15 de abr. de 2019

Aeroporto Augusto Severo deve ganhar centro dedicado à 2ª Guerra


Atualmente, a instalação pertence exclusivamente à FAB, mas pode ganhar espaço para cultura e lazer

Getúlio Vargas e Franklin Rossevelt em Natal. Foto: Acervo Fundação Rampa
OP9/Tales Lobo - Um projeto da Prefeitura de Parnamirim prevê a criação de um centro multicultural dedicado à participação do Rio Grande do Norte na Segunda Guerra Mundial. A base oeste do aeroporto deve ser reformada e se tornar um espaço para atrair turistas e moradores do estado interessados na história e cultura.

O local irá contar com exposições de fotos, diários de guerra, uniformes e até aviões utilizados na época. Material que será fornecido pela Força Aérea Brasileira (FAB). A princípio, o projeto deverá custar cerca de R$ 8 milhões e será dividido em quatro etapas. De acordo com o secretário de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim, Giovane Júnior, o centro poderá ser aberto ao público ainda em dezembro deste ano.

A HISTÓRIA

O Rio Grande do Norte teve participação importante no contexto da Segunda Guerra. O seu posicionamento estratégico no continente levou as tropas estadunidenses a utilizarem o estado como ponto de abastecimento de aviões que iam para a África, além de ponto de defesa do continente.


O presidente brasileiro à época, Getúlio Vargas, chegou a se encontrar com o chefe de estado estadunidense, Franklin Delano Roosevelt, em Natal. Os dois traçaram estratégias para a participação brasileira na guerra, decidindo até pelo envio de tropas. Por esses motivos, a cidade chegou a ganhar o apelido de ‘Trampolim da Vitória’.

A presença dos americanos em solo potiguar também contribuiu para a cultura e para o desenvolvimento da economia local. Há relatos de que Natal foi a primeira cidade brasileira a receber produtos como a ‘Coca-Cola’ e o molho ‘Ketchup’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.