O evento é um dos principais encontros dos atores do setor espacial brasileiro
“O espaço é uma ferramenta, uma infraestrutura de integração, para desenvolvimento social e econômico”, realçou Moura.
Ele também frisou vários setores que estão dependendo de investimento e que podem crescer dentro do uso de satélites como: segurança e defesa, meio ambiente, agropecuária, óleo e gás, mineração, transporte e a importância para políticas públicas, como saúde, educação, entre outras.
“Quando nós sabemos que existem startups para melhor localizar focos de dengue utilizando fotos de satélite, começa a ficar mais palpável para o cidadão como o espaço ajuda. O desafio é fazer com que a sociedade brasileira abrace seu programa espacial e que os mais jovens usem sua capacidade de criação para o setor“, disse Carlos.
Também é necessário aproveitar o fato de que vários países da América Latina estão criando suas Agências Espaciais e, atravessando o Atlântico, tem o continente africano, onde temos vários outros países com fortes laços com o país, inclusive que falam a língua portuguesa e que estão investindo no setor.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Clezio Marcos De Nardin, Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A moderação foi de Emerson Granemann, Fundador e CEO da MundoGEO, responsável pela organização do evento.
Logo depois, começou evento para falar sobre a cadeia produtiva do setor espacial com a presença de profissionais da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e do Inpe. A AEB foi representada pelo Coordenador de Estudos Estratégicos e Novos Negócios, Henrique Fernandes Nascimento.
Henrique realçou a importância da união dos diversos atores. "A gente tem investido muito fortemente que a participação do Brasil, em parcerias nacionais e internacionais, pode alavancar diversas oportunidades. Equipe da AEB que viajou para o IAC relatou diversas oportunidades de parcerias e a gente tem trabalhado na consolidação e no fortalecimento dessas novas oportunidades", disse.
O propósito do Fórum SpaceBR Show é integrar os diversos atores da comunidade do setor, formada pelas indústrias, instituições de ensino e pesquisa, usuários públicos e privados, além de divulgar para a sociedade os avanços espaciais, atraindo investidores e jovens para conhecer estas oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.