27 de mar. de 2024

Maduro reage à nota do governo brasileiro: ‘Cinzenta e intervencionista’


- O governo do ditador Nicolás Maduro reagiu de forma negativa à nota do Itamaraty sobre “expectativa e preocupação” com as eleições na Venezuela, classificando o posicionamento do Ministério das Relações Exteriores do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva como “cinzento e intervencionista”.

O repúdio, assinado pelo Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela e redigido em português, foi publicado pelo chanceler venezuelano, Yvan Gil, nesta terça-feira, 26, mesmo dia em que foi divulgada a nota do governo brasileiro.

Para a diplomacia comunista de Maduro, o texto da chancelaria brasileira “parece ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”. O comunicado direciona suas críticas aos funcionários do Itamaraty.

Sem citar o nome de Lula, cuja amizade com Maduro sempre foi ressaltada por ambos os lados, o comunicado direciona as críticas aos funcionários do Itamaraty, acusando-os de emitir “comentários carregados de profunda ignorância e ignorância sobre a realidade política na Venezuela”.

Com a afirmação de ser uma das “democracias mais robustas da região”, a chancelaria do ditador comunista venezuelano destacou nunca ter interferido nos processos eleitorais do Brasil.

“O governo venezuelano tem mantido uma conduta fiel aos princípios que regem a diplomacia e as relações amistosas com o Brasil”, afirmou, “sendo que, em nenhuma hipótese, emite nem emitirá juízos de valor sobre os processos políticos e judiciais que ocorrem naquele país.”

Lula é mencionado apenas no final do texto. A chancelaria de Maduro encerra o comunicado com agradecimento ao petista pelo apoio com relação às sanções impostas pelos norte-americanos, as quais o governo comunista vizinho classifica como “bloqueio criminoso que o governo dos Estados Unidos impôs ilegalmente, com o objetivo de produzir dano” ao povo de seu país.


A eleição

A eleição presidencial na Venezuela foi marcada para o dia 28 de julho, data do aniversário do ex-presidente Hugo Chávez.

De acordo com o governo ditatorial, o pleito ocorrerá “de maneira exitosa” e “sem a intervenção ou tutela de qualquer força estrangeira”.

O prazo de registro de candidaturas terminou na noite desta segunda-feira, 25. Porém, a coligação de oposição a Maduro anunciou que não conseguiu registrar a candidatura da filósofa e professora universitária Corina Yoris.

Nota do Blog: Mas que joguinho de cena danadinho esse heim?

Alan Rick propõe Auxílio Desastre Rural para agricultores familiares afetados por calamidades

O projeto autoriza ainda a criação de financiamento especiais para os pequenos produtores dos municípios atingidos


Assessoria - Em resposta aos prejuízos causados à agricultura familiar pelas frequentes inundações e secas, o Senador Alan Rick (União-AC) apresentou o Projeto de Lei 982/2024, que cria o Auxílio Desastre Rural, um programa destinado a apoiar pequenos produtores rurais atingidos por eventos naturais (como alagações e secas) em municípios que tiveram estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal.

Pela proposta, os critérios para o valor do auxílio, a elegibilidade dos recebedores, o processo de cadastramento dos beneficiários e os procedimentos para os pagamentos serão regulamentados pela União. “Os pequenos produtores que recebem outros benefícios sociais, receberão cumulativamente o Auxílio Desastre Rural. Nosso objetivo é ajudar aqueles que não tem cobertura de seguro ou financiamento e não teriam outro meio de subsistência”, explica o Senador.

O projeto autoriza ainda a União a criar linhas de financiamento especiais para os agricultores familiares dos municípios afetados, incentivando a reconstrução e o fortalecimento da infraestrutura agrícola nas áreas mais vulneráveis. “Nossa proposta busca não apenas fornecer um alívio imediato para os agricultores afetados, mas também assegurar a recuperação de sua capacidade produtiva a longo prazo. Essa é uma medida fundamental para auxiliar as comunidades rurais diante dos eventos climáticos extremos que estão acontecendo de maneira cada vez mais frequente”, finaliza Alan Rick.

024- Fox 3 Kill Podcast - Cel. Biasus - Uma vida na Aviação de Caça

 


Nos estúdios de Fox 3 Kill podcast, o Cel. Biasus compartilhou a sua trajetória na FAB que foi quase toda dedicada à Aviação de Caça voando o aclamado Northrop F-5 Tiger II. 

