31 de out. de 2009

Repórter Marilson Maia por telefone com Edvaldo Souza direto de Sena Madureira

Veja o vídeo do assalto em Feijó

SINTEAC/TK COMPLETA 20 ANOS DE EXISTÊNCIA.



Ontem o SINTEAC/TK completou 20 anos de existência.
Participaram de um coquetel pessoas que foram fundadores, os que o administram hoje e alguns convidados.
Acredito ser um momento único para reflexões.
Como estaria a Educação nesse Estado e nesse Município? E Seus funcionários? Suas qualificações e suas remunerações?
Nomes que fazem parte da história de Tarauacá, história tão pisoteada e renegada pelas autoridades. Que isso sirva de lição para os cidadãos do futuro desse Município. O que queremos? Qual nosso objetivo?
Assim como foram lembrados agora seus fundadores, suas lutas e suas conquistas, deverá os de hoje serem lembrados daqui a 50, 70 e 100 anos. Lembrar e reverenciar também são uma forma de manter o desenvolvimento.
Hoje graças ao Governo do Estado, o Acre é conhecido e reconhecido, Plácido de Castro era apenas uma estátua de bronze a mais em uma praça. Hoje o Acre e sua revolução viraram mini-série, vários países de língua portuguesa conheceram a história do povo que lutou para ser brasileiro.
Juntos não nos esqueçamos de Rio Branco, Rondon, Euclides da Cunha, Caxias etc. porque tudo é uma coisa só.

Há 85 anos

31/10/1915

O DR. João Alberto Masô, diretor de obras públicas, deste departamento, faz exposição nesta cidade, do seu mapa do Território do Acre.

Fonte : Diversos dados sobre o Município de Seabra - 1905 - 1943 (atual Tarauacá).
Autor: Anastácio Rodrigues de Farias

BUSCAS AOS DOIS PASAGEIROS CONTINUAM


Local da queda

As buscas pelos dois passageiros que não foram encontrados continuam. A aeronave caiu na água e parte dela ainda está submersa.


Sete passageiros funcionários da Fundação Nacional de Saúde e quatro tripulantes sobreviventes da queda da aeronave da Força Aérea Brasileira C-98 Caravan, na região amazônica na manhã de ontem, desembarcaram no início da tarde desta sexta-feira 30 no município de Cruzeiro do Sul no Acre. Entre os sobreviventes uma funcionária da Funasa que está grávida.

Segundo informações da Infraero, o piloto da aeronave emitiu um sinal de emergência 58 minutos após ter decolado do município acreano. Depois disso, o avião desapareceu dos radares.

Duas pessoas que estavam na aeronave ainda continuam desaparecidas. Índios voluntários da tribo Matis, que vivem na região onde o avião caiu, ajudam as equipes de resgate da Força Aérea Brasileira percorrendo o rio Ituí e rio Novo. Uma das sobreviventes é Nadja Ferreira. Ela conta que ajudou a salvar ao menos nove pessoas que estavam abordo. "Foi tudo muito rápido", disse emocionada

Todos foram medicados ainda no centro de convenções do Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (740 quilômetros de Rio Branco).

Salomão Matos - da redação ac24horas
salomao.matos@gmail.com
Rio Branco, Acre

Coronel Célio diz que assaltantes podem ser de outro estado, dado a ousadia e o modo como agiram




assaltantes atearam fogo em um dos carros na fuga

Continua a caçada aos seis assaltantes da agência do Banco do Brasil no município de Feijó [340 quilômetros de Rio Branco], ocorrido na manhã desta sexta-feira 30. Segundo informações da Policia Militar, os bandidos continuam em fuga pela mata fechada entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó às margens da BR 364.
Depois do assalto ao banco a quadrilha seqüestrou dois funcionários do banco, usando-os como escudo para a fuga e liberou os outros 7 reféns logo na saída do município. Em seguida roubaram uma camionete de propriedade do Deracre e fizeram outros sete reféns, todos funcionários do Departamento de Estradas e Rodagem que trabalham na BR.
Eles seguiam em direção a Rio Branco, mas ao perceber a constante presença do helicóptero João Donato que auxilia as buscas, dando apoio as equipes da polícia por terra, abandonaram os dois veículos que havia roubado, liberaram os funcionários do Deracre e entraram na mata fechada.
Segundo o comandante da Policia Militar do Acre, Coronel Romário Célio, "as buscas vão continuar por toda a noite de hoje vão se entender pela madrugada. "Acreditamos que essas pessoas sejam de outro estado, dado a ousadia e o modo como agiram", disse o coronel.
Ac 24 Hs fotos o Rio Branco

Esperto é o gato que já nasce de bigode.

