6 de ago. de 2025

Denúncia, 'Festival de Verão' e PL relativo à saúde foram debatidos hoje pelos vereadores


Câmara Municipal de Tarauacá – Com projetos sob análise devido estarem em tramitação e sem mais nenhum projeto de Lei para votar na Sessão Ordinária de hoje (06), os vereadores iniciaram seus discursos após aprovação da ata da última Sessão Ordinária.

Grave denúncia foi proferida hoje na Tribuna pelo vereador Isaac Moura, na qual, possível maquinário do executivo municipal estaria sendo usado para benefício de propriedade particular, causou espanto entre os pares.

O fato teria ocorrido no ‘Ramal do Floriano’ e contou com a anuência de um coordenador da prefeitura.

Diante disso, o vereador Chagas Batista instou seus colegas a convidarem o Secretário de Obras e coordenador responsável pela manutenção de ramais para comparecerem à Câmara Municipal para dar explicações, além de irem verificar o ocorrido em loco.

O convite foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes à Sessão.

Outro convite aventado pelo mesmo vereador e aprovado também por unanimidade, foi para a gestora estadual do DERACRE explicar o porquê da pista de pouso em Tarauacá estar sem balizamento.

Debatido também na plenária e que partiu do vereador Totó, foi a falta de banheiro para os banhistas durante a semana no ‘Festival de Verão’.

O vereador levantou que só há banheiros químicos durante os finais de semana, e os que haviam atrás dos bares foram retirados por ordem do comando do 7º Batalhão de Polícia por estarem fora das normas ambientais, uma situação inusitada que continuará a ser cobrada pelo parlamento mirim.

A vereadora Janaína Furtado comunicou que abraçará a causa dos portadores de fibromialgia do município, uma condição neurológica crônica que causa sintomas como dor em todo o corpo, aumento da sensibilidade à dor, cansaço, rigidez muscular, dor de cabeça e dificuldades para dormir. A vereadora vai apresentar um Projeto de Lei para instituir o Programa Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Fibromialgia. 

Esse programa é uma iniciativa que visa oferecer um cuidado abrangente e multidisciplinar para pacientes com fibromialgia. Este programa inclui consultas médicas, exames, nutrição, psicologia e terapias em grupo, além de garantir direitos sociais e prioridade em filas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos usuários, promovendo um atendimento humanizado e integrado às suas necessidades individuais e coletivas. Isso fará que o portador seja reconhecido como uma deficiência adequando-se assim a Lei Federal ora sancionada e que passará a ser aplicada a partir de 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.