Dos voos altamente operacionais nos pampas às missões de longo alcance e duração no 1º Grupo de Aviação de Caça, nesse papo você vai conhecer com mais detalhes como era a primeira linha da aviação de caça da FAB nos anos 1980 e 1990. 

Ouça também pelo Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Spotify e Youtube 

Acesse o nosso website: https://www.f3kpodcast.com.br 

Conheça os nossos livros em https://www.esquadroesdecombate.com.br

O golpe tá aí, cai quem quer

A semanas da COP, França autoriza perfuração de poços de petróleo em floresta



Só pra refrescar a memória dos entreguistas desse país.

O dia que a Giorgia Meloni mandou um recado para o Emmanuel M'i'cron

 

Tragam a melhor vodka pra esse hipócrita!

“Esse é um dos momentos mais especiais da minha vida”, diz Fernanda Hassem, durante ato de filiação no PP


Fotos: Sabrina Salomon

Jéssica Monteiro - Com a presença do governador Gladson Cameli, deputados, prefeitos e vereadores de vários municípios, a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, foi filiada ao Progressistas nesta segunda-feira, 25. O evento se transformou num espetáculo que mobilizou, aproximadamente, oitocentas pessoas, na sede do partido.

Junto com Fernanda, o vice-prefeito, Carlinhos do Pelado, e a pré-candidata a prefeita do município, Suly Guimarães, também aderiram à sigla. O trio ainda garantiu a filiação de vários conterrâneos que fizeram questão de acompanhar o grupo como um gesto de apoio, incentivo e motivação.

O presidente da Executiva Estadual, Gladson Cameli, destacou a importância do ato. “Vejo aqui muitas lideranças e quero externar a minha grande admiração por Fernanda. Essa jovem aguerrida que, mais uma vez, colocou a bota no pés, andou de canoa de casa em casa, buscando cada família prejudicada pelas enchentes para colocá-las em local seguro. E é disso que precisamos, de pessoas comprometidas com a população acreana. A participação das mulheres na política é fundamental para garantir a representatividade e a diversidade de perspectivas na tomada de decisões. Estou muito feliz com sua chegada em nossa família Progressistas, assim como a vinda de Carlinhos do Pelado e Suly Guimarães. E não descartamos uma composição deste grupo com o que já existe em Brasileia.”

A vice-governadora, Mailza Assis, numa demonstração de sororidade, destacou que a filiação da prefeita ao Progressistas representa um passo importante para fortalecer ainda mais a legenda. “Recebemos com muita alegria a prefeita Fernanda e Suly Guimarães em nosso partido e temos certeza que grandes vitórias virão pela frente. Aproveito para ressaltar que é essencial que mais mulheres sejam encorajadas e apoiadas a ingressar na política, para que juntas possamos construir um futuro mais igualitário e justo para todos,” comentou.

Por sua vez, a prefeita Fernanda Hassem, não mediu palavras de agradecimentos ao governador e afirma que esta foi uma decisão acertada, inclusive, com seus familiares. “Com certeza, este é um dos momentos mais especiais da minha vida pública. O governador Gladson, sempre apoiou o nosso município de Brasileia e agora nós estamos aqui, para, finalmente, unir forças em prol do nosso povo. A mulher tem força, a mulher luta pela sua família, por seus filhos, pela sua casa, e nós não entramos numa luta sem propósito. Que venham os desafios, que estaremos juntos, de mãos dadas para somar e buscar soluções.”

Estiveram presentes no ato, o deputado Federal Zezinho Barbary; os deputados Estaduais; Luiz Gonzaga, presidente do PSBD e da Assembleia Legislativa do Acre; Nicolau Júnior, Adailton Cruz; Pedro Longo Tadeu Hassem; do ex-deputado, José Bestene, e de outras lideranças partidárias.

O ato de filiação segue as orientações da Executiva Nacional, que estabeleceu metas com vistas as eleições 2024/2026 para o Progressistas do Acre. O evento contou com o apoio dos Movimentos Progressistas, das Mulheres, Juventude, Afro, Indígena e Comunitário.

Insígnias enigmáticas na Pedra da Gávea, despertando a mente de D. Pedro I


Imaginem-se no Brasil do século XIX, onde Pedro I, conhecido por sua curiosidade intelectual, deparou-se com insígnias enigmáticas na Pedra da Gávea, despertando sua mente inquisitiva. Decidido a desvendar esse mistério, o imperador lançou uma investigação minuciosa, convocando não apenas geógrafos, mas também historiadores e linguistas.