29 de out. de 2009

INTEGRAÇÃO ENTRE GRUPO DE JOVENS



II ENCONTRO DA JUVENTUDE ENTRE FEIJÓ - TARAUACÁ




No dia 11 de outubro de 2009 aconteceu o II ENCONTRO DA JUVENTUDE ENTRE FEIJÓ - TARAUACÁ, na Chacará do sr. Toinho, na cidade de Feijó.

Veja mais clicando JPH ou gjsonhodepaz

27 de out. de 2009

há 85 anos



27/10/1924
Começa a construção da Capela de São José, nesta cidade.



Fonte : Diversos dados sobre o Município de Seabra - 1905 - 1943 (atual Tarauacá).
Autor: Anastácio Rodrigues de Farias

Ética?

26 de out. de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES VALDOR DO Ó CONCEDE UMA ENTREVISTA A ESSE BLOG, E CONTA SUA VERSÃO DE SUA EXPULSÃO DO PT.




1- Quando e como começou o desgaste com o PT?

Foi em 2004, ao disputar a primeira eleição pelo PT, em 2004, fui um dos candidatos mais votados. Logo após a eleição começou as negociações para Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tarauacá, sendo o meu nome o indicado pelo PT, tanto municipal como regional, em todas as reuniões e negociações sempre o meu nome estava à frente para ser o candidato a Presidente da Casa. Porém, no dia da eleição e posse o Vereador Ezi Aragão – PT se candidatou pela oposição e ganhou a Presidência, contrariando o que o Partido havia decidido. Com tudo isso não foi tomada nenhuma providência.

2- Em 2006 o Senhor se candidatou novamente?

Sim, após dois anos de mandato do Vereador Ezi Aragão, houve nova eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara, onde novamente houve negociação entre os partidos da
FPA - Frente Popular do Acre para que eu fosse o candidato, para surpresa de todos, o Vereador Hugo Júnior do PC do B se lançou candidato da oposição e venceu a eleição, contrariando novamente o acordo que foi feito, nenhum, entenda, nenhum dos Vereadores que contrariou as negociações e as decisões partidárias foi punido.

3- Sua vontade de ser Presidente da Câmara pode ser comparada a que?

A um sonho que agora foi realizado.

4- Por isso o Senhor se sentiu tão lesado?

Agora eu te pergunto: Seria diferente com alguém que me critica?

5- E depois o que aconteceu?

Bom, na eleição de 2008 fui candidato a reeleição pelo PT, apoiando os candidatos majoritários da FPA - Frente Popular do Acre. Ganhei a reeleição e então vi que estava na hora de mostrar que dessa vez não iriam me passar pra trás, poxa também sou da lida, vim do campo, não quero me comparar a Chico Mendes, mas por que também não posso almejar sonhos maiores, ou será que a Frente só usa mesmo o nome do Chico como falam por ai?

6- Ou seja, estava na hora do senhor se impor?

Sim!
Veja bem, em momento algum fui procurado pela coligação para demonstrar apoio a minha candidatura. Somente quatro dias antes da eleição da Mesa Diretora foi feita uma reunião para fechar um acordo para a eleição, porém não compareceram todos os Vereadores, principalmente o vereador do PC do B, o que me deixou desacreditado que fosse fechado algum acordo se as pessoas principais não se encontravam na reunião.
Na Véspera da eleição recebi um telefonema do Senhor Leonardo de Brito, dizendo que o Deputado Moisés Diniz tinha 02 votos para mim e eu falei a ele que tinha dúvidas, pois eu estava convivendo com todos eles aqui e todos queriam ser Presidente, sem contar que o P C do B só tinha um Vereador, ou seja, um voto, pois o Vereador Hugo Júnior estava cassado sem direito até de tomar posse.

