22 de ago. de 2023

Empresa nos EUA quer reviver projeto do Catalina para missões militares

A imagem conceitual da versão militar da aeronave anfíbia turboélice Next Generation Amphibious Aircraft (NGAA) Catalina II da empresa americana Catalina Aircraft. (Foto: Catalina Aircraft)


Fernando Valduga - A pequena empresa americana Catalina Aircraft da Flórida anunciou no final de julho um projeto para retomar a produção do famoso avião anfíbio Consolidated PBY Catalina dos anos 1930-1940 em uma forma atualizada chamada Next Generation Amphibious Aircraft (NGAA) Catalina II.

A aeronave anfíbia Catalina II atualizada deve ser equipada com motores turboélice, mecanização de asa aprimorada e aviônicos modernos e é oferecida para aplicações civis e militares.

 projeto se baseia no fato de que, após a guerra, o PBY Catalina original em uma versão desmilitarizada de transporte e passageiros recebeu um certificado de tipo civil da FAA americana em conexão com o uso dessas aeronaves pela companhia aérea francesa Air France.

A aeronave PBY Catalina durante operação na Segunda Guerra Mundial

A Catalina Aircraft é agora a detentora legal do certificado de tipo (validado pela última vez pela FAA em 2009) e dos direitos de licença da aeronave, que mudou de propriedade várias vezes nas décadas do pós-guerra. Assim, de acordo com a Catalina Aircraft, o Catalina II atualizado não exigirá uma nova certificação, mas apenas adições ao certificado de tipo. Ao mesmo tempo, um certificado de tipo válido dá o direito de realizar o transporte de passageiros, que nenhum outro hidroavião no mercado no mundo possui.

O “barco voador” Catalina foi desenvolvido pela fabricante de aeronaves americana Consolidated Aircraft Corporation (como Modelo 28) inicialmente para uma competição para a aviação da Marinha dos EUA em uma missão de 1932 e voou pela primeira vez em março de 1935. A produção em série da aeronave foi realizada nos Estados Unidos por vários fabricantes de 1936 a 1945. No total, de acordo com os dados mais precisos, foram construídas 4.051 aeronaves, das quais 742 foram fabricadas sob licença no Canadá (as aeronaves canadenses são conhecidas pelo nome comum Canso) e 27 aeronaves na URSS (GTS). O Catalina foi operado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos até 1957. No período pós-guerra, as aeronaves Catalina foram operadas tanto militares quanto civis em 41 países, incluindo no Brasil, e 83 operadores voaram na versão civil.

Uma aeronave Catalina privada vista no AirVenture 2022 em Oshkosh. (Foto: Fernando Valduga / Cavok Brasil)


A Catalina Aircraft foi fundada em 2009 e estava originalmente envolvida na restauração e manutenção da aeronavegabilidade e reparo dos barcos voadores PBY Catalina originais que permanecem em operação no mundo e nos EUA. Em meados de 2023, entre 14 e 17 aeronaves Catalina e Canso foram relatadas como aeronavegáveis, com pelo menos mais sete em processo de restauração à condição de voo. e dezenas de aeronaves estão armazenadas ou expostas em museus. A Catalina Aircraft restaurou três aeronaves à condição de voo durante sua atividade.

A empresa norte americana Catalina Aircraft agora diz que a planejada aeronave NGAA Catalina II será completamente nova e apenas o primeiro protótipo será construído a partir da fuselagem antiga, com testes de voo a partir de 2025. Em seguida, a empresa pretende construir seis aeronaves de pré-produção para um programa de teste expandido – três versões militares e três civis cada. As entregas de aeronaves de produção da nova construção estão prometidas a partir de 2029. A empresa diz que já tem um cliente de lançamento que pode ser anunciado publicamente no final de 2023. A Catalina Aircraft afirmou que está considerando vários locais nos EUA e um no exterior (aparentemente no Canadá) para organizar a produção em série de aeronaves.

De acordo com os dados fornecidos pelo desenvolvedor, a aeronave Catalina II deve ser totalmente anfíbia com trem de pouso retrátil, que, no entanto, pode ser facilmente desmontado para reduzir o peso. Bóias retráteis serão instaladas nas pontas das asas.

A principal mudança deve ser a substituição dos dois motores a pistão por novos turboélices com hélices de cinco pás. O tipo do novo motor não é relatado, mas, de acordo com vários relatos da mídia, eles provavelmente estão planejando um novo General Electric Catalyst, que em várias modificações deve ter potência de decolagem de 1300 a 1600 hp. Supõe-se que a versão militar da aeronave será equipada com uma modificação mais poderosa.

Afirma-se que a versão civil do Catalina II terá um peso máximo de decolagem de 32 mil libras (14.515 kg, outras fontes dão 16 mil kg) e é capaz de transportar 12 mil libras (5.444 kg) de carga ou 34 passageiros. A velocidade de cruzeiro deve ser de 213 milhas por hora (343 km/h) e o alcance – mais de 1.750 milhas (2.816 km).

A versão militar deve ter peso máximo de decolagem de 40 mil libras (18.144 kg, outras fontes dão até 20 mil kg), carga útil de até 16 mil libras (7.257 kg), velocidade de cruzeiro de 230 milhas por hora (370 km/h) e duração do voo – até 19 horas com suprimento máximo de combustível de até 2.710 galões (10.258 litros). Para melhorar a navegabilidade, a versão militar deverá ser equipada com uma asa modificada com mecanização aprimorada, que proporcionará baixa velocidade de estol (71 milhas por hora – 114 km/h) e decolagem em mares de até 3 pontos (com alturas de onda de 0,5 a 1,25m). Suportes de armamento com um peso total de 2.500 libras (1.133 kg) podem ser colocados sob cada asa.

Proposta de versão de combate a incêndio do novo Catalina

Com base na versão militar, propõe-se também a criação de uma versão de combate a incêndios. A empresa também anuncia a possibilidade de criar uma versão não tripulada da aeronave.

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