Dentre os pesquisadores chamados, destacava-se a renomada equipe do recém-fundado Instituto Geográfico do Brasil. Juntos, mergulharam nos registros históricos e nas antigas línguas para decifrar os enigmas gravados na pedra.

Mas a curiosidade não parava por aí. Pedro I também nutria um interesse peculiar pelo passado pré-histórico do Brasil, onde indícios sugeriam a presença de mercadores fenícios em nossas terras muito antes da colonização europeia. E foi na Pedra da Gávea que encontraram pistas fascinantes: inscrições em aramaico, a língua franca dos antigos fenícios, mencionando uma liderança em Tiro, uma próspera cidade portuária fenícia no litoral do atual Líbano.


À medida que desvendavam esses segredos do passado, Pedro I e sua equipe não apenas ampliavam os horizontes do conhecimento histórico do Brasil, mas também ressaltavam a importância da busca pela verdade e pela conexão com nossas raízes culturais.

E assim, a história da Pedra da Gávea tornou-se mais do que uma simples curiosidade histórica; tornou-se um símbolo da incessante busca do conhecimento humano e da contínua reconexão com nossa própria história, independentemente do tempo e das fronteiras. Que nossos rastros sejam deixados para que as gerações futuras possam se reconectar e aprender com o passado que nos moldou.



Fonte: Facebook do Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança

Com Michelle Bolsonaro à frente, acreanos lotam Encontro do PL Mulher em Rio Branco


Por Assessoria - Na manhã deste último sábado (23), Rio Branco foi palco do Encontro do PL Mulher 2024, sob o tema “Mulher acreana, o Brasil precisa da sua força”. O evento contou com a participação de Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher, e Charlene Lima, presidente estadual do PL Mulher.

Mulheres de todas as regiões diversos pontos do Acre, entre elas as presidentes municipais do PL Mulher do estado e de representantes do Amazonas e de Rondônia, marcaram presença no encontro pautado pela acessibilidade, contando, inclusive com intérprete de Libras.

Após entoarem o hino nacional, Michelle Bolsonaro iniciou suas palavras destacando os objetivos e a missão do PL Mulher. Falou sobre o resgate do respeito ao hino nacional e a importância das mulheres na política, ressaltando o aumento de 370% no número de filiadas no partido. Defendeu a necessidade de mais mulheres lutando pela defesa do que acreditam e lembrou que a política do Partido Liberal é colaborativa e feminina.

“A mulher tem esse dom especial. O dom de gerar, de ser mãe. Por muito tempo nós negligenciamos e deixamos o mal ocupar os espaços. Não podemos negligenciar os nossos direitos. Nós precisamos nos posicionar. Precisamos de mais mulheres de bem em espaços de decisão”, disse a ex-primeira-dama.

Segundo Michelle, o PL Mulher é hoje o maior movimento partidário feminino do Brasil e reforçou que o plano da legenda é eleger o maior número de mulheres prefeitas e vereadoras nas eleições deste ano: “Nós podemos mudar a realidade dos nossos municípios e dos nossos estados. Por isso estamos aqui para fortalecer as mulheres. Não queremos competir com os homens, porque a nossa política é feminina e não feminista”, disse.

Durante sua fala, a presidente estadual do PL Mulher do Acre, a empresária Charlene Lima disse que é um novo momento para as mulheres no Acre: “O PL Mulher inicia um novo ciclo a partir desse evento, com um caminho aberto pela nossa presidente, que tem uma história inspiradora e de incentivo para a entrada das mulheres na política’.

Dona Francisca Moura, de 68 anos, fez questão de sair de sua casa no sábado pela manhã, para participar do Encontro. Segundo ela, era um sonho conhecer Michelle Bolsonaro pessoalmente: “O Acre ama a nossa eterna primeira-dama. É uma inspiração para mim e para outras mulheres. Fiquei emocionada com às falas dela sobre as pessoas com deficiência”, disse.

Antes do encerramento do Encontro, o ex-presidente Jair Bolsonaro subiu ao palco para falar sobre a participação das mulheres na política e para formelizar a filiação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom ao PL.

‘Temos um objetivo que se resume em quatro palavras: Deus, Pátria, Família e Liberdade. Aprendemos novamente a cantar o hino nacional, a vestir o verde e amarelo e a valorizar a nossa família, que é o nosso maior patrimônio. Por isso, a presença de vocês aqui tem um propósito. Entrar para a política não por conta de uma cota, mas por vontade”, disse o ex-presidente.

