7 de mai. de 2012

"NÃO QUERO MAIS SABER DE PARTIDO NENHUM", DIZ PREFEITO DO PT, QUE ESTÁ PRESO

Cruzeiro do SulJairo Barbosa - jairobarbosa@ac24horas.com - Preso na penitenciária Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul desde o dia 23 de maio, acusado de distribuir terras da União para sua família, Neuzarí Pinheiro, prefeito afastado de Porto Valter, no Alto Juruá, no Acre, falou com exclusividade á reportagem do ac24horas. Durante uma conversa de pouco mais de 34 minutos, ele negou as acusações feitas pela Policia Federal à sua pessoa, disse que vai provar sua inocência, criticou o Partido dos Trabalhadores e fez uma revelação bombástica: o promotor Rodrigo Fontoura, que atua no processo que ele responde, tentou suborná-lo.

Ás 17 horas da última sexta feira (4), a reportagem cruzava a porta de entrada da direção do presídio de Cruzeiro do Sul, para conversar com um dos presos mias importantes que estão recolhidos naquela unidade prisional. Com autorização da juíza da Vara de Execuções Penais da cidade, Andréa da Silva Brito e do diretor do IAPEN, Dirceu Augusto da Silva, a reportagem ficou frente á frente com o prefeito que até sua prisão gozava do conceito e do respeito do Partidos dos Trabalhadores, mas que foi abandonado vinte e quatro horas após ser preso.

Recolhido á cela 412 do anexo I do presídio, Neuzarí divide o espaço com dois vereadores de Cruzeiro do Sul e com um dos filhos, também acusado de participar do esquema do pai.

No primeiro momento, ele se recusou sair da cela algemado, mas convencido pela direção da cadeia, concordou em fazer o trajeto da cela até o local da entrevista algemado.

Aparentando certa tranqüilidade, Neuzarí começou a conversa dizendo que esta sendo vítima  da justiça e da Polícia Federal, e afirmou que as terras em questão pertencem a sua família há mais de trinta anos.

“O promotor chegou a propor um acordo pra mim quando eu estava na delegacia da Polícia Federal, dizendo: confessa, confessa que eu vou liberar teu irmão e teus dois filhos. Eu disse pra ele: confessa o que promotor? Se é a segunda vez que você tenta me subornar. Eu digo doutor, tudo bem, se é pra fazer justiça, então vamos fazer justiça. Eu estou preso porque emiti titulo em nome da minha família, tá? Eu acho que uma pessoa que  trinta e poucos anos domina uma área… ah, mas lá não tem nada, ele disse, mas tem pasto, tem cerca, tem açude, tem casa, tem curral, tem isso, tem aquilo… é um bem, não é? Se eu pude dá três títulos pro judiciário, e eles receberam, em nome da lei, e não protestaram, então porque que o senhor não prende esse promotor? Prender; te juro por Deus, porque a gente fica louco da cabeça”, disse Neuzarí.

O prefeito, que pediu á câmara de vereadores férias por trinta dias, continuou a conversa negando as acusações, e usou uma calculadora que estava na mesa do diretor, para fazer um cálculo rápido, que segundo ele, indicaria a dimensão da área da união cedida ao município. O pedido de férias foi aceito pelo legislativo, porque 8 dos 9 vereadores da cidade, já estiveram no presídio visitando Neuzarí.

Falando sobre a decisão da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores que o afastou depois da prisão, Neuzarí foi direto ao ponto, e disse que nunca mais que saber de partido nenhum. Chegou a afirmar que vai abandonar a vida política caso conclua o segundo mandato á frente da prefeitura de Porto Valter.

“Eu acho que dentro do PT pode ter alguém que  tenha essa visão, que ache que eu tenha agido de má fé, mas também tem gente que acredita na minha inocência, porque até foram eles quem me ajudaram. Então eu consegui… eu o Tião (Sebastião Viana), o Binho (Marques), que foram lá pra Porto Valter no meio de quase duas mil pessoas aplaudindo, vibrando por receberem um documento pelo presidente nacional do INCRA, lá no município. Se tudo isso que nós fizemos foi pra minha prisão, os caras sabiam de um negocio desses e foram contrário, ai…..”relatou.

Neuzarí Pinheiro disse também que se sente humilhado, abandonado e que até já pensou em “fazer besteira”.

“Eu disse pro meu filho: você tem trinta e poucos anos, eu sou safenado, e dizem que a pessoa com safena vive pouco mais de quinze, dezoito anos, eu já estou com três, então pra mim já ta bom”. Mas quando eu sair daqui eu vou provar a minha inocência”, concluiu.

Os advogados do prefeito entraram com pedido de relaxamento de prisão junto ao Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, a justiça acatou o pedido de prisão preventiva de Neuzarí, que estava detido por força de uma prisão em flagrante.

MPE - O promotor Rodrigo Fontoura não foi localizado pela reportagem para falar sobre as acusações feita pelo prefeito preso. É provável que ele tenha proposto um acordo de delação premiada, bastante comum neste tipo de processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.