
Aterrissado em Tarauacá
É verdade, trata-se do BARÃO DE MAUÁ avião batizado com esse nove pelo então governador do território do Acre, Guiomar dos Santos. Esse avião era "Pau pra toda obra" no Governo Territorial, e era o mesmo que trazia o pagamento dos funcionários públicos antigamente. Esse era meio Híbrido, naquela época já existia hélice de metal, mas este ainda está com a de madeira, e um equipamento parecendo um cooller está abaixo do motor esquerdo. Interessante saber como esse avião veio parar no Acre, assim que viajar vou pesquisar mais a respeito.
O Anson era um monoplano bimotor de asa baixa de 1935. Foi inicialmente projetado para o correio aéreo civil, porém facilmente convertido para Aeronave de patrulha para o Comando Costeiro. Foi à primeira aeronave com trem de pouso retrátil a equipar esquadrões da RAF. Posteriormente foi largamente empregado para treinamento de tripulações, tarefas de comunicação e até busca e salvamento. A ''Faithful Annie'' foi retirada do serviço na RAF somente em maio de 1968! Ao todo 11.022 unidades foram produzidas, diversas delas exportadas para outros países.. O modelo Anson Mk.1 tinha dois motores AS Cheetah com 350HP de potência cada. A envergadura era de 17,22m e o comprimento de 12,88m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.280Kg; atingia a velocidade máxima de 303Km/h, com alcance de 1.250Km e teto de 5.800m.

Data: 1948
Acervo: C.D.I.H.
Acervo Digital: Memorial dos Autonomistas

Vejam mais fotos deste modelo preservado pelo mundo.


Caro Amigo Palazzo!
ResponderExcluirDescobri um achado maravilhoso que socializo com vc!
Acesse: http://ex-ogma.blogspot.com
Abrãço forte :)