26 de mar. de 2024

Uma Lei, um PL e uma Resolução foram as votações de hoje para o município

 Vereadores em pé promulgando a Lei Nº 1084/2024

                     Por Reginaldo Palazzo

Câmara Municipal de Tarauacá - Hoje (26), tivemos três votações importantes no plenário da Casa.

A primeira votação deu-se em relação ao Projeto de Lei Nº 009/2024 que dispõe sobre o quantitativo de táxis e mototáxis no município de Tarauacá para apreciação o que ocorreu dado que todos os vereadores votaram a favor.

Clique (aqui) para ter acesso ao conteúdo completo do PL Nº 009.

A favor também e por unanimidade, foi a votação da Resolução Nº 001/2024 proposta pelo presidente Pedro Claver sobre a antecipação do pagamento do adicional de férias e de parcela da gratificação natalina aos servidores do Poder Legislativo Municipal, residentes em áreas diretamente atingidas por inundação no exercício de 2024. 


"Agora podemos amenizar um pouco o problema desses servidores. Não houve perdas de vida somente perda material, o que nos deixou contente, e mais contente ainda que agora pudemos ajudar no que nos foi possível". Disse o presidente Pedro Claver.


A 3ª votação foi mais controversa devido a um 'pedido de vista' solicitado pelo vereador Manoel Monteiro o que foi rejeitada pois só houve dois votos a favor do pedido, esses proferidos pelos vereadores José Prego e Maria Gleiciane.

O PL em questão oriundo do Executivo Municipal, é o Projeto de Lei Nº 008/2024 que cria o cargo de 'Agente de Contratação Comissão de Contratação e Equipe de apoio' nos moldes da Lei Federa Nº 14.133/2021, que estava tramitando na Casa.

Derrubado o pedido de vista, o Presidente Pedro Claver suspendeu a Sessão para a assinatura dos pareceres pelas devidas Comissões.

Derrubados também foram 2 pareceres contrários pelas Comissões de 'Serviço Público, Trabalho, Segurança e Municipalismo' e de 'Comissão de orçamento e Finanças' por 6x4.

A favor dos pareceres contrários foram os Vereadores Manoel Monteiro, José Prego, Dikim e Maria Gleiciane.

Contra, votaram os Vereadores Pedro Claver, Lulu Neri, Árife Eleamen, Veínha, Valdor do Ó e Carlos Alberto.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final deu parecer favorável.

Destarte, o resultado possibilitou que se colocasse para votação em definitivo o referido Projeto de Lei Nº 008/2024 que seguiu-se dessa forma:

A favor: Vereadores Pedro Claver, Lulu Neri, Árife Eleamen, Veínha, Valdor do Ó e Carlos Alberto.

Se abstiveram os Vereadores Manoel Monteiro, José Prego, Dikim e Maria Gleiciane.

Portanto, o PL Nº 008/2024 foi aprovado por 6 votos tornando-se a Lei Nº 1084/2024.

Agora a mesma segue para sanção por parte do Executivo Municipal



Proposições


Indicações

Do Gabinete do Vereador Manoel Monteiro veio a Indicação Nº 005/2024 para que a Chefe do Poder Executivo Municipal, a exemplo do Distrito Federal e do Estado do Amazonas, através, respectivamente, da Lei Complementar Nº 1.032/24 e Lei Estadual sob nº 6.439/23, institua no âmbito da Administração Pública de Tarauacá, a Licença Menstrual as Servidoras que comprovem sintomas graves associados ao fluxo menstrual, conforme minuta anexa.

Do Gabinete do Vereador José Prego veio a Indicação Nº 006/2024 para que a Chefe do Poder Executivo Municipal, institua no âmbito do Município de Tarauacá, através de Lei, o Programa “Aluguel Social – Maria da Penha”.

Do Gabinete do Vereador Valdor do Ó veio a Indicação Nº 007/2024 para que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras realize reparos na ladeira do Conquista, na Rua principal.


Requerimentos

Do Gabinete do Vereador Dikim veio o Requerimento Nº 010/2024 para que a Prefeita através da Secretaria Municipal de Educação informe se os serviços de instalações elétricas estão incluídos no Processo Licitatório de reforma das escolas da Zona Rural e qual é o recurso financeiro que está sendo utilizado para custear tais serviços.

