27 de mai. de 2009

65 anos depois - Restos de cinco soldados alemães são encontrados na França



Os restos mortais de cinco soldados alemães mortos pelos ingleses no Dia-D foram encontrados no norte da França.

Ainda equipados com seus capacetes alemães da Segunda Guerra Mundial e seus pentes de munição, eles foram encontrados quase 65 anos depois do dia em que os Aliados atacaram as praias da Normandia em 6 de junho de 1944.

Pedaços rasgados de camuflagem e botões de uniformes também foram encontrados junto aos esqueletos, que foram encontrados amontoados numa cova rasa de 2,5 metros por 1,2 metro.

Todos ainda têm seus “dog tags” – pequenas placas de alumínio presas numa corrente, contendo nome, patente e serial – que normalmente seriam removidos por seus camaradas e levados à pátria. Rifles e metralhadoras foram-lhes tomadas, possivelmente por paraquedistas ingleses que tinham perdido suas armas durante os saltos noturnos antes do Dia-D.

“Os corpos não foram cobertos antes do enterro, o que é incomum”, disse o diretor do conselho local, Jean Deloges.

“A presença de placas de identificação também sugere que eles foram enterrados com extrema pressa por paraquedistas ingleses ou canadenses que operavam no setor. Todos os alemães foram claramente mortos nas primeiras horas de 6 de junho de 1944”.

Os botões dos uniformes revelaram que um dos homens era um oficial, com artefatos que incluíam bolsas de máscaras de gás, dente de ouro, e mesmo uma caneta tinteira feita em Berlim.

A cova foi encontrada no último dia 8 de maio por um historiador amador que investigava o campo de batalha em torno de Bavent, 11 quilômetros a nordeste de Caen.

A cidade fica bem perto da famosa Ponte Pegasus, onde aterrissaram as primeiras tropas paraquedistas no Dia-D, da Companhia D, 2ª Infantaria Leve de Oxfordshire e Buckinghamshire, da 6ª Divisão Aerotransportada. Seu comandante, Major John Howard, liderou seus homens contra uma barragem de fogo inimigo, incluindo um ataque da 21ª Divisão Panzer.

Agora cabe aos arqueólogos estabelecer se os recém-descobertos alemães morreram combatendo os paraquedistas ou durante o bombardeio combinado aeronaval.

Comandos da 1ª Brigada de Serviços Especiais, liderada por Lord Lovat, eventualmente chegaram a Bavent após desembarcar na praia Gold. Em Bavent, os comandos experimentaram combate de trincheiras à la Primeira Guerra, com os alemães firmes em suas posições.

Atualmente, uma tenda verde cobre o local da descoberta, com um guarda em permanente vigia.

A exumação deverá acontecer em breve, e os soldados provavelmente serão enterrados no cemitério militar alemão em La Cambe, perto de Bayeux. Esforços também estão sendo feitos para localizar-se as respectivas famílias.
Nota do Blog - Fico imaginando o que ainda vão encontrar na frente oriental.

BLOG SALA DE GUERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.