Fernando Valduga - O sexto e último protótipo do jato de combate sul-coreano KF-21 Boramae realizou seu primeiro voo, anunciou a agência estatal de aquisição de armas da Coreia do Sul na quarta-feira.
A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) disse que o protótipo de dois lugares decolou da 3ª Ala de Treinamento de Voo da Força Aérea em Sacheon, cerca de 300 km ao sul da capital Seul, às 15h49 no dia 28 de junho e completou um voo de 33 minutos.
A Coreia do Sul lançou o projeto KF-21 de US$ 6,74 bilhões (8,8 trilhões de won) em 2015 para desenvolver um caça supersônico avançado destinado a substituir a frota envelhecida de jatos F-4 e F-5 do país.
O KF-21 Boramae foi projetado para voar a uma velocidade máxima de Mach 1,81, com um alcance de vôo de 2.900 km. Ele será equipado com tecnologias avançadas, como um radar de varredura eletrônica ativa (AESA).
Os dois primeiros protótipos realizaram seus voos inaugurais no ano passado, enquanto os três restantes voaram pela primeira vez este ano. Os protótipos devem passar por um total combinado de mais de 2.200 testes de voo até o primeiro semestre de 2026, antes da entrega planejada do primeiro modelo de produção para a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) no final daquele ano.
Apenas o quarto e o sexto protótipos têm cockpits de dois lugares. Esta variante será usada para missões de treinamento de pilotos.
O protótipo final passará por testes de voo adicionais, como os de desempenho de aviônicos e armamentos, e comparação de operação de voo com outros protótipos de assento único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.