Do Gabinete do Vereador Valdor do Ó  veio o Requerimento Nº 012/2024 solicitando ao Sr. Presidente desta Casa Legislativa a planta da reforma da Câmara.

Do Gabinete do Vereador José Prego veio o Requerimento Nº 013/2024 par que a Prefeita através da Secretaria Municipal de Educação informe o andamento do processo licitatório para a aquisição de Uniformes escolares e a previsão de entrega aos alunos da Zona Urbana e Rural. Conforme garante a Lei Municipal nº 938 de 03 de Abril de 2019.

Do Gabinete do Vereador Manoel Monteiro veio o Requerimento Nº 014/2024 para que a prefeitura informe como está sendo a distribuição das cestas básicas encaminhadas à prefeitura, especificamente quis os critérios adotados para a sua distribuição.


Pedidos de Providência

Do Gabinete do Vereador Árife Eleamen  veio o Pedido de Providência Nº 013/2024 para que a Prefeita, através da Secretaria Municipal de Obras, que realize a pavimentação ou outros serviços emergenciais na Rua Elpídio de Andrade, Bairro Centro.

Do Gabinete do Vereador Árife Eleamen  veio o Pedido de Providência Nº 014/2024 para que a Prefeita, através da Secretaria Municipal de Obras, que realize serviços emergenciais para o escoamento da água na Rua Antônio Pinto, Bairro Senador Pompeu.


Desembargador determina suspensão de ação penal contra Vando Torquato

 

Raimari Cardoso -  desembargador federal Marcus Vinícius Reis Bastos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, acolheu pedido da defesa do ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, para suspender uma ação penal relacionada a denúncias de desvio de recursos públicos ocorridas no período de dezembro de 2005 e dezembro de 2006, quando o ex-gestor estava no exercício do cargo público.

Vando Torquato impetrou pedido de habeas corpus pedindo a extinção da punibilidade referente ao processo pela prescrição da pretensão punitiva do Estado, considerando ter transcorrido período superior a 12 anos entre a data do fato e a data do recebimento da acusação. Ele também alegou não ter sido notificado antes de receber a denúncia para apresentação de defesa prévia.

Mesmo não aceitando a argumentação da defesa do ex-prefeito de prescrição da pretensão punitiva, o desembargador considerou que a ausência de notificação de Torquato antes de receber a denúncia para apresentação de defesa prévia se configurou como causa de nulidade absoluta por desrespeitar a garantia constitucional do contraditório e o direito à ampla defesa.

“A ausência de notificação antes do recebimento da denúncia consubstancia vício insanável por ofensa aos princípios da ampla defesa e do devido processo legal, a ensejar nulidade absoluta mesmo que o acusado não mais detenha o cargo de prefeito”, diz a decisão que estabeleceu a suspensão do andamento da ação penal contra o ex-prefeito.

25 de mar. de 2024

Fernanda Hassem e grupo político se filiam nesta segunda-feira (25) no PP com aval do governador Gladson


A atual prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, o vice-prefeito Carlinhos do Pelado e a chefe de gabinete, Suly Guimarães, filiam-se nesta segunda-feira (25) ao Progressistas em um evento que promete a presença de diversas lideranças.

O evento, agendado para esta segunda-feira, às 17h na capital, mostra a força da atual prefeita Fernanda Hassem, que foi reeleita em 2020 até então pelo PT, onde acabou sendo expulsa por infidelidade partidária por apoiar o governador Gladson Cameli à reeleição. Além disso, a entrada do vice e da chefe de gabinete, Suly Guimarães, escolhida como sucessora por Hassem mostra um movimento estratégico para garantir sua posição e influência, já que deve ser candidata a deputada federal em 2026 pelo PP.

A filiação do grupo político da prefeita acontece após críticas fortes da ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, atualmente deputada federal pela sigla. Socorro Neri chamou a entrada da prefeita Fernanda de “tapetão” em um grupo do WhatsApp do Progressistas. As críticas de Neri resultaram em uma nota assinada pelo governador Gladson Cameli, maior liderança da sigla no Acre, afirmando que a decisão de aceitar a filiação de Fernanda foi tomada de forma colegiada pelos dirigentes da sigla.

