23 de jan. de 2024

Programa DEL Turismo inicia construção da marca turística de Rio Branco


O Programa DEL Turismo segue avançando no trabalho de turismo sustentável em Rio Branco, capital do Acre e primeira do país a aderir a iniciativa. As equipes da Prefeitura de Rio Branco, sob orientação do consultor regional do programa, Estácio Guimarães, começaram a trabalhar a marca turística do município.

Na capital acreana, o programa trabalha com três câmaras técnicas: de infraestrutura turística, turismo e sustentabilidade e de qualificação. Cada câmara técnica tem 18 membros.

Já o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) é composto por 21 pessoas. A Prefeitura de Rio Branco aderiu ao programa em agosto de 2023 e desenvolve as ações por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI). O lançamento foi feito no dia 23 de agosto com a presença do presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, José Adriano, do prefeito Tião Bocalom, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, coronel Ezequiel Bino, servidores, a imprensa local e parceiros.

A diretora de Turismo da SDTI, Fabiula Moreira, atua também como agente de articulação do município.

O consultor regional, Estácio Guimarães, explicou que o treinamento das equipes terminou em dezembro. Agora, iniciou-se a institucionalização, fase em que são definidos e executados os projetos. O primeiro projeto a ser escolhido foi a construção da marca turística do município. “Já definimos os potenciais que o município detém”, contou o consultor.


Agente de articulação e diretora de Turismo de Rio Branco, Fabiula Moreira, 

disse que a consultoria do DEL Turismo era um sonho da gestão

Potenciais e elementos


A marca turística de um município é composta por potencias e elementos que representam a localidade. Para construção da identidade visual turística da capital acreana, as equipes levantaram os seguintes potenciais:



Artesanato

Geoglifos

Gastronomia

Complexo de mercados (Novo Mercado Velho, Mercado do Bosque, outros)

Turismo religioso (santo daime, Círio de Nazaré, ayahuasca, outros)

Observatório de pássaros

Sobre os elementos, os citados foram:


Complexo da Gameleira

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Passarela do Rio Acre/Ponte Metálica

Parque da Maternidade

Esplanada do Plácido de Rio Branco/Obelisco

Tentamen

Praça da Revolução

Caixa d’água da Seis de Agosto

Capivara

Parque Capitão Ciríaco

Museu dos Autonomistas


Equipes das câmaras técnicas e do Comtur foram treinadas pelo consultor regional do DEL Turismo, Estácio Guimarães


“Foram esses referendados. Em cima desses elementos e das potencialidades vamos definir três propostas para que possamos trabalhar, em conjunto com a Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade e com o Conselho Municipal, a definição da marca e possamos encaminhar para Secretaria Municipal de Turismo. A previsão é de que seja desenvolvida até o final de fevereiro”, confirmou Estácio.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Rio Branco e agente de articulação do programa, Fabíula Moreira, destacou que a consultoria do DEL Turismo sempre foi um sonho da diretoria. Para ela, a construção da marca turística do município representa um dos principais momentos da parceria.

“Rio Branco não tem uma identidade visual de turismo e, acho que a para a gente conseguir vender o turismo e o nosso destino, precisamos dessa identidade do que transmite o turismo em nosso município. Tudo que estamos fazendo enquanto gestão pública e a consultoria do DEL Turismo está sendo articulado da melhor forma possível, trazendo todo trade de turismo, a sociedade civil para que a gente possa, juntos, caminha e, realmente, tirar do papel algumas ações e tornar Rio Branco um ponto turístico não só de passagem”.


Da redação do Diário do Acre, com informações do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.

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