Se você curte churrasco ou é fã de carnes, aqui vai mais um motivo para se deliciar: a picanha brasileira – a “queridinha dos brasileiros” – foi eleita o melhor prato do mundo em 2023. O corte da picanha, um dos mais apreciados entre os amantes de churrasco, recebeu o título de melhor prato do mundo, segundo o ranking elaborado e divulgado pelo Taste Atlas – uma enciclopédia online reconhecida por avaliar itens gastronômicos. O Vatapá também foi um dos destaques. Confira o ranking das 100 melhores comidas e cozinhas do mundo.
O TasteAtlas também divulgou a lista com as melhores cozinhas do mundo, e a brasileira ocupa o 12º lugar. A Itália e o Japão registaram a mesma classificação média, mas a Itália voltou a ocupar o primeiro lugar neste ano devido a uma classificação mais elevada do seu prato mais bem avaliado – a pizza.
Todos os rankings da plataforma TasteAtlas não são feitos por profissionais do ramo gastronômico ou chefs, mas sim por usuários espalhados pelo mundo todo, que contam suas experiências em notas de 0,5 a 5 para cada prato. No fim, o site coleta todas as avaliações e gera uma média, montando a classificação geral. Para a lista de melhores pratos, o guia se baseou em mais de 270 mil avaliações para quase 11 mil refeições.
O ranking do TasteAtlas é feita com base em votos de usuários do site e de um mecanismo que busca diferenciar votos legítimos e inválidos por meio do comportamento do usuário na internet. Outras comidas brasileiras aparecem entre as 100 melhores: o vatapá ficou em 16º (nota 4,61), o escondidinho apareceu em 58º (nota 4,52) e o tutu de feijão ocupou o 93º lugar (nota 4,49).
Picanha brasileira é eleita o melhor prato do mundo
A Picanha brasileira foi reconhecida como um dos melhores pratos do mundo. Em 2023, ela foi eleita o melhor prato no mundo segundo os TasteAtlas Awards 23/24, conforme informado nas redes sociais do TasteAtlas e outros meios de comunicação. A carne recebeu 4,75 de 5 estrelas em avaliações de usuários do site e ficou à frente do roti canai, pão folhado da Malásia, phat kaphrao, carne da Tailândia.
No entanto, vale ressaltar que em 2022, a picanha havia alcançado o segundo lugar no ranking dos 100 melhores alimentos tradicionais do mundo pelos mesmos prêmio. As classificações anuais do TasteAtlas das melhores cozinhas, pratos, cidades gastronômicas, produtos alimentícios e ingredientes, bem como listas de restaurantes e livros de receitas lendários, foram divulgados nesta terça-feira (12).
Cabe ressaltar que a picanha é um corte fresco de carne bovina especialmente popular e altamente valorizado no Brasil. Nos EUA, é chamado de sirloin cap e, no Reino Unido, é conhecido como alcatra. A picanha fica situada na parte de trás do animal, acima do bumbum, onde fica apoiada em um gorro grosso.
No Brasil todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias trazem picanha em seu cardápio.
A picanha é um corte de carne bovina que vem da região lombar do animal, mais especificamente da parte superior do traseiro. É conhecida por sua camada de gordura que cobre um lado do corte, proporcionando sabor e suculência quando cozida. A origem do nome “picanha” e a popularização desse corte como um favorito nos churrascos brasileiros tem uma história interessante:
1- Origem do Nome: Há uma teoria de que o nome “picanha” vem do termo usado pelos agricultores e pecuaristas, que batiam com uma vara na parte posterior do gado durante o pastoreio.
2- Popularização no Brasil: A picanha começou a ser reconhecida e separada da alcatra por volta de 1960, graças ao imigrante húngaro László Wessel, que comandava um açougue em São Paulo. Antes disso, era comum que a picanha fosse incluída no corte da alcatra.
3- Identificação como Corte Distinto: A história mais difundida afirma que, nos anos 1950, a picanha começou a ser identificada como um corte distinto, embora não existam registros precisos sobre quem exatamente “inventou” a picanha.
Quantas picanhas tem um boi e como identificar a verdadeira?
O nome picanha é derivado da palavra picana, referindo-se aos fazendeiros’ poste usado para pastoreio de gado em Portugal e Espanha. A técnica foi trazida para o Brasil onde a palavra picanha era usada para se referir à parte da vaca que era cutucada pelos fazendeiros com a vara.
O prato mais bem avaliado para 2023 é o corte de carne brasileiro Picanha
Veja quais são os 15 melhores pratos do mundo
Picanha, Brasil
Roti Canai, Malásia
Phat kaphrao, Tailândia
Pizza napolitana, Itália
Guotie, China
Khao Soi, Tailândia
Butter Garlic Naan, India
Tangbao, China
Shashlik, Rússia
Phanaeng Curry, Tailandia
Pappardelle al cinghiale, Italia
Ameijoas à Bulhão Pato, Portugal
Pempek, Indonesia
Bánh mì Thit, Vietnã
Tom kha gai, Tailândia
Queijo canastra é o 6º melhor do mundo
Uma categoria que, particularmente, mexe com o coração dos mineiros é a dos queijos. Segundo o TasteAtlas, o queijo canastra foi o sexto melhor do mundo em 2023. A iguaria mineira alcançou a pontuação de 4,47 no ranking de queijos semiduros.
No ano passado, o canastra ficou em 1º lugar na lista. De acordo com publicação nas redes sociais, o ranking é resultado da opinião da audiência que acompanha o site. Fundado por um jornalista croata, o site em questão listou os 50 melhores produtos da categoria.
De 1.378 queijos catalogados e 36.551 avaliações de usuários registradas (24.296 válidas), o Parmigiano Reggiano foi novamente declarado o melhor queijo do mundo este ano. Seguem-se mais dois queijos italianos, Mozzarella di Bufala Campana e Strecchino. Você pode ver os 100 melhores queijos do mundo aqui: www.tasteatlas.com/best/cheeses
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.