22 de out. de 2019

Japão entroniza o Imperador Naruhito


O imperador Naruhito no trono imperial

Blog do Sander - Pensamento & Debate - Foi realizada hoje em Tóquio, mais uma etapa na entronização do novo imperador Naruhito. Reinando desde 1º de Maio, o novo imperador sucedeu ao seu pai, o hoje imperador-emérito Akihito, que abdicou ao trono no dia 30 de Abril, alegando que a idade avançada e a sua saúde fragilizada não lhe permitiam cumprir com as suas funções de Chefe de Estado. A cerimônia de entronização é bem complexa, na cultura japonesa. Em maio, ocorreram cerimônias que tinham mais um aspecto legal, com o objetivo de formalizar a abdicação e a transição dos chefes de Estado. Hoje, as cerimônias já possuíram um caráter mais tradicional e religioso, já que segundo a religião Xintoísta, que é uma religião autóctone do Japão, o imperador é descendente direto da deusa do sol Amaterasu-no-Okami. Eu escrevi dois artigos sobre a sucessão imperial, que podem ser lidos aqui e aqui!

As cerimônias se iniciaram às 9 horas da manhã, quando o imperador Naruhito, trajando vestes cerimoniais tradicionais, se dirigiu ao santuário no Palácio Imperial, para uma cerimônia onde se cumpriu o ritual de informar à deusa do sol e aos seus antepassados, a sua auto proclamação como novo imperador.

Imperador Naruhito, em trajes cerimoniais, durante cerimônia religiosa realizada nesta manhã

Mais tarde, às 13 horas, ocorreu no grande salão Matsu-no-Ma, no Palácio Imperial, a cerimônia de entronização em si, quando o novo imperador Naruhito e a nova imperatriz Masako, foram apresentados. Usando trajes imperiais tradicionais, o casal imperial permaneceu em pé, separados, em duas suntuosas estruturas de madeira, ricamente decoradas, que é o trono imperial japonês. Ao contrário do que ocorre nas monarquias ocidentais, o trono tradicional japonês não é um assento decorado. Diante de todos os membros adultos da família imperial e de dois mil convidados, incluindo chefes de estado e de governo de 174 países, o imperador Naruhito anunciou sua auto proclamação e fez um discurso aos súditos. "Perante o pais e o mundo, proclamo a minha entronização", disse o imperador em seu discurso, enfatizando seu compromisso com a Constituição e com os seus deveres como símbolo do Estado e da união do povo japonês, e o desejo de trabalhar pela felicidade de seu povo e a construção de um país e um mundo de paz. Em seguida, o primeiro-ministro Shinzo Abe discursou representando os súditos, enfatizando também o desejo por um país e um mundo de paz. Logo após seu discurso, Abe puxou os presentes no tradicional grito de Banzai, entoado sempre três vezes, e que significa vida longa ao imperador (literalmente significa dez mil anos).

 O imperador Naruhito discursa, ao fundo a imperatriz Masako

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro esteve presente na cerimônia, ao lado dos chefes de estado e de governo, e representantes de várias Casas Reais, como o Príncipe Charles, da Inglaterra, e o rei Felipe VI e a rainha Letízia, da Espanha. 

Presidente Jair Bolsonaro em traje de gala

Representantes de Casas Reais de todo o mundo estiveram presentes à cerimônia

Normalmente, depois desta cerimônia realizada no Palácio Imperial, o novo casal imperial participa de um desfile em carro aberto pelas ruas de Tóquio. Mas o desfile foi adiado para o dia 10 de Novembro, em respeito aos mais de 80 mortos decorrentes da recente passagem do tufão Hagibis pelo Japão. Além disso, mesmo que não tivesse acontecido esta tragédia, o tempo hoje não colaborou, pois choveu muito na capital japonesa. Na noite de hoje será realizado um banquete oficial, para 400 convidados, em comemoração à entronização do imperador, encerrando as cerimônias oficiais de entronização. O primeiro-ministro Shinzo Abe também oferecerá um banquete aos dignitários estrangeiros amanhã (quarta).

Como eu mencionei nos artigos anteriores, me sinto privilegiado por ter a oportunidade de estar aqui no Japão neste momento histórico. Afinal a entronização de um novo imperador não acontece todo dia, a última foi a trinta anos atrás. A manifestação do orgulho nacional, e da valorização das tradições ganha força nestas ocasiões! O que mais me chamou a atenção, foi a grande manifestação de carinho e respeito do povo japonês pelo casal imperial. Vivo aqui há muitos anos, e quase não vi nenhuma manifestação dos japoneses acerca da família imperial ou da monarquia. A discrição dos membros da família imperial, somado ao controle rígido das informações sobre a realeza que a imprensa divulga, faz com que no dia a dia a gente nem se lembre que eles existem! Mas nos momentos críticos, como quando ocorrem desastres naturais, algo comum por aqui, lá estão eles, visitando os locais atingidos e levando conforto e solidariedade às vítimas.

Muitas pessoas se perguntam o motivo pelo qual o Japão se recupera tão rapidamente das tragédias que o abatem. Existem vários fatores, desde os econômicos até os sociais, que explicam essa rápida recuperação. E eu acrescento que, a força moral que o casal imperial injeta na população, não pode ser desprezada, muito menos descartada. Muitas pessoas mundo afora criticam as monarquias, taxando-as de serem grupos de pessoas que vivem num luxo absurdo às custas do povo. Algumas monarquias podem até ser assim, mas não é o caso da monarquia japonesa, uma das mais simples do mundo, onde a humildade e a simplicidade são os valores que a conduzem. O Japão não seria o mesmo sem a monarquia e sem o seu imperador. Vida longa ao imperador Naruhito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.