9 de out. de 2023

Quem é Ana Toni, secretária de Marina Silva ligada a ONG na mira da CPI

 

Por Cristyan Costa, Revista Oeste - Ligada à ONG Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, tem um currículo extenso de serviços prestados ao terceiro setor que atua na Amazônia, conforme a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Entre 1998 e 2002, ocupou o cargo de diretora da Action Aid Brasil. Ao término do mandato, mudou para a Fundação Ford Brasil, grande doadora de recursos para ONGs da Amazônia.

ONG da qual secretária de Marina faz parte recebeu dinheiro do Fundo Amazônia, diz CPI

Em 2021, o Ipam recebeu quase R$ 25 milhões do Fundo Amazônia, abastecido majoritariamente com recursos estrangeiros, sobretudo de Alemanha e Noruega, para um projeto de regularização ambiental.

Dessa forma, a CPI vê possível conflito de interesses, agora com Ana na lista de funcionários da pasta. Isso porque poderia haver favorecimento na distribuição de recursos.

Além de Ana, Marina também faz parte do conselho do Ipam, mas em uma posição “honorária”. O presidente da CPI, Plínio Valério (PSDB-AM), chamou relação entre a ministra do Meio Ambiente e a ONG de “promíscua”.

Os gastos feitos pela ONG, com o dinheiro vindo de fora, mais recursos dos pagadores de impostos brasileiros, são considerados altos, por integrantes da CPI. Portanto, essa ONG também entrou na mira da CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.