4 de fev. de 2022

Empresa russa Sokol, fabricante do MiG-31 Foxhound, completa 90 anos

Fernando Valduga - A fábrica de aeronaves Sokol em Nizhny Novgorod completou 90 anos de existência no dia 1º de fevereiro. É uma afiliada da MiG Corporation que atualmente revisa e atualiza aeronaves MiG-31, MiG-29 e MiG-29UB e produz componentes para MiG-35, MiG-29K/KUB e MiG-29M/M2.

A Sokol foi criada em 1º de fevereiro de 1932 como a Fábrica de Aeronaves Ordzhonikidze em Gorky. Produziu a aeronave projetada pelos escritórios Polikarpov e Lavochkin. Na Segunda Guerra Mundial, uma em cada quatro aeronaves de caça foram fabricadas na Sokol. Em 1949, a empresa começou a cooperar com o Mikoyan Design Bureau e a produzir caças MiG.

O empreendimento foi quatro vezes condecorado com prêmios governamentais. Recebeu as Ordens de Lenin em 1936 e 1970, a Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho em 1941 e a Ordem da Revolução de Outubro em 1982.

“Em 2021, a Sokol aumentou a receita em 1,4 vezes devido a uma taxa completa de produção. Os salários cresceram 18% e ultrapassaram o salário médio em Nizhny Novgorod em 10%. A Sokol tem um grande programa de produção para 2022. Foram assinados contratos para a reforma e modernização das aeronaves e novos negócios estão planejados. Continuaremos a operar para cooperação técnico-militar”, disse o diretor da fábrica, Vladimir Semenov.

A Sokol produziu o interceptador supersônico MiG-31 (nome de relatório da OTAN: Foxhound) entre 1975-1994. É um veterano das Forças Aeroespaciais Russas, mas manteve suas características únicas de velocidade e altitude. A aeronave foi projetada para interceptar armas aéreas dos EUA existentes e potenciais. Está armado com mísseis ar-ar e ar-terra.

O MiG-31 se desenvolveu em uma dúzia de modificações, incluindo o MiG-31B atualizado com um sistema de reabastecimento aéreo, MiG-BS, etc., e laboratório de voo experimental MiG-31LL, bem como algumas opções de exportação, que não viraram produção em lote.

A produção desses interceptores foi interrompida em 1994. Em 2011, a empresa começou a atualizar os jatos para o nível MiG-31BM. Em 2013, o primeiro par de interceptores atualizados entrou em serviço de combate no aeródromo de Monchegorsk, na região de Murmansk. O MiG-31BM carrega novas armas e radares que detectam alvos a uma distância de 320 quilômetros e os destroem a uma distância de 280 km. A aeronave pode rastrear dez e simultaneamente destruir seis alvos. O Centro Russo de Estratégia e Análise de Tecnologia disse que as Forças Aeroespaciais receberam em 2016 dezessete jatos MiG-31BM. Mais de 20 aeronaves foram fornecidas anualmente em 2017-2018.

O moderno MiG-31 está armado com as armas mais recentes. Ele carrega o complexo Kinzhal composto por mísseis balísticos hipersônicos lançados em voo. O vice-primeiro-ministro Yuri Borisov disse que a aeronave pode acelerar o míssil até a velocidade necessária na altitude necessária.

O interceptor está em operação há muito tempo e precisa de uma atualização para estender o ciclo de vida. Em 2020, foi anunciado que começaram os trabalhos para estender a vida útil da aeronave para 3.500 horas de voo. A atualização aumentará a eficácia de combate do MiG-31 três vezes e manterá a aeronave operacional até meados da década de 2030.

O interceptor tem um radar poderoso. Quatro MiG-31 podem controlar o espaço aéreo de mais de mil quilômetros de largura. O piloto major-general Vladimir Popov disse que o MiG-31 pode controlar os mísseis da aeronave vizinha quando opera no sistema de defesa aérea com as estações terrestres. “Quando o comandante da ala lidera quatro aeronaves, ele pode controlar todas as armas e mísseis de longo alcance dos quatro jatos”, disse ele.

Os interceptadores MiG-31 de alta altitude defenderão o espaço aéreo russo no norte, acredita ele. É devido ao enorme espaço do extremo norte russo e à falta de aeródromos lá.

Um MiG-31 atualizado com controle remoto elétrico está passando por testes. O vice-ministro da Defesa Alexey Krivoruchko visitou a Sokol em 25 de novembro de 2021 para inspecionar as capacidades de produção, a revisão e atualização do MiG-31 e discutir o cumprimento da ordem de aquisição de armas.

A fábrica da Sokol disse que há uma opção de atualização que muda a aeronave de controle remoto mecânico para elétrico. Uma linha de computadores deve ser instalada. “A opção com controle remoto elétrico está sendo implementada. O interceptor atualizado está passando por testes”, disse a empresa.

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