7- Como se deu a ligação com a oposição?

Da mesma forma que nas vezes passadas. Simples não!
Como já haviam ocorrido duas eleições da Mesa Diretora com a oposição e nada foi feito, fui convidado pela mesma oposição par ser o Presidente da Câmara, aceitei, conversei com meu companheiro de Partido e concordamos que ficaríamos juntos seja qual fosse à situação. Então quando vi que a nossa coligação tinha mais candidato do que voto eu decidi optar pela oposição para me apoiar como candidato a Presidente juntamente com meu companheiro de Partido, Vereador Ezi Aragão e fizemos a Mesa Diretora da Câmara.

8- E Quais foram às conseqüências?

Após tomar posse, soube que o PT estava instaurando uma Comissão de Ética para punir a mim e ao Vereador Ezi Aragão, que me apoiou, mas estava totalmente irregular e os membros que estavam compondo a Comissão resolveram sair da mesma. Sendo assim foi encaminhado o Processo para a Regional do PT que tomou a decisão sem sequer nos ouvir, baseados somente no que estavam sabendo. Na decisão final o Partido usou dois pesos e duas medidas para o mesmo caso, gerando no mínimo preconceito para com minha pessoa, pois fui expulso do PT, enquanto meu companheiro foi somente punido, conforme sugestão do Senhor Carioca, pelo que ficou claro é ele que dá as cartas, o verdadeiro Imperador II do PT.

9- O Senhor sente falta do PT?

Não! Porque o PT nunca foi presente aqui e principalmente comigo, o PT nunca me ajudou em nada, por isso não posso sentir falta do que nunca tive.
O PT aqui de Tarauacá virou um partido eleitoreiro que só se movimenta em época de eleição, não propõem uma ação, você não vê absolutamente nada.
Além do que, dentro dele não se pode ter opinião própria, veja o que aconteceu com o Deputado Henrique Afonso.

10 - A que o Senhor atribui isso?

Falta de mudanças, o Partido aqui corre muito frouxo. Acredito que fui iludido assim como outros, acho mesmo que fui ingênuo, mas é porque de fora você imagina uma coisa e quando entra é outra completamente diferente.

SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO.

24 de out. de 2009

AGRADECIMENTO




Gostaria imensamente de agradecer a todos os leitores que visitam esse blog, os nacionais e internacionais, principalmente os de língua Portuguesa. Portugal, Angola, Moçambique Cabo Verde que já visitaram e Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe da Beira que tenho certeza um dia me darão o prazer.
A vocês, o me muito obrigado.
Se quiserem entrar em contato meu e-mail está no meu perfil.

Especialista em segurança polemiza ao propor 'passaporte de internet'

Colunista comenta os principais assuntos relacionados a segurança.


Altieres Rohr* Especial para o G1


O diretor-executivo da fabricante de antivírus Kaspersky Lab causou polêmica ao propor um “passaporte de internet”, justificando que o anonimato na rede é um problema. Ele disse que a internet não foi desenvolvida para uso público, mas sim para cientistas, e foi errado introduzi-la à população da mesma forma como era usada por um grupo limitado de pessoas.

Também nesta semana: O plugin do Windows Presentation Foundation (WPF) foi bloqueado pela Mozilla no final da semana passada, juntamente com o plugin do .NET Framework Assistant. Ambos são instalados automaticamente no Firefox pelo Windows Update. Esse último plugin já foi desbloqueado, depois que a Microsoft informou que o mesmo não representa risco. E veja ainda a disponibilização da versão gratuita do AVG 9.0.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

Kaspersky considera que o anonimato na internet é o maior problema de segurança.

Eugene Kaspersky é criticado por sugerir “passaporte de internet”

Em uma entrevista para a ZDNet Asia, o diretor-executivo da fabricante de antivírus Kaspersky Lab propôs um “passaporte de internet”. Para ele, o anonimato na rede é um problema. Ao responder a pergunta da repórter sobre “três coisas que ele mudaria relacionadas a segurança da informação”, Kaspersky limitou-se a responder “o design da internet, isso é suficiente”. Em seguida disse que faria isso porque “há o anonimato”.

