2 de nov. de 2015

CAPTAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA É REALIZADA EM INSTITUIÇÕES DE CRUZEIRO DO SUL


Para se tornar doador voluntário a pessoa precisar se dirigir até o hemonúcleo local e se cadastrar no REDOME e ter de 18 a 55 anos de idade



Erisney Mesquita - A captação é realizada pela Associação Amigos do Transplante de Medula Óssea – ATMO de Rondônia.


A ATMO, com sede em Porto Velho (RO), realizou palestras e orientações aos militares do corpo de bombeiros de Cruzeiro do Sul (AC)  sobre cadastros e capitação de material genético para o Banco Nacional de Doadores. O encontro aconteceu na manhã dessa quinta-feira (29).

Vídeos com histórias reais de pessoas que aguardam  por um transplante foram mostrados, e até mesmo de pacientes que perderam a luta contra o câncer na fila de espera. A soldado Luciana e o Sargento S Morais entenderam o recado.

“É um ato de solidariedade, de amor ao próximo.  Eu aconselho que todo mundo faça, pois estamos ajudando quem necessita”, disse.

“ É importante que todos nós possamos ser doadores e ajudarmos outras pessoas a viverem com mais dignidade”, falou.

Para se tornar doador voluntário a pessoa precisar se dirigir até o hemonúcleo local e se  cadastrar no REDOME (Registro de Doadores de Medula) e ter de 18 a 55 anos de idade, que não tenha AIDS ou câncer. Para o tenente Rômulo,  salvar vidas também é o lema e doutrina da profissão.

“Nós julgamos como um ato de extrema importância. Nós, como Corpo de Bombeiros, que temos a missão de salvar vidas, nada mais oportuno que essa palestra em nossa corporação e nosso efetivo aderiu a essa campanha”, destacou.

O objetivo da ATMO é alcançar o número de 2500 cadastros no estado do Acre. De acordo com Lindemberg Oliveira, representante da Associação Amigos do Transplante de Medula Óssea, hoje o acre tem apenas 2000 doadores. Ele explica que a pessoa se cadastra uma única vez na vida e fica no banco de dados até os 60 anos.

“A meta do estado do Acre é de 2500 pessoas cadastradas, isso não significa apenas números, são pessoas sensibilizadas com essa ação”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.