores caso considerem mais adequado aos seus fins.

Tarifas

De acordo com o BC, não haverá cobrança de tarifas para clientes pessoas naturais (pessoas físicas e microempreendedores individuais) por parte da instituição detentora da conta de depósitos ou da conta de pagamento pré-paga para a realização do Pix Saque ou do Pix Troco para até oito transações mensais.

Para o comércio que disponibilizar o serviço, as operações do Pix Saque e do Pix Troco representarão o recebimento de uma tarifa que pode variar de R$ 0,25 a R$ 0,95 por transação, a depender da negociação com a sua instituição de relacionamento.

“A oferta do serviço diminuirá os custos dos estabelecimentos com gestão de numerário, como aqueles relacionados à segurança e aos depósitos, além de possibilitar que os estabelecimentos ganhem mais visibilidade para seus produtos e serviços (‘efeito vitrine’)”, diz o BC.

Norma que altera CTB não proíbe remoções

 


Em meio a alta da gasolina, diesel e etanol, nova tecnologia brasileira permite que carro elétrico funcione sem precisar carregar

Fuel Cell, projeto da Nissan para produzir um carro elétrico movido a etanol, já contava com parceria da Universidade de Campinas – crédito: Nissan/Reprodução

Conheça o sistema de célula de combustível que gera eletricidade a partir do bioetanol para alimentar um veículo

Valdemar Medeiros - A gasolina, diesel e etanol só aumentam, e até mesmo os modelos de carros elétricos enfrentam alguns empasses como o tempo de recarga e autonomia, sendo assim, pesquisadores brasileiros estão trabalhando em uma nova tecnologia capaz de fazer um carro elétrico funcionar sem a necessidade de carregar

Os motores elétricos ganharam um grande aliado, o etanol, que está dentro dos automóveis mais econômicos e limpos. Além disso, uma nova tecnologia está sendo desenvolvida no Brasil e promete mudar o conceito de geração de energia para carros elétricos. Não se trata de um híbrido que utiliza gasolina, diesel ou etanol e sim de um carro totalmente elétrico, movido a hidrogênio.

Em prática, será um carro elétrico, entretanto que não possui uma tomada como fonte alimentadora e sim que utiliza um tanque de etanol e oferta o dobro de autonomia para o modelo. De acordo com o Presidente Executivo do Sindalcool PB, Edmundo Coelho Barbosa, os estudos estão avançados e também explicou como funciona o processo de conversão do etanol em energia.

As células de etanol passam por um equipamento conhecido como reformador, que retira o hidrogênio, que ficará junto com o oxigênio do ar na célula propriamente dita. É a reação química dentro da célula que gera eletricidade ao carro elétrico que não usa diesel ou gasolina.

Etanol é mais sustentável que gasolina ou diesel, destaca especialista

Nissan SOFC: um veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol

O país atualmente já é uma referência por meio desse estudo devido ao uso do etanol, pois ele polui menos o meio ambiente, emite menos CO2 na atmosfera, tanto durante a fabricação quanto no uso.

De acordo com Edmundo, no Brasil se tem a tecnologia desenvolvida no laboratório de hidrogênio da UNICAMP, que criou a empresa Hytron, para o desenvolvimento da reforma do etanol. Edmundo afirma também que isso já é uma realidade para os carros elétricos e já seria possível a concepção de postos de abastecimento com hidrogênio.

As vantagens dos modelos com célula SOFC em comparação aos carros elétricos comuns é que como a energia é gerada pelo etanol, o modelo não precisa de uma bateria grande, que representa 25% do peso total do modelo. Basta uma versão menor, que seria recarregada pela célula de combustível que também contribuiria com a redução da poluição.

30 litros de etanol modificado geram uma autonomia de 600 km

Com a nova tecnologia, assim que o etanol é injetado, gera energia instantaneamente para o motor, ofertando uma autonomia maior que 600 km utilizando apenas 30 litros do combustível.

