O povo Amazonense, seja ele ocidental ou oriental, tem que ser muito grato a esse grupo de pilotos corajosos e desbravadores, que se não sanaram completamente seu sofrimento, amenizou-os bastante.
O ano de 1931 ficou assinalado pelo início do Correio Aéreo Militar, que iria trazer repercussões profundas na evolução da Aviação Militar e no desenvolvimento do próprio país.
Nascido da inspiração de um grupo de oficiais idealistas como Eduardo Gomes, Lemos Cunha e Casemiro de Montenegro, o Correio Aéreo Militar encontrou, desde logo, o mais decidido apoio do Ministro da Guerra, General José Fernandes Leite de Castro, que vinha marcando a sua administração por uma série de iniciativas, pelas quais o Exército se tornava menos pesado ao erário nacional, prestando serviços públicos em tempo de paz.
Porém, mais forte que a idéia de um grupo de oficiais, mais importante que o apoio oficial, era a ânsia incontida dos jovens aviadores militares de se libertarem do cilindro teórico, de raio de 10 quilômetros em torno do Campo dos Afonsos (berço da aviação Brasileira),que as orientações anteriores tinham criado como limite da quase totalidade dos vôos militares.
O mérito do Correio Militar foi o de canalizar energias e dar-lhes uma finalidade útil; foi o de proporcionar uma missão de alto interesse nacional, aos aviadores militares brasileiros, cheios de entusiasmo para descobrirem, aeronauticamente, o Brasil interior.
O serviço de transporte de correspondência em aviões militares começou com a denominação de Serviço Postal Aéreo Militar (SPAM), que foi mudado, logo em seguida, para o de Correio Aéreo Militar (CAM);esse nome foi mantido até a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941,em plena 2ª guerra mundial, quando da fusão do Correio Aéreo Militar e do Correio Aéreo Naval, surgiu o Correio Aéreo Nacional(CAN).
O PRIMEIRO VOO
A 12 de junho de 1931, os tenentes Casemiro Montenegro e Nelson Wanderley , no avião Curtiss “ Fledgling” (filhote de pássaro, que acaba de se cobrir de penas, ficando em condições de voar) .
Especificações Técnicas
Fabricante: Curtiss-Wright Corporation – Estados Unidos da América.
Motor: Curtiss-Wright J-6-7 Whirlwind R-760 de 240 h.p., radial de 7 cilindros.
Comprimento: 8,33 m
Envergadura: 11,93 m
Altura: 3,14 m
Peso Vazio: 968 kg
Velocidade Máxima: 187 km/h
Alcance: 589 km
Era um avião de treinamento com um motor Wright “challenger” de 240HP; com a matrícula K 263, fazem a primeira viagem do Correio Aéreo Militar, levando correspondência, do Rio para São Paulo e de lá trazendo correspondência, a 15 de junho.
O vôo inicial do CAM durou 05h20min, tendo sido escolhida a rota direta que passa por cima das altas montanhas do litoral, a altitude do vôo e a conseqüente queda de potência do pequeno motor resultaram numa diminuição da velocidade, ainda agravada por um vento de frente e um ar muito agitado, apesar do dia claro; o resultado foi uma velocidade, em relação ao solo, de apenas 80 Km/h, o que atrasou de muito a viagem e fez com que o avião chegasse sobre São Paulo ao anoitecer, com as luzes da cidade já acesas; havendo dificuldade em localizar o Campo de Marte, não demarcado, a aterrissagem foi no Prado da Mooca;como o hipódromo estava fechado e deserto, os dois pilotos tiveram que pular o muro para sair do recinto; tomaram um táxi e levaram a magra mala postal até a estação central do Correios, na Avenida São João.
No dia seguinte de manhã, o avião dói levado para o Campo de Marte, que era a sede do Destacamento de Aviação de São Paulo.
Com a experiência adquirida, o regresso foi feito em apenas 03h30min, seguindo o vale do rio Paraíba até a cidade de Rezende e dali paro o Rio de Janeiro. Estava dado o primeiro passo; desse começo modesto iriam surgir, através dos anos as inúmeras linhas que o CAM, estendeu sem desfalecimento, através de todo o país e mesmo fora do Brasil. A linha inicial do CAM, entre Rio e São Paulo, constituiu apenas um prelúdio, que permitiu lançar a idéia, reunir recursos e treinar pilotos e mecânicos; 3 meses depois, já eram tomadas as primeiras providências para estender a linha inicial até Goiás, alçando um vôo ousado rumo ao interior bravio do Brasil.
- Julho a outubro de 1932 o serviço foi interrompido com a Revolução de 1932.
- Chegam os Waco C.S.O. 240 HP 180 Km/h
- No fim de 1932, são inauguradas as rotas para o mato Grosso e Paraná.
- Em 1933 foi inaugurada a Linha Rio São Francisco, (Rio Ceará) uma das mais importantes do CAM,, quer pela extensão percorrida, quer pela extensão de 2.500 km.
- Em 16/08/34 já operando com o Waco modelo C, conhecidos como Waco cabine C-64, comprados em janeiro, foi feito pela primeira vez o vôo, Fortaleza – Rio, no mesmo dia.
- em 1935 foi inaugurada a linha Curitiba - Foz do Iguaçu
(continua na parte II).
