19 de out. de 2023

Tarauacá: 'Carreta do Hospital do Amor' já está atendendo no município


Por Reginaldo Palazzo - A já conhecida carreta do Hospital do Amor volta a atender no município de Tarauacá.

Os atendimentos estavam agendados para iniciar dia 17/10, mas devido a problemas alheios a espontânea vontade daquelas profissionais envolvidas, os atendimentos só puderam começar ontem à tarde, foi o que informou a Coordenadora local dessa carreta, Irineida Silva.

Irineida disponibilizou ainda os horários de atendimento para a população.

Pela parte da manhã funciona das 08:00h às 12:00h e na parte da tarde de 14:00h às 17:00h, lembrando que é até o dia 27 de outubro.



Procedimento

Os procedimentos para o atendimento as mulheres tarauacaenses começaram em junho, quando o Hospital do Amor enviou as fichas para a SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), que em coordenação com os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) de suas respectivas áreas fazerem o cadastramento.


Serviços

A carreta disponibiliza exames de mamografia e PCCU, o exame preventivo de câncer de colo de útero.

A mamografia é realizada anualmente em mulheres de 40 a 50 anos.

Em mulheres de 50 a 69 o exame é de dois em dois anos.

O exame preventivo de câncer de colo de útero é realizado em mulheres acima de 25 anos.

A Carreta está estacionada na Praça Alton Furtado (Praça Municipal) e conta com quatro enfermeiras, três provenientes da própria equipe do Hospital do Amor e uma do município que além dessa profissional apoia em regime de parceria o custeio na parte de alimentação, hospedagem e logística diária.

Essas enfermeiras farão mais de 400 exames tanto de PCCU como mamografia.

Acredita-se, mas ainda não está confirmado, que a permanência da carreta pode se estender por mais uns três dias.



Incidência

O ‘Outubro Rosa’ iniciou nos Estados Unidos, na década de 1990 e desde então essa simples lembrança que ajuda na prevenção já ajudou  a salvar a vida de milhares de mulheres não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Matéria relacionada:


Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o câncer que mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. 

Segundo o INCA Instituto Nacional do Câncer são esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025. Excetuando o câncer de pele não melanoma, ocorrerão 483 mil casos novos. 

O câncer de mama feminina e o de próstata foram os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente. Em seguida, o câncer de cólon e reto (45 mil), pulmão (32 mil), estômago (21 mil) e o câncer do colo do útero (17 mil).

Conclusão: No Brasil, por suas dimensões continentais e heterogeneidade, em termos de território e população, o perfil da incidência reflete a diversidade das Regiões geográficas, coexistindo padrões semelhantes ao de países desenvolvidos e em desenvolvimento.


Importância

Pelos dados acima nota-se a importância dessa carreta que consegue diagnostica o câncer na fase inicial, o que possibilita a cura salvando assim a vida de milhares de mulheres. 

Prevenção é tudo é coisa séria! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.