26 de mai. de 2009

Atenção PM(s) do trânsito em Tarauacá, o Contran proibiu farol de xenônio (azul) desde 1° de janeiro de 2009



Quem comprou e instalou os kits de faróis de xenônio tem que tirar. Através da resolução 294, o Contran - Conselho Nacional de Trânsito – determina desde o dia 1° de janeiro de 2009, que só podem rodar com faróis de xenônio carros que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas.
Além deste equipamento que impede que o facho do farol suba e ofusque outros motoristas, também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz. Esses equipamentos vêm instalados de fábrica em carros de luxo. Kits de adaptação vendidos no Brasil não contemplam todos estes itens. Segundo o Contran, o desrespeito à norma será considerado infração grave, passível de multa de R$ 127 e retenção do veículo. Aqui em Tarauacá já tem até moto ofuscando a visão dos outros.
E nunca é tarde para lembrar que farol de “MILHA” o nome já diz, é para grandes distâncias, ou seja, para serem usadas em estradas e mesmo assim respeitando o motorista que vem em sentido contrário. Quando estiver perto desligue e ligue-o novamente quando já tiverem passado um pelo outro.

Um comentário:

  1. ARGH! eu tenho PAVOR desses faróis de xenônio! Ainda bem que proibiram essa m***, só serve pra cegar a gente na rua.. Deus me livre!!

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.