1 de jan. de 2013

DEZ DOS DOZE ESTÁDIOS DA COPA-2014 ESTOURAM PRAZO INICIAL DA FIFA

 Estádio em Natal é o mais atrasado da Copa do Mundo de 2014, com 47% das obras realizadas


Rodrigo Mattos - Do UOL, em São Paulo  - Com o final de 2012, é oficial: dez dos 12 estádios brasileiros para a Copa-2014 não foram concluídos no prazo inicial determinado pela Fifa. O caderno de encargos para o Mundial era claro ao dizer que todas as arenas deveriam estar prontas até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Detalhe: o documento foi produzido em 2008, pouco depois de o Brasil ser escolhido sede do Mundial em 2007. O país teve cinco anos para escolher as cidades-sede e realizar as obras. Normalmente, um estádio demora para ficar pronto de dois a três anos. A questão é que os brasileiros demoraram para iniciar as construções e reformas.

As primeiras inaugurações ocorreram com o Castelão e o Mineirão, em cerimônias com a presença da presidente Dilma Roussef em dezembro. Mas nenhum dos dois estava plenamente pronto para a realização de uma partida de futebol: ainda faltam testes, treinamento de pessoal ou maturação do gramado. A primeira partida em estádio do Mundial deve ser em Fortaleza, no dia 27 de janeiro.

VEJA FOTOS AQUI
O Castelão, em Fortaleza, foi o primeiro estádio a ser inaugurado para a Copa de 2014, no dia 16 de dezembro. O estádio foi inaugurado dentro do prazo previsto, mas a primeira partida de futebol deve ocorrer em janeiro. O local também será usado na Copa das Confederações, em junho de 2013 Montagem UOL
Um cenário bem melhor, no entanto, do que o de outras arenas como a de Natal. Pelo 4º balanço de obras do governo, a capital potiguar tem a Arena das Dunas com apenas 47% das obras realizadas até agora.

Os outros estádios que estão fora da Copa das Confederações estão um pouco mais avançados. As arenas de Manaus, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba e São Paulo têm percentuais de andamento entre 50% e 60%, segundo o documento do governo.

A previsão da maioria deles é de conclusão em dezembro de 2013, justamente o novo prazo máximo dado pela Fifa para receber os estádios para a Copa-2014. A entidade máxima do futebol deixou claro que não fará concessões nas datas-limites ao contrário do que ocorreu na Copa das Confederações.

Os outros quatro estádios envolvidos na competição deste ano têm prazos apertados para Copa das Confederações. O Maracanã, a Arena Pernambuco e o Mané Garrincha devem ficar prontos apenas em abril, alguns deles no final do mês. A Fonte Nova estima sua conclusão para fevereiro, mas é provável que precise de mais tempo para realizar jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.