19 de dez. de 2019

Centro Integrado de Inteligência é inaugurado no Censipam em Manaus


O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inaugurou, na última sexta-feira (13), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Norte (CIISPR-Norte), localizado no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) em Manaus (CR-MN).

Ocupando uma área de 705 m², cedida pelo Censipam, o objetivo do centro é promover a integração da atividade de inteligência e dar agilidade ao fluxo de informações entre as agências dos sete estados da região.

O gerente do CR-MN, Ricardo Hatherly, acredita que o Censipam terá maior integração com os setores de inteligência dos estados da região Norte a partir da ativação do CIISPR-N.

“Isso possibilitará uma troca de experiência mais efetiva e maior contribuição da Inteligência do Censipam na produção de conhecimentos voltados para a segurança pública da região Norte”, afirmou Hatherly.

Com investimento de R$ 2 milhões para a aquisição de equipamentos eletrônicos, o CIISPR-Norte será composto por profissionais de inteligência dos estados, além de agentes de segurança pública e especialistas em extração de dados e business intelligence.

“Todos os estados podem contar com o governo federal no combate ao crime”, afirmou o Ministro Sergio Moro durante a cerimônia de inauguração.

O CIISPR-Norte fará a coleta, análise e disseminação de inteligência para os tomadores de decisão. Os agentes vão coletar informações sobre organizações criminosas e subsidiar estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, a drogas e de redução de violência criminosa.

Ação Estratégica

O CIISPR-Norte faz parte da Rede de Centros Integrados de Inteligência, que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). Estão em operação o Centro Integrado da região Nordeste (CIISPR-NE) e da região Sul (CIISPR-SUL), que já realizaram mais de 1300 difusões de documentos de inteligência.

Com a ativação do CIISPR-Norte, a Rede CIISP passará a ter acesso a, aproximadamente, 200 bases de dados de 19 estados do país.


Texto: Willian Cavalcanti, Fotos: Censipam e Governo do Amazonas, via Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.