Portaria do Mapa reconhece nacionalmente 16 estados e o Distrito Federal como áreas livres de febre aftosa sem vacinação

A normativa passa a valer a partir de 02 de maio


Portaria do Mapa reconhece nacionalmente 16 estados e o Distrito Federal como áreas livres de febre aftosa sem vacinação


MAPA - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta segunda-feira (25) a Portaria nº 665, que reconhece nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.  

A Portaria ainda proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nessas unidades da Federação e, também, restringe movimentação de animais e de produtos desses locais para as demais áreas que ainda praticam a vacinação no país. 

A proibição do trânsito de animais permanecerá em vigor até que a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) conceda internacionalmente o reconhecimento do status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades da Federação. 

 A normativa publicada hoje passa a valer a partir de 02 de maio.


PROCESSO

O processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação está previsto no plano Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA). A meta é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.  

Para realizar a transição de status sanitário, os Estados e o Distrito Federal atenderam aos critérios definidos no Plano Estratégico, que está alinhado com as diretrizes do Código Terrestre da OMSA. 

Já para a conquista do reconhecimento internacional, a Organização exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses. 

O reconhecimento como sem vacinação abre caminhos para que os produtos pecuários oriundos destes Estados possam acessar os mercados mais exigentes do mundo. 

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). 


CAMPANHA

Em abril será realizada a última imunização contra aftosa nos estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do estado do Amazonas.  

Já para os estados que não irão suspender a vacinação, que é o caso do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, as etapas de vacinação contra a febre aftosa em 2024 continuam nos meses de maio e novembro. 

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 mL na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina. 

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser realizada nos prazos estipulados pelo serviço veterinário estadual. 

Em caso de dúvidas, a orientação é buscar esclarecimentos junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. 

Vereador Dikim vai se desfiliar do MDB



O Vereador Manoel Jerônimo Bento da Silva mais conhecido como Dikim, comunicou hoje (25), para seus correligionários que está se desfiliando do partido, o MDB.

Filiado desde 2020, o destino do vereador provavelmente é o Partido (PP).

Dikim integra um grupo que apoia a pré-candidatura do ex-prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno.

Lembrando que a data limite para filiações e solicitações de afastamento é dia 06/04/2024.

Abaixo o editor do blog facilita a vida de quem a sim desejar informando modelo de pedido de desfiliação e comunicado para a 5ª Zona Eleitoral da Comarca de Tarauacá – Acre requerendo que as baixas necessárias seja efetuadas.


EXCELENTÍSSIMO(A) SR(A) PRESIDENTE MUNICIPAL DO (PARTIDO EM QUESTÃO) DE TARAUACÁ – ACRE



Eu, FULANO DE TAL, solteiro, vereador, inscrito no CPF sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, RG nº  000000 SSP/AC, e título de eleitor nº 000000000000, Zona 005, Seção 0003, residente e domiciliado nesta cidade, venho respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer a minha desfiliação deste partido em caráter irrevogável e irretratável, com fulcro no artigo 22-A, parágrafo único, inciso III da Lei 9.096/95.



Termos em que,

Peço deferimento.

Tarauacá – Acre, 25 de março de 2024.



FULANO DE TAL

Requerente


*********************************************************************************


EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUÍZ DA 5ª ZONA ELEITORAL DA COMARCA DE TARAUACÁ – ACRE


Eu, FULANO DE TAL, solteiro, vereador, inscrito no CPF sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, RG nº 000000 SSP/AC, e título de eleitor nº 000000000000, Zona 005, Seção 0003, residente e domiciliado nesta cidade, venho respeitosamente à presença de Vossa Excelência informar minha desfiliação do Partido (COLOCAR O NOME DO PARTIDO), conforme requerimento anexo, com amparo no artigo 22-A, parágrafo único, inciso III da Lei 9.096/95, requerendo que sejam procedidas as baixas necessárias nos arquivos desta zona Eleitoral.


Termos em que,

Peço deferimento.

Tarauacá – Acre, 25 de março de 2024.



FULANO DE TAL

Requerente




Voos já ficam mais caros com custo da aviação sustentável

Objetivo comum é limpar uma indústria da aviação que durante um século dependeu de combustíveis fósseis para funcionar



Por Bloomber
g - A indústria aérea global há muito tempo alerta que os passageiros acabarão pagando parte dos US$ 5 trilhões de custos da descarbonização dos voos. Chegou a hora.

