20 de out. de 2025

O “palacete” dos Ruelas e a apatia dos Zé Ruelas

Sob a égide de Deus a teimosa construção se mantém em pé


Por Reginaldo Palazzo - “Eu sou 'quiném' vara verde seus Zé ruelas, eu envergo, mas não quebro, ainda vou aperrear as vossas mentes por muito tempo ainda” parece dizer a ruína da casa onde outrora foi a residência de alvenaria construída no início da década de 40 para Joaquim Maria Ruela, importante seringalista no centro de Cruzeiro do Sul onde presenciei essa cena no último final de semana,

Foto matéria do AC 24h otimizada por IA

Local da sede do Seringal Centro Brasileiro, construída pelo antigo proprietário Antônio Marques de Menezes – vulgo “Pernambuco”, antes de 1900. Onde posteriormente seria erigida a Casa dos Ruelas, portanto, não é a construção mais antiga de Cruzeiro do Sul, mas é como se fosse, pois foi construída no lugar da mais antiga, sendo considerada por Antonio Franciney de A. Rocha historiador, o “marco zero” de Cruzeiro do Sul. 


Não sei em que pé está a situação dessa ruína, mas se não tiverem uma postura de gestor no sentido denotativo da palavra ela é que não vai ficar em pé por muito mais tempo.


Enraizada de maneira errada
Preservar ela, é manter a memória de toda uma sociedade conectada ao que aconteceu e não presa como sentem alguns. Isso não atrapalha o desenvolvimento de uma cidade de jeito nenhum, muito pelo contrário, atrai olhares, turismo.

Ou arquitetura também não é educação? 




O que significa "Zé Ruela"?

"Zé Ruela" é uma expressão brasileira que é utilizada de maneira coloquial para se referir a uma pessoa considerada simplória, ingênua, ou sem importância. É frequentemente usada de forma carinhosa ou pejorativa, dependendo do contexto. O termo "Zé" é uma forma reduzida e comum de se referir ao nome José, enquanto "Ruela" é uma gíria que indica uma pessoa sem muito tino ou que age de maneira desajeitada. Essa expressão, portanto, conjuga ambos os sentidos, resultando em uma imagem de alguém que não tem muita habilidade ou que se comporta de forma tola.

Prefeitos, governadores de todos os espectros políticos já puderam fazer alguma coisa e não fizeram.

Sempre protelando, postergando suas faltas de atitude.

Foto: AC 24h

Poderiam pelo menos entrar em um acordo para escorá-la.

Como diz o caboco, é bom cuidar porque senão, vai acabar igual a ‘Casa Eléctrica’ de Tarauacá.

'Casa Eléctrica' de Tarauacá - hoje, literalmente tombada!


Do pó foi criada, ao pó retornou.

Mas segundo alguns, nossa economia está “bombando”, então dinheiro não é problema.

Dizem as más línguas que o povo tá engasgado, só não sei dizer se é com essa cena ou com farinha.

Se quiser se aprofundar sobre a Casa dos Ruelas, clique (aqui), ou (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.