3 de dez. de 2019

Exército Brasileiro forma primeira turma de mulheres sargentos de manutenção da Aviação


Na última sexta-feira (29), cinco mulheres de um grupo de 21 alunos entraram para a história do Exército Brasileiro (EB), como as primeiras militares do sexo feminino especialistas na manutenção de aeronaves do Comando de Aviação do Exército (CAvEx).

Depois de dois anos de treinamentos intensos, a turma recebeu o quepe de Sargento do Exército em uma cerimônia marcada por muito simbolismo e emoção, no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

A formatura contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, acompanhado do General de Divisão Eduardo Diniz, antigo Comandante da CAvEx, e do General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, atual Comandante do CAvEx.

O CIAvEx ministra, desde 1995, o Curso de Formação de Sargentos de Manutenção, entregando, com excelência, mecânicos de aeronaves às unidades da AvEx. Atualmente, a formação é dividida em dois períodos de instrução, sendo o primeiro ano sob coordenação da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e o segundo ano sob responsabilidade do CIAvEx.

No segundo ano, as instruções são distribuídas em 43 semanas, divididas em módulos de disciplina que possibilitam ao aluno atingir duas competências essenciais para se tornar um aeronavegante militar: ser mecânico de voo e mecânico de 1º escalão de manutenção.

Para isso, os alunos estudam historia militar, física aplicada à aviação, teoria de voo de helicópteros, sistemas de aeronaves, operação com helicópteros, treinamento físico militar, tiro de armas portáteis e coletivas, instruções especiais, entre outras disciplinas.

Além de uma formação técnica diversificada, o aluno desenvolve os seguintes conteúdos atitudinais: zelo, cooperação, previsão, iniciativa, objetividade, organização, persistência, responsabilidade e rusticidade.

Ao integrar todo o aprendizado técnico com as atitudes desenvolvidas, o futuro Sargento de Aviação estará apto a desempenhar todas as missões, de voo e de manutenção em seus novos Batalhões, contribuindo com a operacionalidade e com a segurança de voo na Aviação do Exercito.

Dos 21 alunos promovidos à graduação de 3º Sargento no dia 29 de novembro, 12 são oriundos do Rio de Janeiro, três de São Paulo, três de Minas Gerais e três do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.