12 de jan. de 2010

DEPUTADO FERNANDO MELO SE DEFENDE DE ACUSAÇÕES



Ao se defender das acusações de que é um dos deputados federais do Acre que mais falta as sessões na Câmara Federal, o deputado Fernando Melo (PT), aproveita para fazer três coisas: mostrar sua humildade, se aproximar ainda mais da imprensa e alfinetar Edvaldo Magalhães, seu principal concorrente a segunda vaga do senado pela Frente Popular do Acre.

Em nota divulgada esta manhã por sua assessoria, Fernando Melo diz que faltou ao trabalho no Congresso para realizar tratamento de saúde e tem provas das visitas médicas. Diz ainda que várias instituições acreanas precisam dar mais visibilidade aos gastos públicos. Melo escreveu: "as Câmaras Municipais de Jordão à Rio Branco, as Prefeituras de Jordão à Rio Branco, a Assembléia Legislativa do Estado do Acre e o Poder Executivo do Acre disponibilizarão da internet todos os seus gastos e que toda imprensa livre possa divulgar com responsabilidade".

Leia inteiro teor do documento:

Nota de Esclarecimento

Em reportagem publicada nesta segunda-feira (10), o site de notícias ac24horas divulgou reportagem afirmando que o deputado federal Fernando Melo integra a lista dos deputados federais que mais faltaram às sessões na Câmara. Nesta terça-feira, 12, o jornalista Leonildo Rosas afirmou em sua coluna diária no jornal Página 20, que as faltas não foram justificadas.

A esse respeito, a Assessoria Parlamentar esclarece que:

No ano passado, Fernando Melo foi submetido a cinco procedimentos cirúrgicos (um no Acre, dois em Brasília e mais dois em São Paulo) para localização e eliminação de cálculos renais e para tanto teve repouso médico autorizado pelos profissionais médicos que o atenderam.

Toda a documentação hospitalar dos seus exames e procedimentos médicos em Rio Branco, Brasília e São Paulo foram devidamente encaminhados à mesa diretora da Câmara do Deputados.

Quem quiser averiguar datas exatas e o período em que precisou se ausentar do Plenário e das Comissões da Câmara poderá ir ao gabinete do parlamentar ou procurar a Mesa Diretora.

Destacamos ainda que o acesso a informações sobre a presença dos parlamentares no Plenário da Câmara dos Deputados se deve a dois fatores relevantes e essenciais numa democracia: a transparência e a liberdade de imprensa.

A transparência dos órgão públicos, no caso Câmara dos deputados que disponibiliza em seu sítio na rede mundial de computadores, informações sobre gestão e gastos.

A imprensa livre nos faz lembrar dos ensinamentos do nosso ex-ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos que diz "a imprensa tem de ser livre, não justa".

Pelo princípio da oportunidade é bom dizer e cobrar dos gestores públicos em todos os níveis a aplicação a Lei da Transparência (http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1170198-5601,00.html), que recentemente foi sancionada pelo presidente Lula.

Bom será quando a Lei da Transparência estiver sendo cumprida em sua plenitude, onde as Câmaras e prefeituras de Jordão à Rio Branco, a Assembléia Legislativa do Estado do Acre e o Poder Executivo do Acre possam disponibilizar também pela internet todos os seus gastos e que toda imprensa livre possa divulgar as informações com liberdade e responsabilidade.

AC24HS/Assessoria do Deputado Federal Fernando Melo, que é pré candidato ao Senado pelo PT nas próximas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.