22 de mai. de 2018

O primeiro ataque operacional do F-35

                                   FONTE: Força Aérea de Israel
F-35I Adir

Nesta manhã (22.05), uma convenção de comandantes de forças aéreas internacionais começou no Auditório da Força Aérea de Israel, com comandantes da forças aéreas e oficiais superiores de mais de 20 países. O comandante da IAF, major-general Amikam Norkin, disse: “Realizamos o primeiro ataque operacional do F-35. A IAF é pioneira e líder mundial em operação do poder aéreo”.

“As aeronaves ‘Adir’ (F-35I) já estão operacionais e voam em missões de combate. Na verdade, realizamos o primeiro ataque operacional do F-35 no mundo. Nós atacamos duas vezes no Oriente Médio usando o F-35 – nós somos os primeiros no mundo a fazê-lo. A Força Aérea Israelense é pioneira e líder mundial em operação do poder aéreo”.

Estas são as palavras do Comandante da IAF, Major-General Amikam Norkin, falando hoje na abertura da Convenção Internacional de Comandantes de Forças Aéreas no Auditório da Força Aérea de Israel.

Como parte da convenção, que também marca o 70º aniversário da Força Aérea Israelense, os comandantes de força aérea e oficiais superiores de mais de 20 países chegarão a Israel. Entre os países participantes da convenção estão Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Grécia, Polônia, Itália, Chipre, Áustria, Bulgária, Brasil, França, República Tcheca, Romênia, Croácia, Holanda, Finlândia, Bélgica, Vietnã e Índia.

“Este encontro é um evento excepcional que marca a cooperação aérea, global e regional para fortalecer a estabilidade regional. Sua presença aqui tem um significado estratégico para o pessoal da IAF e para mim, e agradeço a todos vocês”, disse o Maj. Gen. Norkin.

Os comandantes de forças aéreas participarão de palestras e análises sobre temas estratégicos das IDF e da IAF. Estas incluirão uma revisão histórica da IAF; uma revisão estratégica regional; uma palestra sobre a “quinta geração” de aeronaves dada pelo CEO da Lockheed-Martin, Marillyn Hewson; uma palestra da Força Multinacional e Observadores, operando na fronteira Israel-Egito; e uma palestra dada pelo comandante da USAFE (United States Air Force Europe). Mais tarde, os comandantes se encontrarão com o chefe do Estado Maior das IDF, general Gadi Eizenkot.


Eventos Operacionais
O Comandante da IAF falou aos outros comandantes sobre alguns eventos operacionais da IAF nas últimas semanas. “Verificamos o que os iranianos estavam fazendo ao nosso redor. A Força Quds ficava na base aérea T-4, a 250 quilômetros de Israel. Dessa base, eles tentaram nos atacar usando um UAV (veículo aéreo não tripulado) que se infiltrou em Israel meses atrás. Após este evento, vimos que eles continuaram a armazenar munições nesta base, incluindo as capacidades de defesa aérea que atacamos este mês.”

“Nas últimas semanas, entendemos que o Irã estava transportando foguetes e mísseis de longo alcance para a Síria, entre os quais os lançadores de mísseis ‘Uragan’ que atacamos, ao norte de Damasco”, acrescentou o major-general Norkin. “Os iranianos dispararam 32 foguetes contra Israel. Interceptamos quatro deles, enquanto o resto caiu fora do território de Israel.

“Depois, atacamos dezenas de alvos iranianos na Síria. Infelizmente, os sistemas de defesa aérea da Síria dispararam mais de 100 SAM (mísseis superfície-ar) em nossas aeronaves usando baterias de mísseis SA-5, SA-17 e SA-22. Em resposta, destruímos suas baterias de SAM. Pouco tempo depois, destruímos um túnel do Hamas de 20 metros de profundidade”.

M-346 LAVI

Decolando no Lavi
Amanhã (23.05), os comandantes seniores receberão um tour pela Tel-Nof AFB, da qual decolarão para um exercício de treinamento mútuo na aeronave “Lavi” (M-346), a aeronave de treinamento avançado da Academia de Voo. Durante o voo, os comandantes poderão conhecer as vistas de Israel. A aeronave “Lavi” será escoltada pela aeronave “Adir” (F-35I) do esquadrão 140 (“Golden Eagle”) para uma surtida de treinamento.

Posteriormente, os comandantes de forças aéreas se encontrarão com o primeiro-ministro e visitarão uma exposição de aeronaves da IAF e equipamentos da indústria de defesa de Israel. Eventualmente, eles chegarão a Jerusalém, onde encontrarão o presidente e visitarão o Monte do Piloto, o principal memorial da IAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.