“Todo mundo deveria ter e precisar de uma identificação, ou passaporte de internet. A internet foi desenvolvida não para uso público, mas para os cientistas e o exército dos Estados Unidos. Esse era um grupo limitado de pessoas – centenas, ou talvez milhares. A internet foi liberada para o público e foi errado introduzi-la do mesmo jeito”, opina o especialista.

Kaspersky sugere que a internet seja regulamentada internacionalmente. Países que não seguissem ou concordassem com as regras, deixando de criar seus “passaportes de internet” deveriam ser “simplesmente desconectados”. O anonimato seria o grande problema, e, segundo ele, apenas os criminosos são capazes de ficar anônimos na rede.

As afirmações atraíram críticas, que afirmaram a possibilidade de governos autoritários se aproveitarem disso para restringir a liberdade de expressão trazida pela internet. Kaspersky foi forçado a publicar explicações adicionais no site de segurança Threatpost, mantido pela própria Kaspersky.

No site, o especialista voltou a ser criticado. “Eu perdi muitos bons amigos na China [por causa do autoritarismo do governo] e acabar com seus esforços de anonimato em um lugar que precisa um pouco dele para equilibrar as coisas é um ideia terrível”, comentou Chris Boyd, diretor de pesquisa antivírus da empresa de segurança FaceTime, no Threatpost. Boyd opina que não é tão difícil ficar anônimo na rede, e que isso é muito importante para quem não pode expressar suas opiniões livremente.

Na web podem ser encontradas ferramentas que tentam tornar os internautas anônimos ou, pelo menos, aumentar sua privacidade. É o caso da Freenet e do software Tor, que já foi assunto da coluna.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 veda o anonimato.





Mozilla bloqueia dois plugins da Microsoft

A Mozilla bloqueou dois plugins da Microsoft relacionado ao framework .NET e ao Windows Presentation Foundation (WPF). O bloqueio ocorreu na sexta-feira passada (16) devido a uma vulnerabilidade corrigida na semana passada. Entendendo que os componentes são um risco de segurança aos usuários do Firefox, a Mozilla os incluiu em sua lista negra de extensões. No entanto, a Microsoft informou no domingo (18) que o “.NET Framework Assistant” não é vulnerável, e a Mozilla o desbloqueou.

O plugin do WPF continua bloqueado. Apenas usuários que já instalaram as correções estão protegidos. A própria Microsoft sugeriu que ele fosse desativado por quem não pode instalar a correção.

A brecha de segurança em questão foi corrigida no boletim MS09-054. Por meio dela, a Microsoft e a Mozilla acreditavam que uma página maliciosa poderia infectar o sistema dos usuários do Firefox. Usuários do navegador receberam um aviso alertando que o plugin havia sido desativado e que o Firefox deveria ser reiniciado.


O plugin erroneamente bloqueado é o mesmo que em maio causou polêmica por ser instalado pelo Windows Update diretamente no Firefox. Não havia maneira fácil de desinstalá-lo, apenas era possível desativá-lo. Desde então, o plugin foi atualizado para possibilitar sua remoção. O componente do Windows Presentation Foundation também é instalado automaticamente.

>>> Versão gratuita do AVG 9.0 é disponibilizada
A AVG disponibilizou a versão gratuita da versão 9.0 do antivírus. O download pode ser realizado no Baixatudo.

A versão gratuita não dispõe dos recursos de detecção de rootkits, análise de comportamento, modo “games” para não interferir com os jogos e WebShield, uma proteção especializada contra ataques realizados por páginas maliciosas. Esses recursos só estão presentes no AVG Anti-Virus Pro 9.0 e AVG Internet Security 9.0, que são pagos.

A coluna Segurança para o PC de hoje fica por aqui. Volto na segunda-feira (26) para falar das novas funções de segurança e das primeira vulnerabilidades do Windows 7. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de pauta para a coluna, deixe-a nos comentários, abaixo. Bom fim de semana!

* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

Tarauacá na Luta pela aprovação da Pec 300: A Proposta de Emenda Constitucional da Polícia Militar



Tudo no blog da COE

23 de out. de 2009

Convite da Associação Comercial e Industrial de Tarauacá- ACIT



REUNIÃO COM A SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO DO ACRE

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIALA

ENTREVISTA COM O VEREADOR VALDOR DO Ó

2ª FEIRA COLOCAREI UMA ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES O SENHOR VALDOR DO Ó.
O VEREADOR VALDOR CONTARÁ SUA VERSÃO DA SUA EXPULSÃO DO PT
AGUARDEM!

MINHA COLUNA





Lembram?
Lembram dessa frase? “Não faça do seu carro uma arma, a vítima pode ser você”
Até ai tudo bem, mas e se a vítima for uma criança inocente?
PM de Tarauacá tem que ficar mais atenta a excesso de velocidade e motoristas alcoolizados.

Ex-porte II
É com esse prefixo mesmo.
Do jeito que o futebol vai aqui, deixou de ser esporte.
Aqui tem jogador que se diz injustiçado, mas em vez de procurar a justiça procura a internet. Pode? Imagine no futsal que o nome do campeonato é RACHÃO.

CNN e seu Soccer
O que a CNN entende de futebol para julgar técnicos? Se fosse beisebol não diria nada.
Provavelmente devem ter feito um programa de computador e colocaram os dados técnicos. Ai deu Mano claro, saiu da segundona para a primeira. É muita ultrapassagem mesmo.

Perca de voto
A população tarauacaense está insatisfeita com a demora da inauguração do “novo” hospital. Esse negócio de ter que ir a Feijó para tirar um raio X, está deixando muita gente furiosa. Dizem as más línguas que ele vai ser reformado antes de ser inaugurado.
Ano que vem é ano de eleição; Talvez a Frente esteja esquecendo de olhar pra retaguarda.

Ralo a baixo
Também não precisam se preocupar a obra não foi ralo a baixo, porque não tem ralo. Pois é, fontes me informaram que a obra foi feita sem o esgotamento técnico exigido pelo Ministério da Saúde.
O esgoto tem que ser jogado em água corrente, e a mais próxima é no violão.
Vão ter que gastar um dinheirinho a mais.

Período Chuvoso
Está chegando o inverno. E as obras que foram anunciadas para o verão que não tinham sido feitas por causa do inverno?

E o Hino?
Alguém tem que averiguar por que o Hino ainda não está sendo cantado nas escolas como determina a lei. Será que não veio nenhum comunicado ainda da Secretaría de Educação?

JPH - Juventude Padre Hubert lança Blog
O Grupo JPH lançou seu blog (clique aqui) para que todos possam acompanhar seus trabalhos.
Vamos prestigiar esses jovens que tem tanto a desenvolver.
Parabéns




ALGUNS ESCLARECIMENTOS

Megalomania

É um transtorno psicológico onde o doente tem ilusões de grandeza, poder e superioridade. É uma característica do transtorno afetivo bipolar. Também se caracteriza pela obsessão em realizar feitos e atos grandiosos. Megalomania é característica permanente dos sociopatas.

Comprar, comprar e comprar
Você sabia que comprar demais pode ser doença? É chamada de oneomaníaca a pessoa que compra demais.
Muita gente compra para obter status, por necessidade, ou até mesmo por modismo, mas há quem compre pelo simples prazer que esse ato proporciona. Essas pessoas são os chamados consumidores compulsivos e formam 3% da população brasileira.

ESSA TERRA É MUITO BOA, SE PLANTANDO TUDO DÁ




DE UMA SEMENTE OBTIVE ISSO, TOMO SUCO QUASE TODO DIA, SÃO PITANGAS DO MEU QUINTAL. QUEM QUISER MUDA É SÓ VIR AQUI EM CASA, DIZEM QUE É BOM PARA PRESSÃO ALTA.