O governo de Singapura anunciou um imposto sobre as tarifas aéreas para financiar compras de combustível de aviação sustentável, enquanto a vizinha Malásia autorizou as companhias a cobrar uma taxa de carbono dos passageiros a partir do próximo mês.

Na Europa, as companhias aéreas este ano perderam um quarto de sua licença de emissões gratuitas, a primeira de uma série de reduções que já parecem pressionar os preços das passagens.

“Entramos em uma nova era”, disse Rico Luman, economista de transporte e logística do ING em Amsterdã. “Voar vai ficar mais caro.”

Embora as políticas variem de país para país, o objetivo comum é limpar uma indústria da aviação que durante um século dependeu de combustíveis fósseis para funcionar. As companhias aéreas temem que, a menos que demonstrem que levam a sério a redução das emissões, enfrentarão multas, limites de voos ou — pior ainda — serão impedidas de voar.

O combustível de aviação sustentável feito a partir de óleos usados ​​ou matérias-primas agrícolas, como o etanol, é a principal aposta da indústria para atingir sua meta de emissões líquidas zero até 2050. Mas o novo combustível é escasso e pode custar mais que o dobro do preço do querosene de aviação, deixando às companhias aéreas pouca escolha a não ser repassar o custo aos passageiros.

Isso significa pouco alívio de preços para os passageiros que foram atingidos pela alta das passagens desde que as viagens aéreas foram retomadas após a pandemia. Agora, também terão de pagar para neutralizar a pegada de carbono da aviação.

“Essa mudança é cara”, disse em entrevista Kiri Hannifin, diretor de sustentabilidade da Air New Zealand. 


Projeções

A Air New Zealand pretende que o combustível sustentável (SAF, na sigla em inglês) represente cerca de 20% do seu consumo total até 2030, uma das metas mais ambiciosas do setor. Delta Air Lines, Cathay Pacific Airways e Qantas Airways estão entre as que miram 10% até o final da década.

O SAF pode reduzir as emissões em até 80%. O combustível mais verde é essencial para reduzir as emissões dos voos longos porque os aviões elétricos não têm autonomia suficiente e a propulsão a hidrogênio não deve ter um impacto significativo durante décadas.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo calcula que a transição da aviação para emissões líquidas zero exigirá investimentos de até US$ 5 trilhões até 2050. Mesmo na indústria do turismo, que tem mais a perder, muitos reconhecem que os passageiros não podem escapar de pagar parte da conta.

EUA pedem para a Ucrânia parar de atacar refinarias russas

 


Os Estados Unidos pediram para a Ucrânia parar de atacar a infraestrutura de energia da Rússia. O motivo seria a possibilidade de a postura elevar os preços de petróleo no mundo. A informação foi publicada pelo jornal Financial Times.

A reportagem ouviu pessoas próximas à Casa Branca. De acordo com essas fontes, que não se identificaram, o alerta do governo norte-americano tinha um foco específico: os seguidos bombardeios das forças ucranianas em refinarias. Esses ataques têm sido promovidos principalmente com a mobilização de drones. Uma das principais razões do temor do governo Joe Biden tem relação com uma possível queda nas exportações da Rússia.

Embora isso fosse prejudicar Moscou financeiramente, os mercados globais também seriam afetados negativamente. Com menos petróleo à disposição, os preços aumentariam, incluindo o da gasolina nos Estados Unidos. Esse cenário poderia representar mais um obstáculo a Biden na busca pela reeleição.


FONTE: BandNews

Nota do Blog: O tal do ocidente com seu representante mor a tal da OTAN (NATO), poderia parar de fazer piada com coisa séria. Tem jovens morrendo de ambos os lados lá. O que uma eleição não faz heim?

Bisfenol A (BPA): o que é, riscos e como identificar



Tuasaude - O bisfenol A, também conhecido pela sigla BPA, é um composto muito utilizado para fazer plásticos de policarbonato e resinas epóxi, estando comumente presente em recipientes para armazenar comida, como tupperwares, garrafas de plástico ou latas de conserva.

Embora o BPA esteja presente apenas nos recipientes, quando esses recipientes são expostos a temperaturas elevadas ou quando entram em contato com alimentos muito quentes, o bisfenol A acaba sendo liberado e pode, contaminar o alimento, podendo trazer alguns riscos para a saúde como diminuição na produção de espermatozoides, desenvolvimento de cistos nos ovários, alterações nos movimentos do intestino e, até, malformações no embrião, no caso de grávidas.

