12 de abr. de 2019

Los Angeles vai zerar emissões de ônibus até 2030

Imagem: METRO
Ciclovivo/Marcia Sousa - Los Angeles é a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, mas isso não é empecilho para que ela colocasse a meta de retirar os ônibus poluentes de circulação até a próxima década.

Em 2011, a cidade retirou o último ônibus diesel da frota e isso já foi motivo de comemoração. O próximo objetivo é que os transportes da cidade sejam totalmente emissão zero até 2030.

Na prática, isso significa que ônibus elétricos ou de hidrogênio não serão apenas alguns modelos em circulação e sim os únicos tipos encontrados nas ruas da cidade. Somando-se isso ao desestímulo do veículo individual, o resultado será uma grande revolução.

Parcerias
A notícia que havia sido anunciado em 2017 ganha confirmação com o recente acordo entre o Metropolitan Transportation Authority (METRO) e a STV, uma empresa de serviços para sistemas de transporte. Com a parceria, a cidade ganhará suporte de consultoria técnica para essa iniciativa, começando com o desenvolvimento de um Plano Diretor de Emissões Zero.

“O Programa de Ônibus de Emissão Zero será um divisor de águas para a indústria de ônibus”, disse Paul Kaufmann, gerente sênior de engenharia e operações da STV. “Antecipamos que essa iniciativa estabelecerá o padrão para as tecnologias de armazenamento, carregamento, propulsão e integração de instalações de energia de zero emissões no setor de ônibus”, promete.

“Nossa meta é ter uma frota de ônibus 100% com emissão zero de metrô até 2030”, disse a supervisora ​​do Condado de Los Angeles e presidente do conselho de metrô, Sheila Kuehl. “Esta parceria nos fornece a experiência e know-how que precisamos para alcançar esse objetivo”.

A Metro atualmente opera um dos sistemas de ônibus mais movimentados nos Estados Unidos, com quase 800 mil embarques de passageiros por dia. Após a conclusão dessa iniciativa, ela será a maior agência de transporte no país a se comprometer com a operação de uma frota totalmente “limpa” em emissões.

Capitais mundiais seguem o mesmo caminho
Outra cidade destaque nesse quesito é Londres: vai zerar emissões de transporte até 2050. O plano da capital da Inglaterra é estender a meta também para os carros, estimulando mais o uso de bicicletas e caminhada como alternativas de deslocamento. Ainda na Europa, Suécia e Finlândia já anunciaram o comprometimento de serem carbono zero até 2045. E, deste esta segunda-feira (8), veículos poluentes têm de pagar caro se quiserem circular no centro de Londres, saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.