9 de dez. de 2021

DESAER apresenta novo modelo de aeronave comercial e militar

A estimativa da DESAER é que as primeiras unidades estejam disponíveis para o mercado em 6 anos

Fernando Valduga - A startup DESAER apresentou mais um integrante da sua linha de aeronaves: o ATL-300. O modelo se destaca pelo seu uso dual, podendo ser utilizado tanto no mercado civil quanto militar.

A apresentação ocorreu na 6ª edição da Mostra BID Brasil, que ocorre em Brasília. A proposta é atender tanto a demanda por um turboélice de passageiros pressurizado e capaz de operar em pistas limitadas, comuns no interior de diversos países, como o Brasil, assim como operação militar.

O ATL-300 é uma aeronave de alta complexidade tecnológica, que operará em um teto máximo 31.000 pés, com velocidade mínima de cruzeiro de 280 kts a 26.000 pés. Será capaz de transportar até 4 toneladas, com volume disponível para carga de ao menos 48m3, e terá alcance mínimo de 1.404nm (2.600 km).

A aeronave operará em altas altitudes, sendo capaz de decolar e pousar em aeródromos com altitudes de até 10.000ft, em pistas preparadas, semipreparadas e não preparadas com até 800 metros de comprimento, 23 metros de largura e runway slope até 4%, a uma condição de ISA+ 15ºC, com 100% de umidade relativa e MSL, atendendo as normas vigentes para reserva de combustível. Terá capacidade de aproximação em steep approach com ângulos de aproximação de até 6°.

A estimativa da DESAER é que as primeiras unidades estejam disponíveis para o mercado em 6 anos.

Desde sua concepção traz o conceito de gerenciamento do ciclo de vida, capaz de atender todas as fases de desenvolvimento e entrada em serviço, operação, revitalização e descarte, como também a todos os requisitos funcionais e não-funcionais do projeto, a um preço atraente ao mercado.

A Desaer trabalha há vários anos no ATL-100 um turboélice bimotor com capacidade para até dezenove passageiros e que deverá atender aos requisitos da Força Aérea Brasileira para substituir o já veterano Bandeirante.

Compartilhando do mesmo sistema desenvolvido para o ATL-100, a nova aeronave poderá ser apoiada logisticamente de maneira simples, a um custo reduzido, durante todo o seu ciclo de vida.

A DESAER é uma empresa geradora e disseminadora de tecnologia. Com uma equipe altamente qualificada, oferece soluções de alto impacto, graças a seu eficiente time de colaboradores. Engenheiros, projetistas, economistas e outros profissionais experientes atuam com as melhores práticas de governança corporativa e sustentabilidade.

Seguindo sua estratégia de expansão, a DESAER deu mais um passo de crescimento para o desenvolvimento e construção de todo seu portfólio de produtos. Em breve, construirá suas novas instalações na cidade de Araxá, no Estado de Minas Gerais. A expectativa é que sejam gerados cerca de 300 empregos de alta qualificação, na fase de desenvolvimento do projeto, e 1.300 empregos diretos e indiretos, na fase de industrialização.


Configuração Interna do ATL-300:


2 – Pilotos (Max = 180 kg)

40 – Passageiros (Max = 3600 kg)

25 – Paraquedistas (Max = 3625 kg)

5 – Containers LD-3 (Max = 4000 kg)

2 – Motores com as hélices (Max= 600 kg)

Pode ser transformado para evacuação aeromédica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.