12 de jan. de 2017

Prefeitura cria Controladoria Geral do município de Tarauacá


Elivânio Maia é o responsável pela Controladoria Geral (Foto: Vitório Silva)

Da Assessoria - A prefeita Marilete Vitorino anunciou a criação de um órgão municipal que terá a função de atuar de forma preventiva, concomitante e posterior aos atos administrativos visando assistir e auxiliar à gestão municipal no desempenho de suas atribuições. Este auxílio é quanto aos assuntos e providências que, no âmbito do Poder Executivo, ajudar a seção governamental frente às operações de natureza contábil , orçamentária e financeira, produzindo o controle interno, a auditoria interna, a prestação de contas e o incremento da transparência da gestão no âmbito da administração. 

Para isso foi criada a Controladoria Geral do Município - CGM, composta por 4 membros. Elivânio Maia Costa, assistente social, 39 anos, casado, pós graduado em gestão social e politicas no Brasil será o diretor Geral. Além dele,  o órgão é composto por mais 3 membros. Professores Deise Catão e Jânio Melo da Secretaria Municipal de Educação e Neto Gaudêncio, pela Secretária Municipal de Saúde. 

Para Elivânio O controle interno, quando bem estruturado e atuante constitui-se na própria presença do gestor público nos diferentes setores de sua administração. 

"A Controladoria é o olho do próprio gestor a visualizar as mais variadas situações que envolvem a administração, permitindo assim realizar os ajustes necessário em suas próprias ações de governo, evitando o desperdício do dinheiro público, corrigir os rumos das ações e garantir prestações de conta a sociedade", disse. O controle interno funciona como um tipo de anjos da guarda do administrador público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.