Com tantas vantagens, diversas pessoas gostariam de saber quando os consumidores poderão comprar carros elétricos com tal modernidade, mas ainda não há data prevista para o lançamento e os estudos devem prosseguir até 2025.

Embraer apresenta o jato comercial mais eficiente e sustentável do mundo no Selangor Aviation Show

Fernando Valduga - O E195-E2, jato comercial de corredor único mais eficiente e sustentável do mundo, estará em exibição na primeira edição do Selangor Aviation Show. Apresentado com a pintura “TechLion”, que cobre toda a fuselagem, o E195-E2 estará no Selangor Aviation Show após ter sido apresentado no Dubai Air Show, no início do mês.

Com a configuração de dois assentos de cada lado, o jato acomoda até 146 passageiros.

“Estamos entusiasmados com a participação e o patrocínio da Embraer em nosso primeiro Selangor Aviation Show, refletindo o voto de apoio que a empresa tem nas aspirações de Selangor ser o hub de aviação do sudeste asiático”, disse Dato ‘Hasan Azhari, CEO da Invest Selangor Berhad. “O E195-E2 em exibição mostra como um jato regional equipado com as tecnologias mais avançadas e as mais baixas emissões de combustível e ruído pode trazer uma nova dimensão às viagens domésticas e regionais.”

“Com seu novo design e tecnologia, o E195-E2 é a aeronave de corredor único mais eficiente do mundo. Esta aeronave emite 25% menos emissões por assento do que um turboélice comum e tem os mais baixos níveis de ruído externo e emissões entre todas as aeronaves a jato”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Embraer prevê demanda por 60 novas aeronaves comerciais com menos de 150 assentos na Malásia nos próximos 10 anos

Em sua perspectiva de mercado para 2021, a Embraer prevê uma demanda de 60 novas aeronaves comerciais com menos de 150 assentos na Malásia nos próximos 10 anos. Impulsionar essa demanda é a oportunidade de aeronaves com menos de 150 assentos complementarem aeronaves maiores, predominantes no país, e melhorar a viabilidade para estabelecer novas rotas ou aumentar a frequência das rotas existentes. Isso inclui o aumento da conectividade direta dentro da Península da Malásia, bem como a conectividade entre as cidades da Península com o Leste do país (Sabah e Sarawak).

“Acreditamos no potencial de multiplicação da conectividade doméstica e regional na Malásia. É uma situação em que todos ganham: o turismo doméstico prospera e os passageiros podem viajar para novos destinos com o conforto de um moderno jato comercial”, disse Meijer. “As companhias aéreas podem utilizar esses jatos regionais com a garantia de seus baixos custos operacionais e desempenho superior, juntamente com suas credenciais verdes. Incorporar as novas tecnologias e operações aprimoradas dos E-Jets E2 é um passo importante no caminho para uma indústria de aviação mais sustentável.”

Com um alcance de 2,600 milhas náuticas (cerca de 5,5 horas de voo), o E195-E2 é a maior das três aeronaves da família E-Jets E2. Entrou em operação no final de 2019, após a certificação de tipo das três principais autoridades regulatórias mundiais – a FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos), a EASA (Agência Europeia de Segurança da Aviação) e a ANAC (Agência Brasileira de Aviação Civil). Atualmente, a aeronave é operada pela KLM, que conta com 53 E-Jets da Embraer em sua frota, pela Azul, que opera 55 E-Jets e voa para mais de 100 destinos no Brasil, além de companhias aéreas na Suíça, Espanha, Bielorrússia e Nigéria.

A Embraer é a maior fabricante mundial de jatos comerciais com capacidade para até 150 passageiros. As aeronaves comerciais fabricadas pela Embraer estão sendo operadas por mais de 130 companhias aéreas em mais de 70 países, incluindo companhias aéreas nos Estados Unidos (todas as principais), British Airways, KLM, Japan Airlines e companhias aéreas na China.