20 de fev. de 2018

Marinha do Brasil assina o contrato de transferência do HMS “Ocean”


Assinatura do contrato entre as marinhas do Brasil e do Reino Unido

Marinha do Brasil - No dia 19 de fevereiro, em Plymouth – Inglaterra, o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli, representando a Marinha do Brasil (MB), assinou o contrato de transferência do HMS “Ocean” junto às autoridades do Ministério da Defesa britânico.

O “Ocean” foi incorporado à Marinha Real do Reino Unido (RN), em 1998, e projetado para realizar operações anfíbias com helicópteros embarcados e com tropas dos royal marines (fuzileiros navais britânicos). Também foi esboçado para atender a missões de ajuda humanitária, como a ocorrida em setembro de 2017, quando o navio assistiu às populações caribenhas que foram flageladas pela passagem do furacão “Irma”.

Na MB, o HMS “Ocean” será empregado em operações aéreas com helicópteros, operações anfíbias com tropas de fuzileiros navais e em missões de controle de área marítima para proteção de linhas de comunicações marítimas. Conduzirá ainda atividades de apoio logístico, de caráter humanitário, de auxílio a desastres naturais e de apoio a operações de manutenção da paz.

A incorporação do “Ocean” à MB será em 29 de junho, sendo que o processo de transferência do navio tem previsão de ser concluído até o final do mês de julho, com chegada ao Brasil em agosto. Até lá, os tripulantes brasileiros realizarão cursos na RN, em empresas fabricantes dos equipamentos e intensivos treinamentos. O navio também executará serviços de manutenção e docagem em estaleiro britânico.


Dimensões

O HMS “Ocean” possui as seguintes características:
•      Comprimento total: 203,43 m;
•      Deslocamento carregado: 21.578 t;
•      Velocidade máxima mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós;
•      Raio de ação: 8.000 milhas náuticas;
•      Acomodação para tropa: 806 Fuzileiros Navais; e
•      Aeronaves embarcadas: 18 helicópteros.

O navio tem capacidade para operar simultaneamente até sete aeronaves em seu convés de voo, podendo utilizar todos os tipos de helicópteros pertencentes aos esquadrões da Marinha do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.