Fonte: História da Força Aérea Brasileira
Tenente Brigadeiro R/R
Nelson Freire Lavenère-Wanderley
O ano de 1931 ficou assinalado pelo início do Correio Aéreo Militar, que iria trazer repercussões profundas na evolução da Aviação Militar e no desenvolvimento do próprio país.
Nascido da inspiração de um grupo de oficiais idealistas como Eduardo Gomes, Lemos Cunha e Casemiro de Montenegro, o Correio Aéreo Militar encontrou, desde logo, o mais decidido apoio do Ministro da Guerra, General José Fernandes Leite de Castro, que vinha marcando a sua administração por uma série de iniciativas, pelas quais o Exército se tornava menos pesado ao erário nacional, prestando serviços públicos em tempo de paz.
Porém, mais forte que a idéia de um grupo de oficiais, mais importante que o apoio oficial, era a ânsia incontida dos jovens aviadores militares de se libertarem do cilindro teórico, de raio de 10 quilômetros em torno do Campo dos Afonsos (berço da aviação Brasileira),que as orientações anteriores tinham criado como limite da quase totalidade dos vôos militares.
O mérito do Correio Militar foi o de canalizar energias e dar-lhes uma finalidade útil; foi o de proporcionar uma missão de alto interesse nacional, aos aviadores militares brasileiros, cheios de entusiasmo para descobrirem, aeronauticamente, o Brasil interior.
O serviço de transporte de correspondência em aviões militares começou com a denominação de Serviço Postal Aéreo Militar (SPAM), que foi mudado, logo em seguida, para o de Correio Aéreo Militar (CAM);esse nome foi mantido até a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941,em plena 2ª guerra mundial, quando da fusão do Correio Aéreo Militar e do Correio Aéreo Naval, surgiu o Correio Aéreo Nacional(CAN).
O PRIMEIRO VOO
A 12 de junho de 1931, os tenentes Casemiro Montenegro e Nelson Wanderley , no avião Curtiss “ Fledgling” (filhote de pássaro, que acaba de se cobrir de penas, ficando em condições de voar) .
Especificações Técnicas
Fabricante: Curtiss-Wright Corporation – Estados Unidos da América.
Motor: Curtiss-Wright J-6-7 Whirlwind R-760 de 240 h.p., radial de 7 cilindros.
Comprimento: 8,33 m
Envergadura: 11,93 m
Altura: 3,14 m
Peso Vazio: 968 kg
Velocidade Máxima: 187 km/h
Alcance: 589 km
Era um avião de treinamento com um motor Wright “challenger” de 240HP; com a matrícula K 263, fazem a primeira viagem do Correio Aéreo Militar, levando correspondência, do Rio para São Paulo e de lá trazendo correspondência, a 15 de junho.
O vôo inicial do CAM durou 05h20min, tendo sido escolhida a rota direta que passa por cima das altas montanhas do litoral, a altitude do vôo e a conseqüente queda de potência do pequeno motor resultaram numa diminuição da velocidade, ainda agravada por um vento de frente e um ar muito agitado, apesar do dia claro; o resultado foi uma velocidade, em relação ao solo, de apenas 80 Km/h, o que atrasou de muito a viagem e fez com que o avião chegasse sobre São Paulo ao anoitecer, com as luzes da cidade já acesas; havendo dificuldade em localizar o Campo de Marte, não demarcado, a aterrissagem foi no Prado da Mooca;como o hipódromo estava fechado e deserto, os dois pilotos tiveram que pular o muro para sair do recinto; tomaram um táxi e levaram a magra mala postal até a estação central do Correios, na Avenida São João.
No dia seguinte de manhã, o avião dói levado para o Campo de Marte, que era a sede do Destacamento de Aviação de São Paulo.
Com a experiência adquirida, o regresso foi feito em apenas 03h30min, seguindo o vale do rio Paraíba até a cidade de Rezende e dali paro o Rio de Janeiro. Estava dado o primeiro passo; desse começo modesto iriam surgir, através dos anos as inúmeras linhas que o CAM, estendeu sem desfalecimento, através de todo o país e mesmo fora do Brasil. A linha inicial do CAM, entre Rio e São Paulo, constituiu apenas um prelúdio, que permitiu lançar a idéia, reunir recursos e treinar pilotos e mecânicos; 3 meses depois, já eram tomadas as primeiras providências para estender a linha inicial até Goiás, alçando um vôo ousado rumo ao interior bravio do Brasil.
- Julho a outubro de 1932 o serviço foi interrompido com a Revolução de 1932.
- Chegam os Waco C.S.O. 240 HP 180 Km/h
- No fim de 1932, são inauguradas as rotas para o mato Grosso e Paraná.
- Em 1933 foi inaugurada a Linha Rio São Francisco, (Rio Ceará) uma das mais importantes do CAM,, quer pela extensão percorrida, quer pela extensão de 2.500 km.
- Em 16/08/34 já operando com o Waco modelo C, conhecidos como Waco cabine C-64, comprados em janeiro, foi feito pela primeira vez o vôo, Fortaleza – Rio, no mesmo dia.
- em 1935 foi inaugurada a linha Curitiba - Foz do Iguaçu
(continua na parte II).
Fonte: História da Força Aérea Brasileira
Tenente Brigadeiro R/R
Nelson Freire Lavenère-Wanderley
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