14 de jul. de 2024

China sanciona empresas dos EUA por venda de armas a Taiwan


A China tomou contramedidas sancionando seis empresas norte-americanas relacionadas à defesa e cinco executivos seniores após os EUA anunciarem recentemente outra venda de armas para a região de Taiwan, na China.

As seis empresas alvo das contramedidas de Pequim, que entraram em vigor a partir de sexta-feira, são Anduril Industries, Maritime Tactical Systems, Pacific Rim Defense, AEVEX Aerospace, LKD Aerospace e Summit Technologies Inc. As propriedades móveis e imóveis dessas empresas, bem como outros tipos de ativos na China, serão congelados, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

Os cinco executivos seniores incluem três da Anduril Industries: o CEO Brian Schimpf, o Diretor de Operações Matthew Grimm e o Vice-Presidente Sênior de Defesa Global Gregory Kausner. Os outros dois são da AeroVironment: Wahid Nawabi, presidente do conselho, presidente e CEO da empresa, e Kevin McDonnell, vice-presidente sênior e CFO.

As propriedades móveis e imóveis desses executivos, bem como outros tipos de ativos na China, serão congelados. Todas as organizações e indivíduos na China estão proibidos de realizar transações, cooperação e outras atividades com eles.

Além disso, os cinco executivos seniores terão vistos ou entradas negadas na China, incluindo Hong Kong e Macau. As contramedidas ocorrem menos de um mês após a China sancionar entidades e executivos seniores da Lockheed Martin pelo mesmo motivo.

A China tem manifestado em várias ocasiões sua firme oposição à venda de armas pelos EUA para a região de Taiwan, afirmando que tais ações são sérias violações do princípio de uma só China e dos três comunicados conjuntos China-EUA.


FONTE: China Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.