11 de mar. de 2010

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA PARA PREVENÇÃO AO ELCALPELAMENTO NA AMAZÔNIA

O lançamento da campanha ocorrerá hoje, às 15h, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), da Marinha do Brasil, localizado na Rodovia Arthur Bernardes nº 245, Pratinha, em Belém.

A Marinha do Brasil apoia e participa ativamente das várias ações de combate ao escalpelamento realizadas pelo Governo Federal; Defensoria Pública da União; governos estaduais e municipais; empresas públicas e privadas; e sociedade civil.

Falta de cobertura nos eixos de motores dos barcos provoca acidentes graves.

Para prevenir os acidentes com escalpelamento na região Norte do Brasil, será realizado a partir do final de março um mutirão para cobertura dos eixos dos motores de embarcações artesanais que fazem o transporte da população ribeirinha. As principais vítimas são mulheres e crianças que, ao se aproximarem por acaso do eixo descoberto, têm seus cabelos repentinamente puxados e o couro cabeludo arrancado, provocando graves sequelas físicas e psicológicas ou até a morte. Em 2009, foram registrados 20 casos na Amazônia.

A mobilização será realizada de 20 a 25 de março, em Breves, no Pará e, de 23 a 30 de abril, em Santana, no Amapá; localidades com maior incidência desse tipo de acidente. A Marinha, em parceria com a comunidade local, vai instalar uma proteção de metal em centenas de eixos giratórios de pequenos barcos. A iniciativa tem o apoio do Banco da Amazônia, Petrobras, Eletronorte, BR Distribuidora, Banco do Brasil, Governo do Pará, Governo do Amapá e parceiros empresariais e da sociedade civil.

O mutirão terá o reforço de uma campanha de utilidade pública de prevenção ao escalpelamento. O objetivo é conscientizar barqueiros e ribeirinhos sobre os riscos de acidentes em embarcações que navegam com o eixo exposto. As medidas serão anunciadas no próximo dia 11 de março, às 15h, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), localizado na Rodovia Arthur Bernardes nº 245, Pratinha, em Belém do Pará.

O evento contará com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, Nilcéa Freire; da governadora do Pará, Ana Julia Carepa; do governador do Amapá, Waldez Góes; do presidente do Banco da Amazônia, Abdias Nascimento; do Defensor Público Geral da União, José Rômulo Plácido Sales e do Comandante do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis, além de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais e de entidades não-governamentais.

As duas iniciativas fazem parte de um conjunto de ações de combate ao escalpelamento, realizadas pelo Governo Federal, Marinha, Defensoria Pública da União, governos estaduais e municipais, empresas públicas e privadas e sociedade civil. Entre elas, indenização às vítimas, promovidas pela Defensoria Pública da União, em cooperação com a Federação Nacional de Seguros Privados; o Programa Rios de Cidadania, do Governo do Pará; políticas públicas de apoio às mulheres escalpeladas, da Secretaria da Mulher do Estado do Amapá e uma linha de crédito para a renovação da frota ribeirinha, desenvolvida entre o Banco da Amazônia, Defensoria Pública da União e Governo Federal.

Ação publicitária – A campanha foi criada a partir de contribuições dos mais diversos atores que atuam na área. Para divulgar o mutirão, foram produzidos um cartaz e um spot para veiculação em rádios locais convocando o barqueiro a revestir o eixo do motor. As demais peças são cartilhas, filipetas e cartazes mostrando as medidas que podem ser adotadas para evitar acidentes. Elas serão distribuídas nos principais pontos de embarque e desembarque da população ribeirinha.

Mais informações:

Diogo de Sant’ Ana
Assessor do Gabinete Pessoal da Presidência da República
(61) 34111805
diogo.santana@planalto.gov.br

Dra. Luciene Strada
Defensora Pública da União
(61) 33236343
strada@uninet.com

1º – Tenente Renata Zampollo
Assessora de Comunicação Social
Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil
(91) 3216.4017
renata@4dn.mar.mil.br

1º – Tenente Marco Antônio
Oficial de Relações Públicas
Capitania dos Portos da Amazônia Oriental
(91) 3218.3964
marco.antonio@cpaor.mar.mil.br

fonte: Poder Naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.