1 de nov. de 2009
Relato de uma professora de matemática:
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei a balconista R$ 2,00 e peguei
na minha bolsa R$ 0,08, pra evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente
sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar R$ 0,50 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso ? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual o lucro ?
2. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro ?
3. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual o lucro ?
4. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00
5. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo ?
( ) SIM ( ) NÃO
6. ENSINO DE MATEMÁTICA EM 2009:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00
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