Curso de panificação na escola móvel do Senai na Cidade do Povo (Foto: Cedida)
Juliana Carla - Com visão empreendedora, teve início nesta segunda-feira, 7, a segunda etapa do processo de pós-ocupação com capacitação profissional oferecido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), na Cidade do Povo.
Com carga horária de 30 a 40 horas, tiveram início os cursos em panificação: pães e massas, bolos e tortas e de eletricista e mecânica, no recém-inaugurado Centro de Formação Profissional e Tecnológico Campos Pereira e na escola móvel do Senai, ambos localizados no conjunto habitacional.
De acordo com a gestora Sehab, Janaína Guedes, são diversos projetos em formação profissional desenvolvidos com a comunidade da Cidade do Povo, levando em consideração as demandas de cada setor.
”Na Cidade do Povo, os moradores são bastante participativos. Essa é uma demostração do compromisso do governo do Estado, que oferece a oportunidade pensando num futuro profissional promissor para esses moradores. Fizemos uma pesquisa socioeconômica para identificar a demanda, para que assim eles possam ter uma qualificação. Temos uma gama de cursos para realizar além desses, e contamos com a participação do maior número de pessoas neste projeto em prol dessa comunidade”, pontuou a gestora.
Ainda de acordo com Janaína, a ideia é proporcionar também a elevação da autoestima e espaços de convivência e integração entre os moradores nesse período de pós-ocupação.
Em busca de uma oportunidade para montar o próprio empreendimento, Maria Simone é uma das participantes do curso de pães e doces. “Está sendo muito bom para a gente participar do curso oferecido perto de casa. Quero aprender a fazer bolos e salgados para poder ter meu próprio lanche, e acredito que vai dar certo. Agradeço a todos pela oportunidade que sempre quis ter.”
Executado por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab), o projeto de qualificação atende pessoas assistidas por programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida.
Futuro promissor
Na Cidade do Povo, onde residem mais de três mil famílias, o estado oferece toda a estrutura necessária para que os moradores tenham mais próximo de casa os serviços públicos acessíveis. Escolas, posto policial, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), escola de formação e espaços de lazer e cultura são alguns dos serviços disponíveis.
Entre os parceiros estão a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), o Serviço Nacional da Indústria (Senai), o Instituto Dom Moacir (IDM), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), a Escola de Formação Profissional Campos Pereira, a Fundação Elias Mansour (FEM) e a Caixa Econômica Federal (CEF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.