Comissão amplia ALC´s até capital Rio Branco, Feijó e Tarauacá



Perpéta Almeida, autora do projeto, comemoraa boa notícia com os empresários do Acre. Saiba o que é e quais as vantagens das Áreas de Livre Comércio para empresas e consumidores.
leia mais no blog do Accyoli

Padre Hubert





22 de out. de 2009

VEREADOR ROBERTO FREIRE QUER EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA CRIANÇAS



Leia mais no site da Câmara Municipal de Tarauacá

Dia 22 de outubro Dia do paraquedista



Em 22 de outubro de 1797, o engenheiro francês André-Jacques Garnerin, criador do paraquedas, realiza o primeiro salto utilizando seu invento. Com um aparato feito de seda, Garneri salta de um balão, de uma altitude de mil metros, sobre o parque de Monceau, em Paris.

PROVÉRBIO CHINÊS


"SE TODOS VARRESSEM A FRENTE DE SUAS CASAS, AS RUAS ANDARIAM LIMPAS"

TRIBUTO AO PASSADO - HÁ 21 ANOS


LANÇAMENTO DO 2º LIVRO DA PROFESSORA E POETISA NÚBIA WANDERLEY
01/07/1988





EM PRIMEIRO PLANO DE CAMISA ESCURA, LURDINHA MAIA, EM SEGUIDA BENÍCIO OTTO DA SILVA, IRMÃO BRÁS, O HOJE DEPUTADO ESTADUAL MOISÉS DINIZ, IRMÃ BORJA E O ENTÃO PREFEITO ODILON VITORINO.

PARA DESCONTRAIR

20 de out. de 2009

Fernando Melo e Petecão destacam resultados da reunião da Asapra no Chile



Frente de Modernização da Aduana convida diretor da Organização Mundial de Aduanas para audiência pública em Brasília


VIÑA DEL MAR, Chile – O secretário da Organização Mundial de Aduanas (OMA), Sérgio Mujica, aceitou convite da Frente Parlamentar de Modernização da Aduana Brasileira, para comparecer a uma audiência pública prevista para fevereiro de 2010, na Câmara dos Deputados, a fim de debater melhorias para o setor.

O secretário geral da Associação de Agentes Profissionais de Aduana das Américas (Asapra), Álvaro Pinedo Arellano, cumprimentou os deputados Fernando Melo (PT-AC) e Sérgio Oliveira Petecão (PMN-AC), presidente e vice da Frente, e a diretora parlamentar do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Sílvia Helena Felismino, pela participação na 40ª Assembléia da Asapra, segunda e terça-feira.

Melo e Petecão, respectivamente, presidente e secretário da Frente Parlamentar de Modernização da Aduana Brasileira, afirmam que levam para o Brasil uma visão global do sistema aduaneiro. Segundo eles, os parlamentares da Frente apóiam o trabalho do Sindireceita na luta pela modernização administrativa aduaneira do Brasil, que consiste na correta aplicação da legislação e na prestação de serviços de excelência à sociedade. “Com isso, garantimos segurança às operações aduaneiras e o efetivo combate ao contrabando, ao descaminho e a outros ilícitos”, assinala Melo. Petecão chama a atenção para o papel de todos os integrantes da Frente: “Estamos contribuindo para o aumento da competitividade do País no comércio internacional”.

A assembléia ocorreu no Centro de Convenções Casino Viña Del Mar, na Província de Valparaíso (Chile), com a participação de representantes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Peru, Paraguai, Panamá, Nicarágua, República Dominicana e Uruguai.

Mudanças

Melo e Petecão defendem mudanças nas normas em vigor, para que haja mais facilidades tanto na importação quanto na exportação de produtos. Eles visitarão este mês a sede da Confederação Nacional da Indústria para ouvir as reivindicações empresariais. Com base no que já detectaram em reuniões com entidades empresariais e com o Sindireceita, eles acreditam que o principal custo da reforma aduaneira “é político e não econômico”. “Ele exige estudos criteriosos de normas, procedimentos e necessidades setoriais”, assinala Melo.
A Frente Parlamentar irá conhecer o funcionamento das cinco principais aduanas brasileiras e até o final de janeiro do próximo ano deverá concluir o diagnóstico das possíveis mudanças. “Com sua experiência e vontade de impulsionar os negócios brasileiros com países de todo o mundo, o Sindireceita vem colaborando diretamente com esse trabalho”, assinalou Melo.


