27 de out. de 2012

LUCRO DA PETROBRAS CAI 12% NO TERCEIRO TRI E FRUSTA EXPECTATIVA


Por Leila Coimbra e Jeb Blount

O lucro líquido da Petrobras caiu 12,1 por cento no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, frustrando as expectativas, apesar de a empresa ter conseguido reverter o prejuízo registrado no segundo trimestre, graças ao reajuste dos combustíveis e a um câmbio mais favorável.

A gigante estatal de petróleo lucrou 5,567 bilhões de reais no terceiro trimestre, abaixo da previsão do mercado, que esperava alta de 20 por cento no lucro para 7,5 bilhões de reais no período entre julho e setembro.

No segundo trimestre, a empresa teve perdas de 1,3 bilhão de reais, o primeiro prejuízo em mais de 13 anos.

"A reversão do resultado do trimestre anterior está relacionada aos reajustes nos preços da gasolina e do diesel, realizados em junho e julho, com o aumento da produção de diesel em nossas refinarias, com os menores gastos com baixas de poços secos ou subcomerciais e estabilidade cambial", afirmou a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em comunicado.

No acumulado do ano até setembro, a Petrobras amarga uma queda de 52 por cento no lucro, para 13,43 bilhões de reais.

A executiva observou que, apesar dos resultados melhores no terceiro trimestre em relação ao segundo, a empresa persistirá "trabalhando com determinação e foco na recuperação da rentabilidade". A companhia está realizando um programa de redução de custos e deverá divulgar metas de corte de gastos em dezembro próximo.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Petrobras no terceiro trimestre somou 14,375 bilhões de reais, queda de 12,5 por cento ante o mesmo período do ano passado. Em relação trimestre anterior, houve uma alta de 36 por cento.

A receita somou 73,79 bilhões de reais no terceiro trimestre, ante 63,55 bilhões de reais no mesmo período do ano passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.