8 de abr. de 2009

Rússia admite participação da Embraer no seu caça de 5ª geração



A Rússia não exclui a possibilidade de participação do Brasil na fabricação de caças de quinta geração, declarou hoje o vice-diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar russa, Alexander Fomin.
“Estamos estudando com a companhia brasileira Embraer questões de troca de tecnologias, da criação, na base dessa empresa, de áreas para a montagem e a produção, segundo licenças russas, de aviões no futuro”, afirmou à agência noticiosa russa Ria-Novosti.

“Trata-se de uma direção promissora como o caça russo de quinta geração. Por enquanto, isso está na fase inicial, ao nível da teoria. Mas admitimos isso”, acrescentou o dirigente do departamento que controla a exportação de armamentos russos.
Aviões de combate deste tipo serão fabricados pelas empresas russas Sukhoi e MIG e os primeiros testes reais deverão realizar-se no final deste ano.

Os novos caças russos visam concorrer com os aviões de combate norte-americanos F-22.

O caça dos BRICs?

A Rússia e a Índia desenvolverão conjuntamente duas versões do novo caça de quinta geração. O caça avançado multifunção russo-indiano será desenvolvido pela Sukhoi, que faz parte da United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia, juntamente com a Hindustan Aeronautics Limited (HAL), da Índia, conforme um acordo intergovernamental assinado em outubro de 2007.
A Índia vai desenvolver uma versão de dois lugares, para satisfazer as exigências da doutrina de superioridade aérea indiana, enquanto a Rússia vai desenvolver a versão de um único assento.
A Sukhoi russa informou que que o caça de quinta geração terá características de alta manobrabilidade e stealth, para garantir a superioridade aérea e a precisão na destruição de alvos terrestres e marítimos.
A versão russa será construída na fábrica de Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente da Rússia.
Os vôos de testes do caça de quinta geração terão início em 2009, e a produção em massa da aeronave pode começar em 2015, segundo a Sukhoi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.