O golpe, identificado pela empresa de segurança digital Kaspersky, usa de links maliciosos para disseminar a fraude
Reprodução
Um novo golpe está circulando no WhatsApp dessa vez fazendo uso do álbum de figurinhas da Copa do Mundo da Rússia. O golpe, identificado pela empresa de segurança digital Kaspersky, usa de links maliciosos para disseminar a fraude que consiste em oferecer o álbum com 100 figurinhas, se o usuário responder uma pesquisa e compartilhá-la com amigos.
Ao receber a mensagem falsa e clicar no link, o usuário é direcionado para uma página online e com a promessa de um suposto álbum. Ao completar os passos, responder o questionário solicitado e compartilhar a mensagem com seus contatos, o usuário será redirecionado a páginas suspeitas, que podem coletar dados pessoais.
Além disso, o perigo também gira em torno de o usuário ser cadastrado, sem estar consciente, em serviços premium, ou simplesmente ser redirecionado para uma página com inúmeras propagandas o que vai causar prejuízos financeiros. É com a exibição de anúncios que os criminosos garantem a monetização do golpe, segundo a empresa.
“Com a proximidade de mais um grande evento, veremos muito mais golpes usando essa temática”, diz Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil. “Em 2014, quando o campeonato aconteceu no Brasil, vimos os golpistas usarem essa tática muito antes da realização dos jogos. Mas nessa edição em específico, vimos que o tema não despertou muito interesse, o que fez com que esses golpes aparecessem de forma tardia”, completa.
A assessoria diz que não usa “aplicativo para enviar mensagens para seus usuários e trabalha cuidadosamente para reduzir as mensagens indesejadas que chegam por meio de seu sistema”.
O WhatsApp recomenda bloquear o remetente, desconsiderar a mensagem e apagá-la. E para evitar mais danos, nunca compartilhe esse tipo de mensagem suspeita oferecendo serviços inéditos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.