Por Gustavo Saba Manzo - O Comando de Operações de Defesa Interna (CODI) das Forças Tarefas Conjuntas do Paraguai, composto por todos os ramos militares das Forças Armadas em conjunto com a Polícia Nacional, o Ministério Público, a Secretaria Nacional Antidrogas e outras entidades de controle do estado paraguaio , intensificaram suas ações no departamento norte de Canindeyú, que faz fronteira com o Brasil.
As maiores atividades foram realizadas na chamada subárea de pacificação nº 5, que recebeu recentemente a visita do Ministro da Defesa Nacional, General (R) Óscar González, juntamente com o General do Exército, César Moreno Landaira; após os últimos incidentes na área onde um helicóptero da Força Aérea Paraguaia foi alvejado durante uma operação e oficiais ficaram feridos, nenhum deles gravemente.
Na última semana foi realizada a Operação Delta II, onde foram destruídos 107 hectares de cultivos ilegais de maconha, 21 campos de coleta e processamento de drogas, 653 quilos de sementes de maconha e 5.450 quilos de maconha pronta para comercialização. No que seria uma perda de US$ 9.797.000,00 para as organizações criminosas que atuam no departamento de Canindeyú.
Além disso, no departamento de Amambay, também na fronteira com o Brasil. Foi realizada a Operação ECO IV, com impacto às organizações criminosas de US$ 2.671.500 após a destruição de 27 hectares de plantações de maconha, com a retirada do mercado de 7.800 quilos de maconha picada, 250 quilos de maconha prensada e 100 quilos de sementes de a mesma substância ilegal em 12 campos.
Em contato com a Zona Militar, o Ministro González afirmou que o ataque ao helicóptero da FAP a serviço das Forças-Tarefa Conjuntas era uma consequência esperada. “ Está sendo feito um trabalho intenso na área, daí o ataque, esses grupos se sentem encurralados e reagem. Continuaremos com uma forte presença tanto no norte como no sul para acabar com estes grupos criminosos ”, disse o responsável pela pasta da Defesa Nacional.
Tradução cibernética - BTN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.