1 de nov. de 2009

Relato de uma professora de matemática:




Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei a balconista R$ 2,00 e peguei

na minha bolsa R$ 0,08, pra evitar receber ainda mais moedas.

A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente

sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar R$ 0,50 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso ? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.

Qual o lucro ?

2. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.

Qual é o lucro ?

3. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual o lucro ?

4. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 1990:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00

5. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 2000:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.

Está certo ?

( ) SIM ( ) NÃO

6. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 2009:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.

( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.