Durante a visita às obras do Porto de Chancay, no Peru, o empresário Rodrigo Pires expressou otimismo em relação ao impacto que o novo porto pode ter no agronegócio do Acre. Pires, que integra uma comitiva de empresários brasileiros e autoridades, acredita que a proteína animal se tornará o principal produto de exportação do estado com a conclusão do empreendimento.
No entanto, para que essa transformação ocorra, Pires ressalta a necessidade de habilitar imediatamente o Frigonosso, frigorífico local, para exportar carne bovina desossada para a China. Ele destaca que o transporte rodoviário, realizado por carretas, é viável pela cordilheira, ao contrário do transporte de grãos. Empresas como a JBS e Frigon, de Rondônia, já estão realizando esse tipo de exportação para o mercado asiático, o maior consumidor de proteína animal do mundo.
“Eu vejo que os três senadores do Acre estão muito empenhados, entre eles eu cito Alan Rick, que está na presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. Em especial também o Jorge Viana, sobre a questão da Apex, que tem defendido muito essa pauta da habilitação para exportação, mas é preciso que o setor entre na briga, a Assembleia, a Federação e a gente traga o ministro no Acre pra ele ver a importância disso. É preciso lembrar que com o aumento de abates, irá gerar investimentos e receita em escala para a pecuária acreana.”, diz Rodrigo Pires.
Pires destaca ainda que o critério adotado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na indicação dos frigoríficos a serem habilitados não considerou a regionalização para atender os estados do Norte e Nordeste, onde há poucas ou nenhuma planta habilitada. Rodrigo ressalta que essa abordagem foi um obstáculo para a habilitação do Frigonosso no Acre, ao passo que Rondônia conseguiu habilitar mais dois frigoríficos.
Os senadores Jaime Bagatoli, de Rondônia, e Alan Rick criticaram nesta quarta-feira, 27, durante uma audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, o oligopólio dos frigoríficos com habilitação para o mercado externo. Bagatoli ressaltou a necessidade de ampliar a variedade de frigoríficos habilitados, enquanto Alan destacou que a redução do oligopólio não resultou em uma diminuição dos preços da carne nos supermercados.
O Porto de Chancay, por sua vez, desempenha um papel essencial nas exportações do Peru para a Ásia e a Oceania. Atualmente, muitas cargas peruanas precisam viajar primeiro para a América Central e do Norte antes de chegar a esses destinos, aumentando os custos de transporte. Com a conclusão do Porto de Chancay, navios de grande porte poderão chegar diretamente ao Peru, reduzindo em pelo menos 10 dias a rota entre o país e a Ásia.
Além disso, a conexão com o Brasil torna o novo porto uma transformação logística significativa para a Região Norte, beneficiando diretamente estados como o Acre, o Amazonas e Rondônia, que possuem produções relevantes de cacau, café, castanha, eletroeletrônicos, produtos químicos, soja, milho e arroz.
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