14 de out. de 2024

Especialista destaca pecuária acreana no mercado nacional: “Constante no crescimento e na qualidade”


Por Wanglézio Braga - A pecuária do Acre tem se consolidado como referência no mercado nacional, principalmente pela evolução contínua de seu rebanho. Essa é a avaliação de Antonio Carlos, especialista e membro do Colegiado de Jurados das Raças Zebuínas da ABCZ, responsável por julgar exposições e prestar consultorias em fazendas na área de genética. Desde 2012, Antônio visita o estado, acompanhando de perto o desenvolvimento da pecuária local.

“O crescimento é constante. O rebanho do Acre e a seletiva dos animais PO, como Nelore e SINGE, estão em plena evolução. Cada ano que passa, isso se torna mais evidente, e essa melhoria impacta diretamente a base do gado comercial. Estão aprimorando a genética e se destacando muito no cenário nacional”, ressaltou o especialista.


Em comparação com outras regiões do Norte, Antônio Carlos lembra que já em 2012 se surpreendeu com a qualidade dos animais PO do Acre. “Eu vi muita qualidade no rebanho seletivo. No entanto, essa surpresa não é tão grande quando lembramos que, em 1970, Rubico de Carvalho, um dos maiores selecionadores de zebuínos, foi responsável por trazer essas raças da Índia para o Brasil. Ele teve fazenda no Acre e trouxe consigo um rebanho de Nelore, por tanto, o rebanho acreano é bom porque tem uma base sólida, e essa evolução foi acompanhada ao longo dos anos”, destacou.

O especialista é categórico ao afirmar que o rebanho PO do Acre não fica atrás dos principais criadores do país. “Está no mesmo nível dos maiores selecionadores do Brasil. A qualidade é competitiva e equiparada aos grandes centros de criação”, concluiu.

Com essa base sólida e a constante evolução genética, a pecuária acreana segue ganhando espaço e reconhecimento no mercado nacional, reforçando sua importância para o desenvolvimento econômico da região. No Dia Nacional da Pecuária, comemorado hoje (14) serve como reflexão tanto para o poder público quanto para os criadores e a sociedade. Além de políticas públicas para melhorar ainda mais o setor, é preciso reconhecer quem faz desse setor econômico um grandioso e poderoso mote econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.