24 de mai. de 2018

Notas da FAB e do Poder Aéreo sobre queda de caça F-5FM


F-5FM com pintura no estabilizador vertical referente ao programa de modernização da aeronave – foto em caráter meramente ilustrativo

Nesta manhã de quinta-feira, 24 de maio de 2018, a FAB está divulgando uma série de notas, via Twitter, sobre queda de aeronave F-5FM, na sequência cronológica abaixo, que estamos atualizando conforme mais informações são divulgadas:

Hoje, 24/05, por volta das 07h40, uma aeronave F-5F da Força Aérea Brasileira sofreu uma pane após a decolagem da Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz) no Rio de Janeiro. Os pilotos conseguiram se ejetar. Mais informações em breve.

A aeronave envolvida no acidente foi um F-5M, uma das aeronaves de caça da FAB, empregada no1° Grupo de Caça, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Equipes de investigação da FAB estão no local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.

Os dois pilotos envolvidos no acidente já foram resgatados e levados para o hospital da FAB!

Os dois pilotos estão vivos e recebendo cuidados médicos.

Lamentavelmente, vídeos sobre o acidente do F-5M da FAB vêm sendo compartilhados nas mídias, expondo envolvidos em situação de total vulnerabilidade, e à revelia deles e da Instituição. Tal ação, além de desrespeitosa, é também passível de ação judicial.

NOTA OFICIAL DA FAB:


NOTA DO PODER AÉREO: O programa original de modernização dos caças F-5E/F da Força Aérea Brasileira, realizado na Embraer, contemplou 46 caças da frota existente no início da década passada, 43 do modelo monoposto (F-5E) e 3 do biposto (F-5F), que passaram a ser denominados F-5EM e F-5FM. O último exemplar desse lote modernizado foi entregue em 2013.

Sobre incidentes e acidentes com a pequena frota de três F-5FM (biposto) da FAB, em  5.7.2016, o F-5FM de matrícula 4806 fez um pouso forçado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ). Os pilotos ejetaram-se com sucesso. Em agosto de 2017, fotogravamos o jato no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA-SP, com a maior parte dos componentes desmontados para reparos na célula:

Em 20 de março de 2017, um caça F-5FM da FAB perdeu o canopy traseiro em voo sobre o município de Piraí, zona rural do RJ.

Ampliação da frota de F-5FM – Em 2007, foram comprados da Jordânia em 2007 onze jatos F-5, sendo oito F-5E e três F-5F, com o objetivo principal de ampliar a quantidade do modelo biposto em operação na FAB e, secundariamente, também aumentar a quantidade do tipo monoposto . A compra de oito F-5E decorre do fato do biposto F-5F ser mais raro e desejado no mercado de usados. Assim, ofertantes da aeronave costumam exigir a compra de uma quantidade maior do tipo monoposto para os interessados na compra de certa quantidade do biposto.

As células passaram a ser inspecionadas e reparadas no PAMA-SP, com prioridade para os F-5F. Contrato de abril de 2011, no valor de R$ 276 milhões (US$ 87 milhões), previa que a Embraer atualizasse todas as onze aeronaves, e o primeiro F-5FM desse lote foi recebido em outubro de 2014.

Com o orçamento e a economia problemáticos no Brasil, as atualizações foram muito mais modestas do que o previsto inicialmente. Das onze aeronaves adquiridas da Jordânia,  decidiu-se modernizar apenas os três F-5F devido às restrições de verba.

Em 2017 foi noticiado que Força Aérea Brasileira (FAB) estava programada para receber seus dois últimos caças modernizados Northrop F-5FM entre outubro e novembro, e isso concluiria o programa de modernização, totalizando 49 aeronaves (43 F-5EM e 6 F-5FM).

COMPARTILHAMOS ABAIXO VÍDEO DIVULGADO NAS REDES SOCIAIS, MOSTRANDO O LOCAL DO ACIDENTE À DISTÂNCIA, SEM IMAGENS DOS PILOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.