José Oliveira levou o prêmio de R$55.000,00 pra casa
José Sebastião de Oliveira contando sua história após receber o prêmio
Por Reginaldo Palazzo – Para abreviar em uma palavra a cultura do café robusta acreano com certeza é a palavra promissora.
O QualiCafé do café robusta amazônico do Acre, realizado pelo governo do estado.
Durante o evento, os especialistas fizeram questão de frisar que a qualidade do café robusta amazônico (acreano), é muito boa, o que deve refletir em mais lucro para o agricultor.
A premiação foi proporcionada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), com 48 produtores de vários municípios competindo em etapas.
Diversas autoridades estavam presentes
Dos 48, 38 foram escolhidos para degustação, no término do qual 15 foram selecionados, com 10 felizardos ao todo recebendo premiações, resumindo, são cafés muito especiais.
Em parceria com o Sebrae e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (IDAF), o café sinaliza como o principal rival da cultura da macaxeira (mandioca; aipim), a principal do Estado do Acre.
Isso pôde ser comprovado com o secretário de Agricultura, Luís Tchê comunicando um aporte do Governo do Estado do Acre de 8 milhões de reais para compra de mudas.
Após pedir uma salva de palmas pra toda sua equipe, Tchê chamou à atenção para coisas importantes, primeiro ele disse: “Temos um governo que não persegue produtor”. Segundo: “Vamos mudar a realidade de quando chegamos em uma colônia a mulher está no cabo da enxada enquanto o marido está na cidade fazendo bico para complementar a renda ou vice-versa".
Visivelmente emocionado continuou.
"Vocês sabem que a gente vem fazendo o melhor programa da nossa Secretaria que é 'plantar água', indo nas propriedades dos pequenos produtores fazendo tanques pra armazenar água, porque se não tiver água, não tem café! E com água aumenta-se a produção. Disse Tchê.
"Vamos comprar mudas de cafés dos nossos viveiros, porque as vezes chegamos a ter perda de 30% à 40% quando elas chegam nos extremos do Acre. Completou.
Ao mesmo tempo que os especialistas iam anunciando as colocações dos competidores, uma verdadeira variedade de sabores para paladares de todos os gostos foi apresentada, como por exemplo, notas de chocolate, mel, hortelã, caramelo e até baunilha com diversos graus de acidez.
O vencedor da 3ª Edição do Qualicafé/2025 foi, o produtor José Sebastião de Oliveira, de Xapuri abocanhando pelo 1º lugar a quantia de R$ 55 mil.
Editor do Blog Reginaldo Palazzo com o vencedor
Ficou assim a classificação dos demais competidores:
1º lugar – José Sebastião de Oliveira, do município de Xapuri, com uma pontuação de 89,5 pontos
2º lugar – Valderi da Silva Cunha, de Assis Brasil, com 88,3 pontos
3º lugar – Raimundo do Nascimento Silva, de Acrelândia, com 86,8 pontos
4º lugar – Francisco das Chagas Cardoso, de Assis Brasil, com 86,6 pontos
5º lugar – Daniel de Souza da Silva, de Porto Acre, com 86,3 pontos
6º lugar – Vanderlei de Lara, de Acrelândia, com 86,18 pontos
7º lugar – Lucas Silva dos Santos, de Brasileia, com 86,12 pontos
8º lugar – Elisangela Barbosa da Silva Germano, de Brasileia, com 85,7 pontos
9º lugar – Gabriela de Freitas Tavares, de Rio Branco, com 85,6 pontos10º lugar – Maria do Socorro Pontes Souza Santos, de Porto Acre, com 84,5 pontos
11º lugar – Luiz Ferreira das Chagas, de Cruzeiro do Sul, com 84,93 pontos
12º lugar – Marcos Araújo Lima, de Cruzeiro do Sul, com 83,91 pontos
13º lugar – Francisco Romualdo da Silva, de Mâncio Lima, com 83,8 pontos
14º lugar – Felipe de Lara Caffer, de Acrelândia, com 83,56 pontos
15º lugar – Patrick Souza da Silva, de Porto Acre, com 83,51 pontos




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.