Também compareceram à assembléia a diretora de Assuntos Econômicos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores do Chile, Ana Novik, e o presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros do Brasil, Daniel Mansano. Para eles, a diretora do Sindireceita, Sílvia Felismino defendeu a modernização da aduana brasileira e a busca de melhor entrosamento entre os países membros do Mercosul e da América Latina, para a busca da uniformização de procedimentos. Para tanto, ela ressaltou a necessidade do envolvimento dos analistas tributários da Receita Federal Brasileira nesse processo.

A próxima assembléia da Asapra será em Lima, capital peruana, em outubro de 2010.

Logística eleva em 20% custo das exportações

BRASÍLIA – Os ganhos potenciais com a modernização do processo aduaneiro no Brasil poderiam ser equivalentes aos obtidos com a redução de tarifas no comércio internacional. A opinião foi manifestada há três anos pelo diretor-executivo do Grupo Banco Mundial para o Brasil e mais sete países da América Latina e Caribe, Otaviano Canuto.

Apesar de considerar difícil medir os custos da burocracia aduaneira, Canuto lembrou na ocasião um estudo feito em 1997 pelo Banco. O estudo é atual.

Os principais aspectos registrados:

● Na maioria dos países emergentes, os custos das transações comerciais são maiores que as tarifas aplicadas para a exportação de manufaturados. Significa que, mesmo obtendo sucesso nas rodadas de negociações internacionais, o custo aduaneiro ainda funcionaria como uma barreira de entrada produtos brasileiros.

● No Brasil, os gastos dos exportadores com processos administrativos e alfandegários – principalmente com logística – elevam em aproximadamente 20% o custo dos exportadores.

● Esses custos são mais altos em países emergentes que nos desenvolvidos. O importante é a comparação entre iguais e o Brasil está entre a metade mais cara dos países analisados pelo Banco Mundial junto com os africanos e atrás da Argentina e da China, por exemplo.

● O relatório anual "Doing Business" compara índices de desempenho de 155 países. Os números mostram que em média, a liberação das importações no Brasil leva 43 dias e o das exportações, 39 dias. Para o desembaraço são necessários oito documentos e nove assinaturas, no caso das importações, e 14 documentos e 16 assinaturas, no caso de exportações.

● Destaca a necessidade de aprimoramento tecnológico e dos sistemas de inspeção como os principais gargalos existentes no País. A informatização que vem sendo anunciada pela Receita Federal é um desses aspectos. Exige-se, ainda, um limite máximo de tempo para a liberação de mercadorias.

DA ASSESSORIA

HÁ 85 ANOS - 20/10/1924



Seguem para Manaus a fim de serem Incorporados, ao Exército Nacional os primeiros sorteados, deste município
Fonte : Diversos dados sobre o Município de Seabra - 1905 - 1943 (atual Tarauacá).
Autor: Anastácio Rodrigues de Farias

COMO SE CONSEGUE ISSO?

Com que paciência se conseguiu isso eu não sei...














...mas aqui em casa já dei o primeiro passo, aliás, dois. Uma beija-flor fez um ninho e colocou dois ovos que já eclodiram, uma maravilha da natureza.


MANAUS ANTIGA PARTE I









19 de out. de 2009

Padre Hubert



A questão dos alunos brasileiros na Bolívia


Ponte das Américas

O que está acontecendo?
Será que os estudantes estão com tanta ostentação material assim, (REAL X BOLIVIANO) que atraia assaltos um atrás do outro? Ou o que eu mais temo é que esses assassinatos a estudantes brasileiros na Bolívia estejam relacionados ao xenofobismo.

Se for, há que se ter muito cuidado com retaliações, para dar um exemplo só em São Paulo estima-se ente 80.000 a 200.000 bolivianos clandestinos trabalhando. Agora compare com a quantidade de brasileiros na Bolívia.

Será que se começar uma batalha social que pode até descambar para outros meios o Sr. Evo Morales não vai ter um problema maior?

Os bolivianos que moram em São Paulo vivem de forma sub-humana com algumas famílias enfrentando sérios problemas, 1º a ilegalidade que não lhe dão se quer o direito fazer um boletim de ocorrência caso sejam assaltados, e 2º e pior são casos de filhos viciados em drogas, mas jovens viciados há dos dois lados.