9 de nov. de 2015

BRASIL É O QUINTO PAÍS COM MAIS ASSASSINATOS DE MULHERES


Levantamento do Mapa da Violência comparou a taxa de violência contra a mulher em 83 países

A modelo e dançarina Ana Carolina de Souza Vieira assassinada pelo ex-namorado Anderson Rodrigues Leitão em São Paulo. - Treze mulheres são assassinadas por dia no Brasil. Um terço delas, como a modelo Ana Carolina de Souza Vieira, são mortas pelos atuais ou ex-companheiros(Facebook/Reprodução)

Kalleo Coura -Na última quarta-feira, o corpo da modelo Ana Carolina de Souza Vieira foi encontrado no apartamento em que ela morava no Sacomã, na zona sul de São Paulo. Ela tinha sido estrangulada pelo ex-namorado. Todos os dias, treze mulheres têm o mesmo destino de Ana Carolina: a taxa de 4,8 assassinatos de mulheres para cada 100.000 habitantes coloca o Brasil na quinta colocação do ranking mundial desse tipo de crime, atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia.

Ranking de mulheres assassinadas em diferentes países

O retrato desse cenário está no Mapa da Violência 2015: Homicídio de mulheres no Brasil, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e lançado nesta segunda-feira. Ele mostra que nos últimos dez anos o número de mulheres assassinadas passou de 3.937 para 4.762, um crescimento de 21%. Uma em cada três desses crimes foram cometidos por atuais ou ex-companheiros.


O modo como as mortes de mulheres ocorrem também reflete o peso da violência doméstica: menos da metade delas é por armas de fogo, e 27% acontecem dentro de casa. No caso dos homens, 73% são assassinados com armas, e apenas 10% na própria residência. As mortes de mulheres por estrangulamento ou com uso de objetos cortantes são duas vezes mais frequentes do que as masculinas, o que, segundo especialistas, indica os chamados "crimes de ódio".

Número e taxa de mulheres assassinadas


O relatório também compara os índices de assassinatos em todos os estados brasileiros de 2006 a 2013. A escolha da data não foi aleatória: 2006 foi o ano em que entrou em vigor a Lei Maria da Penha, que tinha o objetivo de diminuir a violência contra a mulher. Quando se trata dos assassinatos, os números são desanimadores. Em apenas cinco estados (Rondônia, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro), as taxas diminuíram. Em Roraima, chegaram a quadruplicar. Na Paraíba, triplicaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.