Além de estar presente em embalagens de alimentos, o bisfenol também pode ser encontrado em alguns brinquedos de plástico, produtos de cosmética e papel térmico.


Imagem ilustrativa número 1

Possíveis riscos para a saúde

Os possíveis riscos do bisfenol A para a saúde têm sido muito estudados e, de acordo com alguns estudos, a contaminação dos alimentos por BPA pode, de fato, aumentar o risco de desenvolvimento de problemas de saúde, como:


1. Problemas gastrointestinais

Quando é consumido, o bisfenol A tem um contato imediato com o trato gastrointestinal e, uma vez que é um local de fácil absorção, existe um elevado risco de alterações, especialmente o aparecimento de doenças inflamatórias crônicas.

O BPA também parece causar alterações nos movimentos intestinais, além de facilitar o aparecimento de lesões na mucosa gástrica e intestinal. Em casos mais graves, o consumo de BPA parece potenciar o aparecimento de câncer no estômago ou no intestino.

Além disso, uma parte do BPA também pode ser transportada até ao fígado, onde pode provocar alterações hepáticas.


2. Alterações hormonais 

Algumas investigações apontam que o consumo de bisfenol A pode causar alterações hormonais que acabam diminuindo a produção de espermatozoides e aumentando o risco de câncer na próstata. Nas mulheres, o BPA parece aumentar o risco de aparecimento de cistos nos ovários, assim como câncer de mama.


3. Déficit de atenção e hiperatividade

O consumo prolongado de bisfenol A nas crianças pode provocar alterações de comportamento como a desatenção e a hiperatividade e, em alguns casos, pode também facilitar crises de ansiedade e o aparecimento de depressão.

Além disso, foram observadas alterações a nível cerebral nos bebês e nas crianças expostas ao BPA, que acabam provocando défices no desenvolvimento e alterações na memória.


4. Malformações do embrião

A exposição da mulher grávida ao bisfenol A pode provocar malformações no bebê, que acabam resultando no mau desenvolvimento dos órgãos, diminuição dos batimentos cardíacos e, em alguns casos, aborto espontâneo.


Como identificar o BPA nas embalagens

Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.

Os produtos plásticos mais utilizados e que contêm bisfenol são os utensílios de cozinha como mamadeiras, pratos e recipientes de plástico, estando presentes também em CDs, utensílios médicos, brinquedos e eletrodomésticos.


Como evitar o uso de BPA

Para diminuir o contato com o bisfenol A deve-se utilizar recipientes de plástico sem BPA, BPA free, ou optar pelo uso de recipientes de vidro ou de bambu, especialmente para embalar comida. Além disso, é também recomendado evitar esquentar a comida em recipientes de plástico e não consumir alimentos que estejam em embalagens amassadas ou rompidas.


Qual a quantidade permitida de BPA

A quantidade máxima recomendada, nos adultos, do consumo de bisfenol A, para evitar danos à saúde, é de 40 μg a 5 μg/kg de peso corporal por dia, enquanto nos bebês e crianças é de 0,875 µg/kg.

Embora sejam necessários mais estudos para saber quais os riscos associados ao BPA, é importante que o seu consumo seja evitado substituindo, por exemplo, o material das embalagens usadas, para prevenir possíveis complicações na saúde.

22 de mar. de 2024

“Não teria presente melhor”, diz Bolsonaro ao desembarcar na capital acreana e ser recepcionado por apoiadores


Já passava das 22h quando a aeronave da que trazia o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), tocou o solo acreano e levou centenas de apoiadores de Bolsonaro ao deliro no saguão do aeroporto Plácido de Castro.

Acompanhado do senador Marcio Bittar (UB) e do deputado federal Roberto Duarte, Bolsonaro e Michelle cumprimentaram apoiadores e políticos, entre eles o prefeito da capital Tião Bocalom, o senador Alan Rick e os deputados federais Eduardo Velloso e Cel. Ulysses.

Em seu primeiro contato com a imprensa local, o ex-presidente, falou de sua vinda ao Acre e da expectativa para as agendas que deve cumprir no estado.

Bolsonaro agradeceu ao carinho dos seus apoiadores e disse que a recepção deles no aeroporto era um seu melhor presente. A fala do ex-presidente se dar pelo motivo dele está completando 69 anos nesta quinta-feira, 21.

“Que festa linda. Não teria presente melhor para receber em meu aniversário, a não ser este, o carinho e o amor dos acreanos”, celebrou ele.