21 de jan. de 2012

VAMOS EXIGIR QUE NOS RESPEITEM

   Neste ano de 2012 vamos incomodar os políticos e governantes que não demonstram respeito pelos eleitores, pelos brasileiros em geral e que tratam os recursos públicos como se fossem suas propriedades pessoais. A legislação punitiva do país é um emaranhado de labirintos e recursos que estimula a infração. Não há caminhos diretos, objetivos, para a punição de culpados nem meios de fazê-los devolver o que roubam dos cofres da nação. A impunidade os favorece e faz com que a sociedade em geral seja desrespeitada por muitos dos que deveriam dar o exemplo de probidade.

    Nós, os cidadãos comuns, cansados de tanta falta de vergonha e desrespeito, em ano eleitoral, mesmo que na esfera municipal, precisamos e vamos exigir respeito e comportamento sério, honesto, honrado, de quem tem a responsabilidade de fazer leis e gerir a coisa pública.

    Estamos começando por um crime cometido, denunciado, processado e em fase de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal: o famoso caso conhecido como “mensalão”. Existe uma possibilidade, que não deve comprometer aquela Corte, de não ocorrer o julgamento dos 36 denunciados e arquivamento das denuncias por prescrição de tempo. O ministro Ricardo Lewandowski, indicado ao Supremo pelo governo Lula, e tido como de ligações políticas com o PT e, por conseguinte, com muitos processados, levantou a hipótese da prescrição. Os advogados dos petistas acusados de corrupção buscam desesperadamente escaninhos legais para aliviar seus clientes. O Ministro Joaquim Barbosa, relator da matéria, assegurou que até meados deste ano dará seu voto para julgamento pelo plen ário do STF, sem risco de prescrição.

    Não podemos como sociedade, correr o mínimo risco de que os responsáveis pelo escabroso escândalo do “mensalão”, no governo Lula, saiam impunes.

    Por isto, caro leitor, exija respeito. Mostre ao STJ, neste primeiro passo de manifestarmos nossa insatisfação, que deseja ver os acusados julgados. Podem até ser inocentados se de fato o forem. Mas, deixar de haver julgamento por chicanismos protelatórios para ocorrer o arquivamento por prescrição de prazo, jamais.

    Entre no site de forma clara, aberta, direta, manifeste seu apoio à realização do julgamento, exigindo o respeito que merece como cidadão brasileiro. Além disso, convide seus amigos, familiares, pessoas de seu relacionamento, a fazer o mesmo.www.euquerorespeito.org.br

    Neste primeiro passo de demonstração de cansaço, de intolerância com a impunidade que os corruptos querem fazer valer no país, protegidos pela legislação criada para garantir liberdade no exercício do cargo (e não para impedir punições a faltosos) vamos nos manifestar claramente.

    Faça circular nas redes sociais e em todos os seus níveis de relacionamento este endereço: www.euquerorespeito.org .br pedindo a manifestação de todos em favor da dignidade no exercício de função pública. E o respeito que merecemos como pagadores de impostos e cumpridores de nossos deveres.

    A disseminação das falcatruas, a impassividade dos que deveriam agir para impedir a roubalheira, a ineficácia e ineficiência de nosso Judiciário, a absoluta ausência de punição, a não cobrança pela sociedade, tudo isso contribui para estimular os maus políticos, os governantes corruptos, a agir de forma ostensiva contra os interesses do país. E, mesmo os comprovadamente corruptos,conseguem dar um jeitinho de voltar ,contando com a ingenuidade do eleitor e o beneplácito da Justiça.

    Alguma coisa, ao menos, podemos fazer. Exercer nosso “jus sperniandi”. Nosso direito de espernear, protestar, reclamar, mostrar nossa indignação.

    Faça isso pelo www.euquerorespeito.org.br

    E conclame aos demais para exigir respeito também. 

Escrito por Paulo Saab, presidente do Instituto Cidadania Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.