Foz ao Vivo - O Presidente da República, Santiago Peña, anunciou na última quarta-feira em conferência de imprensa a redução de G. 1.500 no preço do gás para uso doméstico e G. 600 menos no gasóleo e nos três tipos de nafta vendidos pela Petróleos Paraguaios (Petropar).
O presidente disse que a redução seria aplicada imediatamente, enquanto o chefe da Petropar, Eddie Jara, disse que ela seria estendida durante os primeiros 100 dias do novo governo.
Desta forma, o gás para uso doméstico permanecerá em G. 5.000 por quilo e G. 3.100 por litro. Peña afirmou que decidiram reduzir este produto, tendo em conta a importância do produto para a cesta básica familiar.
Nota relacionada:
Relativamente ao gasóleo, o Mbarete ou premium, que custava G. 9.650, passou a custar G. 9.050; enquanto o Porã comum ou diesel, de G. 8.100 passou a custar G. 7.500.
Quanto à gasolina, a gasolina Aratirí ou 97 octanas, de G. 8.750, permanece em G. 8.150; o Oikoite, com 93 octanas, de G. 7.400 permanece em G. 6.800; e o Ecoflex de 85 octanas, por G. 7.800, agora custa G. 7.200.
Ao fazer o anúncio, Santiago Peña afirmou que nestas primeiras semanas de posse se dedicaram a trabalhar na redução dos combustíveis, pelo que isso implica para o motor económico dos cidadãos.
Nesse sentido, disse que foram feitos “ajustes administrativos”, que permitiram alcançar esta primeira redução. Porém, ele garantiu que continuarão realizando avaliações para novos reajustes em favor do custo final para os consumidores.
Por meio da Rádio Monumental 1080 AM, Jara apontou que o que permitiu a redução foi o desligamento de cerca de 500 funcionários da petroleira estatal e uma compra de oportunidade que eles fizeram, ou seja, acessaram novos fornecedores.
Há poucos dias, Jara já havia garantido que a redução dos preços dos combustíveis ocorreria nos primeiros 100 dias da nova gestão e sustentava que, dependendo do tipo de produto, eles reduziriam de G. 300 e mais, mantendo preços até o final do ano.
Fonte: UH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.