O empreendedor que ensina na prática
Por Reginaldo Palazzo - Obviamente um evento dessa magnitude que é a Tarauacá Rural Show não se faz sozinho, é necessária uma equipe parceira, organizada e principalmente com competência e entusiasmo, e ajuda a agregar resultados atingindo assim o objetivo que é o sucesso do empreendimento.
Mas, se até um barco de competição precisa de um comandante que dita a proa e o ritmo, imagina toda a matemática de uma Feira Agropecuária onde diversos fatores podem alterar o resultado, dado que se envereda por áreas que não diz respeito somente a exatas.
Essa cabeça pensante, aguerrida, persistente é conhecida na cidade de Tarauacá por Zé Filho.
Agricultor, empresário, empreendedor e agora na seara política, Zé Filho dita perseverantemente o compasso do resgate da feira após meio século.
Visionário, Zé que é bem quisto no mitiê agropecuário, entende que apesar do vento que atualmente sopra contra qualquer pessoa quando acorda se liga instantaneamente ao agro no momento que escova os dentes para tomar café.
Hoje em dia dado o início e com parcos recursos é preciso ‘pensar fora da caixa’, e nisso, Zé vem se mostrando especialista.
Um obstáculo atrás do outro, não importa, o negócio é contornar ou até derrubar.
O certo, em um município que respira agro.
Já se nota uma mudança no pensamento das pessoas que começam a se render ao pensamento desenvolvimentista dos envolvidos.
Poucas pessoas notam, mas nos últimos anos um comércio que cresceu muito na cidade foi o do ramo agropecuário.
Há 10 anos atrás contava-se nos dedos de uma mão a quantidade de lojas que atendia esse público.
Agora, temos Laço de Ouro, Casa da Lavoura, Bicho do Mato, Casa da Ração e outras tantas que fazem com que o presídio não tenha 09 andares, gerando uma coisa muito importante para o município, emprego!
Isso sem contar os ‘Pet Shops’.
O número crescente de cidadãos tarauacaenses se dedicando ao estudo da veterinária é outro ponto positivo para um engrandecimento socioeconômico do município.
Isso se traduz em uma palavra, dignidade.
Não tem coisa melhor no mundo que um pai de família poder sustentar sua casa.
Vestuário
Outro ramo notório em seu crescimento é o do vestuário típico.
O tarauacaense pode agora encontrar botas, chapéus fivelas etc. nas próprias ruas do seu comércio, não necessitando mais ir a Rio Branco ou comprar pela internet pagando frete.
O caminho trilhado até agora está sendo curto e árduo, pois estamos ainda na terceira edição do resgate, mas como diria o astronauta Neil Armstrong, um pequeno passo para o homem do campo, um salto gigante para a sociedade tarauacaense.
Quase imperceptível pra quem não conhece
Mas uma das coisas que passa desapercebido para os leigos é a evolução genética dos animais. Não é um processo rápido, demanda tempo, mas já se nota uma evolução nesse importante quesito na pecuária tarauacaense, pecuária essa merecedora de todas as atenções, seja pela iniciativa privada, seja pelo poder público, haja vista ser reconhecida por ser a pioneira na criação de gado no Estado do Acre.
E assim vai, de grão em grão a produtividade vai crescendo paralelamente com o aumento da resistência da saúde animal e consequente rentabilidade de todo um sistema.
Geração
Uma feira que gera de tudo, filhotes, negócios, contatos, aprendizado e sorriso, sim sorriso, principalmente o estampado no rosto do vendedor ambulante, autônomos anônimos que com essa renda extra pode sanar uma dívida, comprar um presente de aniversário para um filho e o mais importante, se sentir útil.
Que a Tarauacá Rural Show não seja interrompida como já em outras épocas, e que nessa matemática o sinal de mais seja o sol que ilumina os caminhos dos pequenos, médios e grandes agricultores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.