19 de jan. de 2012

O BRASIL, A DEMOCRACIA ORIGINAL E A DITADURA ORIGINAL

Por Reinaldo Azevedo - Acima, trato do quadro partidário em São Paulo. O imbróglio é grande em todo o Brasil. Em parte, isso deriva do fato de que o PT montou uma base tão gigantesca na esfera federal que partidos governistas em Brasília são igualmente governistas em estados oposicionistas, havendo também casos em que aliados federais se engalfinham em disputas estaduais…

Os teóricos do baguncismo tendem a dizer que isso só demonstra que essa conversa de “ideologia” não faz mais sentido. Alguns apelam até a Deng Xiaoping, o homem que abriu a economia chinesa: “Não importa a cor do gato, mas se é ou não capaz de caçar ratos”. Huuummm… Para Deng, líder de uma tirania, a cor política dos gatos importava, sim. O massacre da Praça da Paz Celestial que o diga…

O Brasil não reinventou a democracia. Existe oposição em todo o mundo democrático. Partidos e líderes partidários, nos outros países, não estão com este hoje, com aquele amanhã e com um terceiro na semana seguinte. Essa lambança serve aos próprios políticos, não ao país. Quem deu a Kassab a projeção que ele tem hoje? O eleitorado petista? Acho que não! De fato, os petistas, até agora, tentaram foi inviabilizar a sua gestão. Por que Aécio acha que o PT é bom o bastante para compartilhar com o PSDB a Prefeitura de Belo Horizonte, mas tem de ser derrotado na disputa federal?

Como construir, assim, uma alternativa de poder? Nessa toada, o PT fica no poder até quando houver líderes capazes de manter a sua unidade. Só poderá ser vencido, quando for, por sua próprias contradições. É evidente que o Brasil seria incapaz de inventar uma democracia original. Isso não existe.  No máximo, tanta feitiçaria resulta é numa ditadura muito original…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.