23 de fev. de 2010

A MIN KONTARAM

Um interessante trocadilho que meu amigo Dr. Sanderson Moura fez para falar mais um pouco sobre Amin Kontar. Texto interessante que recomendo a leitura abaixo.







Da esquerda para direita- Palazzo e Sanderson limpando o túmulo de Amin Kontar


A história de Amin Kontar, o Princípe da Constância, povoa o imaginário coletivo da comunidade tarauacaense. Por esses dias, o deputado Moisés Diniz soprou a chama, porque quando a luz é boa, ela não se apaga, ela é constante.

O assunto sempre me chega, com constância. Uma pergunta. Uma curisosidade. De jovens. De velhos. Até crianças se interessam pelo o que aconteceu com o jovem Amin Kontar.

Dizem que veio da Turquia, mas o processo criminal fala da Syria. Era Syrio, assim mesmo, escrito desse jeito. Mas também vale dizer que era turco, isso não é essencial.

Pelo que se sente chegou em Tarauacá exalando o perfume da juventude, da potência, da vida, do movimento, da graciosidade.

Quando falo de Amin, de uma certa forma lembro de mim, da juventude tarauacaense, do povo que está ligado a este mitológico acontecimento, a esta lenda, a esta epopéia, e é por isso que as pessoas se encantam com a história como nos contos de fadas.

Para mim contar de Amin só serve se for desta maneira. Tem que ter luz, sentido, significado. Virar um símbolo de todos nós, tarauacaenses, troncos de resistência, mourões de justiça, rio de dignidade. Ser a nossa marca, a nossa presença, a nossa constância.

Tudo isso a mim contaram, e hoje conto a você, que contará também a outros, uma corrente, constantemente. Contará das coisas boas dessa história, contará com as coisas tão simples e poderosas, e significativas, e elevadas, e universais, que existem no íntimo de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.